domingo, abril 28, 2024

‘Missão: Impossível’ | Saiba quais os Filmes que Enfrentaram cada episódio da franquia nas bilheterias

Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1‘, protagonizado por Tom Cruise, teve sua performance nas bilheterias prejudicada pelo fenômeno “Barbieheimer”. O filme arrecadou apenas US$ 19,5 milhões no seu segundo fim de semana nos cinemas dos EUA, uma queda de 64% em relação ao fim de semana de abertura.

Não apenas isso, é de longe a pior queda da segunda semana para toda a franquia, que varia do aumento de 131,2% de ‘Protocolo Fantasma‘ durante sua ampla expansão no fim de semana de Natal de 2011 até a queda de ‘Missão: Impossível 2‘ de 53,3% em 2000, o último talvez devido ao boca a boca ruim.

Com a estreia de ‘Oppenheimer‘, que fechou exclusividade com todas as salas IMAX, o filme de Cruise foi removido de todos os cinemas no formato – o que vai prejudicar bastante a bilheteria.

Voltaremos no tempo para relembrar com você que a vida de Ethan Hunt nunca foi fácil, e desde sua primeira aparição nas telonas, lá ainda em 1996, o agente secreto precisou enfrentar não apenas os piores vilões do cinema, mas alguns dos blockbusters mais queridos de seus respectivos anos. Confira abaixo quais filmes cada episódio da franquia enfrentou nas bilheterias.

Missão: Impossível (1996)

Foi em 1996 que o astro Tom Cruise encontrou sua mina de ouro ao decidir levar o seriado de espionagem da década de 1960 para as telonas em grande estilo. Cruise é também o produtor e um dos donos da franquia. Quando estreou em meados dos anos 90, no dia 24 de maio, ‘Missão: Impossível’ se deparou com um “paredão” chamado ‘Twister’, blockbuster catástrofe com produção de Steven Spielberg que dominava as bilheterias por duas semanas desde sua estreia no dia 10 de maio. Mas ‘Missão: Impossível’ não só encarou, como derrubou o paredão, assumindo o topo do ranking. E aí foi a vez do filme de Cruise dominar por duas semanas igualmente; sendo destronado na terceira semana por ‘A Rocha’, superprodução de Michael Bay, estrelada por Sean Connery e Nicolas Cage, que estreava no dia 7 de junho.

Missão: Impossível II (2000)

O primeiro ‘Missão: Impossível’ foi um dos grandes sucessos do fim dos anos 90, mas uma coisa que os críticos e os fãs reclamaram foi da trama extremamente complexa e confusa. Assim para a sequência, Cruise e os produtores resolveram deixar as coisas mais simples, com uma história que todos pudessem seguir, dando ênfase às cenas de ação estilosas. Para isso era chamado o mestre chinês John Woo. ‘MI-2’ manteve uma data de estreia similar ao original, sendo lançado em 26 de maio de 2000. Seu confronto direto seria o épico ‘Gladiador’, que havia estreado em 5 de maio e se manteve no topo por duas semanas, mas o longa foi destronado pela animação da Disney, ‘Dinossauro’ (você lembra dela?).

A animação ficou apenas uma semana em primeiro, quando ‘MI-2’ foi lançado e pegou para si o pódio do ranking. Desta vez, a nova aventura de Ethan Hunt permaneceria em primeiro por três semanas – até ser derrubado novamente por um filme de Nicolas Cage no início de junho, aqui este sendo ’60 Segundos’, longa que contava também com Angelina Jolie no elenco.

Não deixe de assistir:

Missão: Impossível III (2006)

Nessa fase da franquia, Tom Cruise queria experimentar com novos diretores, então nada de repetir o comando de um longa – apesar do sucesso que o anterior havia feito. Quem assumia era J.J. Abrams em seu primeiro filme. O terceiro se tornaria um capítulo subestimado, apesar de possuir muitos defensores o longa não atingiu o esperado financeiramente e quase colocou um ponto final na parceria entre Cruise e a Paramount. Novamente o astro apostava em maio como a casa de seu ‘MI-3’, mas adiantava um pouco as coisas, com a estreia no dia 5 de maio de 2006. Quando o terceiro filme de Ethan Hun estreou, quem estava em primeiro nas bilheterias era ‘Férias no Trailer’, comédia com o saudoso Robin Williams. Mas este longa não apresentou muita ameaça.

Como de costume, ‘MI-3’ permaneceu no topo por duas semanas, e nem mesmo a estreia do blockbuster ‘Poseidon’ foi forte o suficiente para tirar a liderança dele. Seria apenas na terceira semana que o filme de Cruise perderia o trono, e foi ‘O Código Da Vinci’, com outro Tom, o Hanks, que realizaria o feito. Porém, este também cairia após uma semana com a estreia de ‘X-Men: O Confronto Final’. Sim, as bilheterias norte-americanas são uma verdadeira dança das cadeiras, onde só os fortes sobrevivem.

Missão: Impossível – Protocolo Fantasma (2011)

O resultado abaixo do esperado de ‘MI-3’ fez Tom Cruise e os realizadores mudarem um pouco sua estratégia, já que desistir da franquia estava fora de cogitação. Assim, o quarto longa receberia pela primeira vez um subtítulo: ‘Protocolo Fantasma’; ao invés de um número. Fora isso, maio não seria mais a casa da franquia, ao menos momentaneamente, com o único exemplar lançado no fim do ano, em dezembro, no dia 23. Bem, aqui temos outra novidade para a franquia, que merece um asterisco. Acontece que antes de sua estreia em grande circuito no dia 23, o blockbuster havia sido lançado de forma restrita na semana anterior, no dia 16 de dezembro de 2011, meio que para ir aquecendo os motores.

Nesse aquecimento restrito, ‘MI-4’ terminou posicionado em terceiro lugar, já que enfrentava duas outras grandes estreias no mesmo dia – essas sim, lançamentos em grande circuito. O campeão foi ‘Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras’, com Robert Downey Jr., e em segunda posição, o infantil ‘Alvin e os Esquilos 3‘. Mas tudo o que bastou foi a semana seguinte para ‘MI-4’ receber uma estreia apropriada e descolar a liderança, onde permaneceria imutável por duas semanas – mesmo com as estreias de pesos-pesados como ‘Os Homens que Não Amavam as Mulheres’, de David Fincher, ‘As Aventuras de Tintin’, ‘Cavalo de Guerra’ e ‘Compramos um Zoológico’. Seria apenas em janeiro de 2012 que o terror ‘Filha do Mal’ usurparia sua liderança.

Missão: Impossível – Nação Secreta (2015)

Com o quarto filme a franquia recuperava seu prestígio, conquistando então a maior bilheteria da saga e os maiores elogios dos críticos – que o tinham como o melhor exemplar até então. É claro que precisava continuar e quatro anos depois surgia ‘MI-5’. Um diferencial aqui seria a entrada de Christopher McQuarrie, que se tornaria o diretor oficial da franquia a partir daqui, comandando todos os demais exemplares. Aqui, a série abandonava a estreia em dezembro, mas também não retornava para sua tradicional casa do mês de maio. A brincadeira agora iria ficar séria com uma estreia em julho, onde a concorrência é bem real.

Lançado no dia 31 de julho de 2015, ‘MI-5’ ficou cara a cara com a superpotência que é a Marvel. Tudo bem que foi em um filme “menor” do estúdio (com o perdão do trocadilho). ‘Homem-Formiga’ foi a apresentação de Paul Rudd no MCU, e chegou no dia 17 de julho, descolando o topo das bilheterias por duas semanas consecutivas. Mas na terceira semana, o herói diminuto precisou se ver com Ethan Hunt e aí deu ruim para ele. ‘MI-5’, é claro, se tornou o novo líder, e a estreia no mesmo dia do reboot de ‘Férias Frustradas’ não fez nem cosquinha. Hunt e Cruise atropelaram o remake de ‘Quarteto Fantástico’ e ‘O Agente da UNCLE’, só sendo parados na terceira semana por ‘Straight Outta Compton – A História do N.W.A.’.

Missão: Impossível – Efeito Fallout (2018)

A franquia ‘Missão: Impossível’ no cinema nasceu no mês de maio e por lá permaneceu por três filmes. Após o resultado, digamos, desapontador do terceiro, a franquia migrou e se reestruturou em dezembro. Com o sucesso em mãos escolheu um novo lar: o mês de julho. E é nesse mês que a acolheu, onde as aventuras de Ethan Hunt (e Tom Cruise) permanecem até hoje, com o sétimo filme lançado na semana passada. Aqui, víamos a estreia de ‘MI-6’, no dia 27 de julho de 2018. Neste mês de julho há cinco anos, presenciávamos uma verdadeira dança das cadeiras, sem que um blockbuster sequer conseguisse permanecer no topo por mais de uma semana.

Assim, no dia 6 de julho, ‘Homem-Formiga e a Vespa’ se tornava líder, somente para ser destronado pela animação ‘Hotel Transilvânia 3 – Férias Monstruosas’ na semana seguinte (‘Arranha-Céu’, de Dwayne Johnson não foi páreo). Por sua vez, tal animação era ultrapassada por ‘O Protetor 2’, com Denzel Washington, e também por ‘Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo’. No último fim de semana de julho chegava finalmente ‘MI-6’ para tomar o ranking no topo. E como de costume na franquia, uma semana não foi o bastante para Tom Cruise e Ethan Hunt, assim o longa teve duas semanas na liderança para chamar de suas – não se incomodando com a estreia de ‘Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível’, da Disney. ‘MI-6’ só foi parado na terceira semana, quando estrava ‘Megatubarão’, da Warner.

E esse ano, será que ‘Acerto de Contas – Parte 1’ se tornará o primeiro filme da franquia a permanecer em primeira posição do ranking por apenas uma semana? Tudo bem que desta vez ele enfrentará dois dos longas mais “hypados” do ano, com ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’. Mas será que em anos anteriores também não foi assim? O que você acha? Comente.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS