O ator Michael J. Fox, o eterno Marty McFly de ‘De Volta Para o Futuro’, falou recentemente sobre o seu retorno à atuação, marcando uma pausa na aposentadoria anunciada em 2020. O astro voltará à tela em um papel coadjuvante na nova temporada da comédia da Apple TV+, ‘Falando a Real’ (Shrinking).
Em entrevista à Variety, o ator brincou sobre a retomada: “Estou sempre me aposentando”.
O trabalho marca seu primeiro papel em frente às câmeras desde sua participação especial em ‘The Good Fight’, também em 2020.
O ator revelou que o desejo de participar da série surgiu após descobrir que o personagem de Harrison Ford, Dr. Paul Rhoades, tem mal de Parkinson. Fox, que foi diagnosticado com a doença em 1991 e tornou pública sua condição em 1998, ligou pessoalmente para o criador da série, Bill Lawrence.
“Eu disse: ‘Você fez uma série sobre Parkinson e não me chamou?’ E ele respondeu: ‘Ah, você quer participar?’ Eu disse: ‘Adoraria.’ Então ele falou: ‘Vou pensar em algo.’ E criou um conceito ótimo”, contou Fox.
Para o ator, a experiência de volta ao set foi transformadora: “Foi a primeira vez que pude chegar ao set sem me preocupar se estava cansado ou tossindo. Simplesmente fiz. Foi muito bom, porque nos momentos em que penso ‘não vou conseguir fazer isso’, digo a mim mesmo: ‘Vou lidar com o que não consigo fazer dentro da cena’. E dá certo”.
Embora os detalhes da trama da 3ª temporada permaneçam em segredo, é provável que Fox e Ford dividam cenas interpretando personagens que vivem com Parkinson.
Harrison Ford destacou que a presença de Fox na série foi “essencial”: “A coragem, a fortaleza e a graça de Michael estão totalmente em evidência. Ele é inteligente, corajoso, generoso e apaixonado — um exemplo para todos nós, com ou sem Parkinson. Não dá para ignorar o quão inspirador é ver tamanha serenidade… O Parkinson não é engraçado, e queremos retratar isso com respeito, sem usá-lo apenas como entretenimento”.
A volta de Fox em ‘Falando a Real’ parece ter reacendido seu desejo de atuar: “Vejo o trabalho de outras pessoas e penso que talvez ainda possa encontrar algo que se encaixe comigo, como ator e como escritor. E, como pai, marido e amigo, ainda tenho muito o que fazer”.
Refletindo de forma mais ampla sobre viver com Parkinson, ele disse: “Acordo e recebo a mensagem de como o dia vai ser, e tento me adaptar. Continuo enfrentando novos desafios físicos, e sigo em frente. Ando muito de cadeira de rodas agora, e levei um tempo para me acostumar. Mas você pega as coisas boas e as aproveita”.
Fox havia anunciado sua aposentadoria em seu livro de 2020, “No Time Like the Future”, explicando as dificuldades impostas pela doença:
“A perda crescente da minha capacidade de memorizar palavras e repeti-las é só mais uma ondulação nesse lago”, escreveu ele na época. “Há um tempo para tudo, e meu tempo de trabalhar doze horas por dia e decorar sete páginas de diálogo já passou — pelo menos por enquanto. Em respeito a mim mesmo […] entro em uma segunda aposentadoria. Isso pode mudar, porque tudo muda. Mas, se este for o fim da minha carreira como ator, que assim seja”.
‘Falando a Real’ (Shrinking) está disponível na Apple TV+.
