sábado, abril 27, 2024

‘Overman’: Caco Ciocler viverá o super-herói DESEMPREGADO criado por Laerte Coutinho

Diretamente dos quadrinhos da premiada cartunista Laerte Coutinho para as telas: o super-herói Overman vai virar filme sob a direção de Tomás Portella (“Impuros”, “Lá Situación” e “Operações Especiais”).

Protagonizado por Caco Ciocler, o longa-metragem começou a ser rodado no Rio. No filme, Overman está sem propósito e com a vida desorganizada emocional e financeiramente. Até que recebe, do Governador (Otávio Muller), uma proposta de trabalho na Secretaria de Segurança Pública, porém, nosso super-herói logo percebe que o novo emprego é mais desafiador do que imaginava.

Confira a primeira foto:

Overman é um super-herói brasileiro, desempregado e propenso aos vícios, que se vira para sobreviver aos desafios que todo brasileiro enfrenta. Na nova produção nacional, ele está vivendo uma crise pessoal quando começa a trabalhar com Pâmela (Karina Ramil), a Mulher Cachorro. A heroína acaba roubando a cena, é reconhecida por sua competência e vira a queridinha do público. Overman então sente a perda do protagonismo e tem de enfrentar a sua masculinidade tóxica. Enquanto se desdobra para proteger a cidade e vencer seu próprio ego, ele acaba descobrindo os segredos obscuros do Governador.

O diretor Tomás Portella revela um dos grandes desafios do filme: “Temos um personagem dos anos 90 e precisamos atualizar o discurso e o humor para os tempos atuais. E, para transformar uma tirinha em um longa-metragem, é preciso dar uma tridimensionalidade para os personagens e ter uma coerência afetiva nas histórias. As tirinhas por si só são um recorte, mas, neste projeto, temos o objetivo de desenvolver o filme e deixá-lo crescer de maneira fluida, sem transformá-lo em esquetes”, finaliza.

“O Overman é over neurótico, over perseguido, over vulnerável, over inseguro e revestido de masculinidade tóxica. A escolha pelo Caco não é óbvia, a princípio, pois ele é um homem no avesso, sensível e consciente do seu papel político. Essa dicotomia traz um olhar interessante para a construção da cena, que já é provocativa pelo próprio texto genial”, reflete a produtora Iafa Britz, produtora do filme e sócia da Migdal Filmes, sobre a escolha do protagonista. “O Overman, esse anti-herói que a Laerte construiu, e que o Tomás está lapidando e revisitando, expõe todas as fragilidades do personagem com muito humor e ironia”.

“O filme mistura humor ácido, clichês, cores, efeitos. Celebramos a trajetória grandiosa da Laerte, essa cartunista que traz sempre contrapontos do que está acomodado. Traz reflexões sobre gente. É deste lugar, de quebra de zona de conforto, de crítica com entretenimento, que queremos fazer”, completa Britz.

Criado pela quadrinista Laerte Coutinho em 1998, Overman ficou popularmente conhecido pelas tirinhas publicadas no jornal Folha de São Paulo. A artista paulistana considera que Overman não conhece os próprios limites, chegando até mesmo a ser “over”, por isso, Overman. A construção da narrativa revela-se uma sátira dentro do universo dos super-heróis, em que Laerte constrói comicamente todo o egocentrismo e a vaidade do personagem, que se esconde por trás de uma fantasia e uma máscara, itens que ele nunca tira.

Não deixe de assistir:

Além de Caco Ciocler e Karina Ramil, o elenco reúne nomes como Otávio Muller, Victor Lamoglia, Raphael Logam, Maria Lucas, Marina Provenzzano, Caio Riscado, Isabele Riccart e Saulo Arcoverde.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS