quinta-feira, março 28, 2024

‘Morte no Nilo’ estreia HOJE! Confira 10 Curiosidades do Suspense baseado no livro da Agatha Christie….

Um dos filmes mais aguardados de 2022 finalmente chegou ao circuito nacional! Depois de alguns (muitos) adiamentos, finalmente ‘Morte no Nilo’ estreou nos cinemas – e, justamente por isso, fizemos aqui uma listinha com 10 curiosidades da produção para você conhecer antes de ver o filme.

10 – Câmeras especiais

Sabemos que muitos diretores cismam em utilizar determinada câmera para gravar seus filmes, afinal, cada aparelho resulta numa qualidade diferente no produto filmado. E com Kenneth Branagh não foi diferente: o diretor de ‘Morte no Nilo’ decidiu gravar todo o filme com uma câmera 65mm, ideal para filmagens largas. O resultado dos planos abertos é um dos pontos que mais chamam a atenção no filme.

9 – Egito made in USA

É de se imaginar que, com o elenco estelar que tem, dificilmente ‘Morte no Nilo’ poderia ser realmente gravado no Egito – de fato, não o foi. O Rio Nilo, por exemplo, foi gravado nos lagos de Cleveland, nos Estados Unidos.

8 – Templo de Abu Simbel

Parece real quando vemos Kenneth Branagh e Tom Bateman juntos no Templo de Abu Simbel, mas também esse local foi construído – e deu um trabalhão! Para recriar as dimensões exatas do original foram necessários 3 meses e meio para fazer os 21 metros de altura e 30 de largura do monumento, sem contar toda a areia utilizada para cobrir o espaço…

7 – Armie Hammer e o prejuízo ao filme

Não deixe de assistir:

Originalmente previsto para ser lançado em 2019 ainda, e atrasado novamente por conta da pandemia, ‘Morte no Nilo’ tinha sido programado para ser lançado em novembro de 2021, porém, por conta das acusações contra Armie Hammer – de abuso, estupro e canibalismo – o filme foi novamente adiado para fevereiro de 2022, afinal, Armie é um dos principais personagens no longa (e, cá entre nós, nem está tão bem assim no filme).

6 – Agatha Christie

Sempre bom lembrar que ‘Morte no Nilo’ é baseado no suspense homônimo criado pela rainha do crime, Agatha Christie. E que esta não é a primeira adaptação para o cinema: houve uma primeira versão, em 1978, lançada no dia do Natal daquele ano.

5 – Criação de cenários

Nem mesmo os locais gravados no filme são reais. A equipe de pré-produção de fato chegou a viajar para o Hotel Catarat de Assuão, para pegar detalhes do local, mas tudo foi recriado nos estúdios Longcross e Studio 1. Para reconstruir a mistura de estilos foram utilizadas chapas de madeira com acabamento de gesso para decorar o espaço, entre outras técnicas.

4 – O navio S. S. Karnak

Assim como todo o resto, também o luxuoso navio S. S. Karnak foi construído para a filmagem, e, para tal, o departamento de arte se inspirou na frota do navegador Thomas Cook (o mesmo que dá nome às Ilhas Cook), que costumava fazer o trajeto pelo Rio Nilo. No filme o barco tem nada mais do que 72 metros de comprimento!

3 – Vidro biselado

Há uma grande quantidade de vidro no navio S. S. Karnak, e isso se dá porque o diretor Kenneth Branagh gostou da ideia de aproveitar o vidro biselado do navio para reforçar as cenas de interrogatório de Hercules Poirot; podemos ver como essa técnica faz a diferença durante o interrogatório de Bouc, por exemplo.

2 – Roupas à mão

Não houve trabalho poupado em ‘Morte no Nilo’, nem mesmo no figurino! À cargo do oscarizado Paco Delgado, 92% do figurino no longa foi feito à mão! Estamos falando de 150 modelitos!

1 – Ator e diretor

Caso você ainda não tenha reparado, Kenneth Branagh não só é o detetive protagonista Hercule Poirot em ‘Morte no Nilo’, como também é o diretor do filme. Aliás, ele também dirigiu e atuou na primeira adaptação da nova leva da produtora Searchlight, ‘Assassinato no Expresso do Oriente’, de 2017.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS