domingo, abril 28, 2024

Mogli: Entre Dois Mundos | Relembre a PÉSSIMA adaptação em live-action que faz 5 anos em 2023…

Em 2016, Jon Favreau alcançou um incrível patamar dentro do panteão Disney com uma das melhores adaptações do clássico ‘Mogli – O Livro da Selva’. Em sua obra, o diretor aproveitou do fotorrealismo para transformar o icônico conto de superação e identidade em um tour-de-force magnífico que peca em pouquíssimas partes, mantendo-se verdadeiro à sua natureza e trazendo uma perspectiva interessante. Talvez um dos únicos problemas tenha sido a má colocação dos números musicais e a presença mínima da gigante cobra Kah, um dos melhores arquétipos do longa-metragem. Com a aclamação, a necessidade de mais uma releitura era inexplicável – então, não há uma razão lógica, por assim dizer, para Andy Serkis mergulhar mais uma vez no universo criado por Rudyard Kipling.

Entretanto, diferente do que imaginávamos, a empreitada de Serkis ousou algo além: transformar o conto-de-fadas em uma obscura narrativa de superação, pautada em investidas sombrias e cruéis, talvez até mesmo retomando a crueza selvagem trazida pelo autor em seu romance. O problema é que o diretor, tendo sua estreia na cadeira de direção em 2017 com ‘Uma Razão para Viver’ (cuja aceitação não foi a das melhores), não consegue transpassar exatamente o que deseja e se vale muito dos constantes efeitos especiais e de um roteiro mal estruturado para entregar qualquer coisa. As falhas parecem rugir a cada ato que se completa, diminuindo as expectativas e, no final das contas, concluindo-se em algo esperável e decepcionante.

Ao contrário da história que conhecemos, ‘Mogli: Entre Dois Mundos’, lançado em 2018 na Netflix, retoma a origem do personagem-título de modo a priori interessante. O menino, separado da mãe após o feroz ataque de Shere Khan (Benedict Cumberbatch), é resgatado pela formosa pantera conhecida como Bagheera (Christian Bale) e passa a ser cuidado pela alcateia de lobos que domina certa região das florestas indianas. Entretanto, o imenso tigre-de-bengala ameaça os animais, dizendo que quando seu líder cair, ele voltará para terminar o trabalho e se “banhar no sangue do filhote humano”. Com essa breve introdução, fica bem claro que Serkis abandona as partes fabulescas e se torna aprazível à mordaz explicitação e ferocidade dos personagens animalescos. Basicamente, os simbólicos personagens de Kipling, representando as várias instâncias humanas, retornam ao estado de barbaridade como se nunca o tivessem deixado, clamando por uma tensão constante.

Ou ao menos a uma tentativa de tensão; afinal, não apenas a condução fílmica, mas o roteiro abraçado por Callie Kloves passa muito longe da envolvência necessária. Cada frame parece ter sido arrancado de uma inacabada pós-produção, deixando bem clara a distinção entre o que é real e o que foi travestido pelas incompatibilidades do CGI. Como se não bastasse, o fotorrealismo é jogado no lixo em detrimento da criação de figuras animalescas decrépitas, cansadas, quase cadavéricas e saídas de um cenário pós-apocalíptico. Baloo (Serkis) parece ter saído de uma cena de guerra, delineado com uma bocarra escancarada, olhos perdidos e cortes diversos pelo corpo.

O visual do filme em si chega a dar medo – não que isso seja uma coisa boa, pois a ambiência contrasta negativamente com os horríveis diálogos e uma atuação tão canastrona que chega a ser incômoda. Dentro de uma arquitetura quase diabólica, em que a casa de Mogli (Rohan Chand) torna-se seu próprio inferno e motivo para lutar constantemente em busca de respeito e pela sua sobrevivência, poderíamos esperar ao menos uma convicção certeira do aplaudível elenco. Entretanto, Bale é o único que se salva em meio a performances forçadas, vícios gestuais e de fala e um constante apreço pela ruína cíclica. Nem mesmo Cate Blanchett, interpretando a nova versão de Kah, consegue se salvar – transformando a serpente em uma falsa representação do que realmente é, com indícios teatrais melodramáticos intangíveis para o arco que possui.

Nem mesmo as cenas de perseguição ou de confronto físico consegue salvar o longa da bomba que realmente é. A configuração desnecessariamente pretensiosa também encontra barreiras nas técnicas artísticas, incluindo fotografia e direção de arte. A falsa impressão de realidade paisagística na verdade não passa de um pífio esforço cuja desilusão é maior que qualquer outra coisa. A quebra do misticismo cinematográfico é instantânea desde os primeiros minutos e em momento algum se recupera, deixando um vazio para o espectador e para os próprios personagens. Mas talvez o que mais nos desaponte seja a completa falta de nexo das relações entre os personagens e seus respectivos objetivos; o único momento em que as coisas se mostram mais compreensíveis é quando Akela (Peter Mullan), o alfa da alcateia, bane o garoto de sua matilha após ter utilizado o fogo para defendê-los – o que, se fomos pensar um pouco, também deixa a desejar como virada construtiva para a obra.

‘Mogli: Entre Dois Mundos’ é uma obra autodestrutiva, devorando a si própria num inquebrável círculo de pedantismo e presunção desmedidos. Pessoalmente, achei que não conseguiria encontrar um filme tão ruim quanto o remake de ‘Robin Hood’, mas pelo visto estava enganado: não há nada que se salve inteiramente dessa bomba de proporções catastróficas.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS