domingo , 22 dezembro , 2024

Muita Nostalgia! Os Filmes de Terror que Completam 40 Anos em 2023! Você Lembrava de Todos?

YouTube video

O terror é um gênero pelo qual somo apaixonados aqui no CinePOP. Aliás, o site nasceu desta paixão. Aqui nesta nova matéria juntaremos justamente duas de nossas maiores paixões quando o assunto é cinema: terror e nostalgia. Sim, adoramos fazer estas matérias nostálgicas, voltando ao passado e relembrando os filmes que marcaram toda uma geração. E sabemos que vocês também adoram relembrar essas produções icônicas. Quando o assunto é a década de 80, a coisa melhora ainda mais, sem que exista uma pessoa sequer que não guarde com carinho esses anos incríveis. Mesmo os que ainda não eram nascidos.

É justamente para tal década que voltaremos nessa nova matéria, para darmos uma olhada no que estava sendo lançado no gênero do horror há quatro décadas. Spoiler: tivemos nada menos do que três filmes badalados baseados em livros de Stephen King, a volta de duas franquias muito famosas da Universal, vampiros, slashers, John Carpenter, David Cronenberg e até mesmo um filme que demorou 37 anos para estrear. Confira abaixo.



Christine – O Carro Assassino

Começamos a lista com um dos filmes mais famosos da época, que vem prometendo um remake. Trata-se de um filme dirigido pelo mestre John Carpenter, baseado em outro ícone do terror: o autor Stephen King. A trama fala sobre um carrão que exerce estranho fascínio e poder sobre seus donos. Sua mais recente vítima é um jovem nerd retraído, que começa a entrar por um caminho sombrio, levado por seu novo amor em quatro rodas.

Assista também:
YouTube video


Tubarão 3

A franquia ‘Tubarão’, da Universal, foi indo ladeira abaixo, tanto que muitos preferem considerar apenas a obra-prima original de Steven Spielberg, lançada em 1975, e ignorar todo o resto. Seja como for, há 40 anos chegava o terceiro filme, que usava como cenário um parque aquático e resolvia apostar na técnica do 3D. Se você for com o estado de espírito certo, pode até se divertir.

Psicose 2

Outra franquia que a Universal decidiu “ressuscitar”, dando continuidade a um filme que não necessitava – já que o ‘Psicose’ original, de Alfred Hitchcock, é considerado um dos melhores filmes da história do cinema. Mas por outro lado, as continuações de ‘Psicose’ não são tão ruins quanto as de ‘Tubarão’. Aqui, Norman Bates é solto da prisão e pretende se reintegrar à sociedade. Mas é claro que sua “mamãe” voltará à cena, o perturbando.

Fome de Viver

Um dos filmes de vampiros mais interessantes de todos os tempos, essa obra cult marcou a estreia do saudoso diretor Tony Scott (que depois viria a dirigir o primeiro ‘Top Gun’). Susan Sarandon vive uma cientista envolvida em uma relação perigosa com uma mulher que é pura sensualidade e sedução, papel da francesa Catherine Deneuve. Ela, no entanto, tem como hábito sugar a juventude de seus “servos” e David Bowie aprende isso da pior maneira.

Na Hora da Zona Morta

Como dito, há 40 anos, três filmes baseados em livros de Stephen King eram lançados. Esse tem assinatura de David Cronenberg, de ‘A Mosca’. Na trama, Christopher Walken interpreta um professor de escola primária de uma cidadezinha, dono de uma vida pacata, que planeja o casamento com sua noiva. Em uma noite, ele sofre um acidente de carro e fica em coma por anos. Quando acorda, volta com o estranho dom de prever o futuro, ou ver o passado de todos que toca.

Videodrome – A Síndrome do Vídeo

Segundo filme cult dirigido por David Cronenberg há 40 anos, esse se trata de uma obra escrita pelo próprio. A história conta sobre um programador de um canal de TV, vivido por James Woods, que descobre um novo programa arrebatador, e pensa que ele será o futuro das exibições. Porém, esse novo advento terá surpresas aterrorizantes. O filme guarda algumas das cenas mais icônicas do gênero e da carreira do cineasta.

Cujo

Fechando a trilogia de Stephen King no ano de 1983, temos um filme que fez todos olharem os cães da raça São Bernardo de forma diferente. Isto é, até nove anos depois a comédia familiar ‘Beethoven – O Magnífico’ limpar a imagem dos cães bonachões de novo. Aqui, o pobre animal chamado Cujo é mordido por um morcego e adquire raiva, se tornando uma feroz e incontrolável força da natureza, aterrorizando uma mãe e seu pequeno filho, presos em um carro durante toda uma madrugada.

No Limite da Realidade

Eu já falei anteriormente deste filme em uma matéria (que você pode ler com mais detalhes no link abaixo). Única versão para o cinema do seriado clássico da década da 1950 intitulado ‘Além da Imaginação’ (que já ganhou diversas roupagens). No filme produzido por Steven Spielberg, quatro histórias formam o longa, todas com o teor de fantasia, suspense e terror.

Leia também: ‘No Limite da Realidade’ – Filme “Maldito” de Steven Spielberg Completa 40 Anos: Conheça a Bizarra História

Amityville 3 – O Demônio

Outro que entrava na onda dos filmes em 3D há 40 anos, com seu terceiro exemplar – seguindo as tendências de ‘Sexta-Feira 13 – Parte 3’ e ‘Tubarão 3’. Ou seja, se uma franquia chegasse ao terceiro exemplar nos anos 80, isso significava um filme em 3D. Aqui tínhamos as participações de atrizes como Meg Ryan e Lori Loughlin em início de carreira.

Acampamento Sinistro

Um dos slasher mais cult dos anos 80, essa produção independente e de baixo orçamento ganharia uma legião de fãs graças, em especial, à sua reviravolta final para lá de impactante, que pegou e continua a pegar muitos espectadores totalmente de surpresa. Na trama, um acampamento de férias começa a ser aterrorizado por violentos assassinatos. A revelação do assassino deixará o espectador boquiaberto.

Terror Final

Por falar em filmes slasher dos anos 80, aqui temos mais um exemplar do gênero; que serviu de porta de entrada para gente como Daryl Hannah, Rachel Ward e Joe Pantoliano em Hollywood. Na trama, como de costume, um grupo de jovens decide acampar numa floresta afastada, mesmo recebendo avisos para não adentrarem determinada área do local. Então, um a um eles começam a ser eliminados por uma estranha figura. Aqui também temos uma revelação surpreendente – que era a única coisa que diferenciava os filmes do gênero.

A Mansão da Meia-Noite

O chamariz desse terror clássico e gótico são as presenças de quatro verdadeiras lendas do gênero, juntos em tela pela primeira vez, já na terceira idade. A história conta sobre um escritor procurando um lugar tranquilo e silencioso para escrever sua mais nova obra. Ele encontra uma mansão na Inglaterra, mas logo seus antigos moradores irão aparecer em sua porta, nas formas de Vincent Price, Christopher Lee, Peter Cushing e John Carradine.

A Fortaleza Infernal

Essa produção da Paramount marca o segundo filme dirigido por Michael Mann, que ficaria conhecido por sucessos como ‘Fogo Contra Fogo’ (1995) e ‘Colateral’ (2004) – e que em breve estreará seu mais recente trabalho ‘Ferrari’ (sucesso em festivais). No terror, um historiador judeu precisa ajudar um grupo de nazistas que inadvertidamente libertam da prisão um antigo demônio com seus experimentos sobrenaturais.

Origem Desconhecida

Aqui temos o encontro de dois ícones do cinema dos anos 80. Protagonizando temos Peter Weller, ator que quatro anos mais tarde iria estrelar o maior sucesso de sua carreira com ‘Robocop – O Policial do Futuro’. E na direção, o italiano George P. Cosmatos assinou dois clássicos da ação: ‘Rambo II – A Missão’ e ‘Cobra’. Mas aqui a dupla se une para um terror, com toques muito psicológicos, quando Weller desconfia que existe algo por trás das paredes de sua casa.

Estranhos Invasores

Por falar em ‘Robocop’, temos outra veterana do clássico absoluto aqui: Nancy Allen, que viveu Anne Lewis, a parceira do tira meio homem, meio máquina. Na trama, extraterrestres estão entre nós, infiltrados numa pequena cidade do meio oeste americano, onde abduzem pessoas. Um homem está disposto a fazer qualquer coisa para resgatar sua filha. A vencedora do Oscar Louise Fletcher (‘Um Estranho no Ninho’) também está no elenco. O roteiro é de Bill Condon, diretor do live-action de ‘A Bela e a Fera’.

Grizzly 2

Esse foi outro filme que já comentei numa matéria só para ele, graças a uma curiosidade que não se vê todos os dias. O terror demorou nada menos do que 37 anos para ficar pronto e ser lançado. Agora é curioso notar as participações de ilustres desconhecidos na época, como George Clooney, Laura Dern e Charlie Sheen. O filme é a continuação de ‘Grizzly – A Fera Assassina‘ (1976), sobre um urso pardo assassino – que não cheirava pó.

Leia também: Grizzly II – Conheça o Terror com George Clooney e Laura Dern que demorou 37 anos para estrear

YouTube video

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Muita Nostalgia! Os Filmes de Terror que Completam 40 Anos em 2023! Você Lembrava de Todos?

O terror é um gênero pelo qual somo apaixonados aqui no CinePOP. Aliás, o site nasceu desta paixão. Aqui nesta nova matéria juntaremos justamente duas de nossas maiores paixões quando o assunto é cinema: terror e nostalgia. Sim, adoramos fazer estas matérias nostálgicas, voltando ao passado e relembrando os filmes que marcaram toda uma geração. E sabemos que vocês também adoram relembrar essas produções icônicas. Quando o assunto é a década de 80, a coisa melhora ainda mais, sem que exista uma pessoa sequer que não guarde com carinho esses anos incríveis. Mesmo os que ainda não eram nascidos.

É justamente para tal década que voltaremos nessa nova matéria, para darmos uma olhada no que estava sendo lançado no gênero do horror há quatro décadas. Spoiler: tivemos nada menos do que três filmes badalados baseados em livros de Stephen King, a volta de duas franquias muito famosas da Universal, vampiros, slashers, John Carpenter, David Cronenberg e até mesmo um filme que demorou 37 anos para estrear. Confira abaixo.

Christine – O Carro Assassino

Começamos a lista com um dos filmes mais famosos da época, que vem prometendo um remake. Trata-se de um filme dirigido pelo mestre John Carpenter, baseado em outro ícone do terror: o autor Stephen King. A trama fala sobre um carrão que exerce estranho fascínio e poder sobre seus donos. Sua mais recente vítima é um jovem nerd retraído, que começa a entrar por um caminho sombrio, levado por seu novo amor em quatro rodas.

Tubarão 3

A franquia ‘Tubarão’, da Universal, foi indo ladeira abaixo, tanto que muitos preferem considerar apenas a obra-prima original de Steven Spielberg, lançada em 1975, e ignorar todo o resto. Seja como for, há 40 anos chegava o terceiro filme, que usava como cenário um parque aquático e resolvia apostar na técnica do 3D. Se você for com o estado de espírito certo, pode até se divertir.

Psicose 2

Outra franquia que a Universal decidiu “ressuscitar”, dando continuidade a um filme que não necessitava – já que o ‘Psicose’ original, de Alfred Hitchcock, é considerado um dos melhores filmes da história do cinema. Mas por outro lado, as continuações de ‘Psicose’ não são tão ruins quanto as de ‘Tubarão’. Aqui, Norman Bates é solto da prisão e pretende se reintegrar à sociedade. Mas é claro que sua “mamãe” voltará à cena, o perturbando.

Fome de Viver

Um dos filmes de vampiros mais interessantes de todos os tempos, essa obra cult marcou a estreia do saudoso diretor Tony Scott (que depois viria a dirigir o primeiro ‘Top Gun’). Susan Sarandon vive uma cientista envolvida em uma relação perigosa com uma mulher que é pura sensualidade e sedução, papel da francesa Catherine Deneuve. Ela, no entanto, tem como hábito sugar a juventude de seus “servos” e David Bowie aprende isso da pior maneira.

Na Hora da Zona Morta

Como dito, há 40 anos, três filmes baseados em livros de Stephen King eram lançados. Esse tem assinatura de David Cronenberg, de ‘A Mosca’. Na trama, Christopher Walken interpreta um professor de escola primária de uma cidadezinha, dono de uma vida pacata, que planeja o casamento com sua noiva. Em uma noite, ele sofre um acidente de carro e fica em coma por anos. Quando acorda, volta com o estranho dom de prever o futuro, ou ver o passado de todos que toca.

Videodrome – A Síndrome do Vídeo

Segundo filme cult dirigido por David Cronenberg há 40 anos, esse se trata de uma obra escrita pelo próprio. A história conta sobre um programador de um canal de TV, vivido por James Woods, que descobre um novo programa arrebatador, e pensa que ele será o futuro das exibições. Porém, esse novo advento terá surpresas aterrorizantes. O filme guarda algumas das cenas mais icônicas do gênero e da carreira do cineasta.

Cujo

Fechando a trilogia de Stephen King no ano de 1983, temos um filme que fez todos olharem os cães da raça São Bernardo de forma diferente. Isto é, até nove anos depois a comédia familiar ‘Beethoven – O Magnífico’ limpar a imagem dos cães bonachões de novo. Aqui, o pobre animal chamado Cujo é mordido por um morcego e adquire raiva, se tornando uma feroz e incontrolável força da natureza, aterrorizando uma mãe e seu pequeno filho, presos em um carro durante toda uma madrugada.

No Limite da Realidade

Eu já falei anteriormente deste filme em uma matéria (que você pode ler com mais detalhes no link abaixo). Única versão para o cinema do seriado clássico da década da 1950 intitulado ‘Além da Imaginação’ (que já ganhou diversas roupagens). No filme produzido por Steven Spielberg, quatro histórias formam o longa, todas com o teor de fantasia, suspense e terror.

Leia também: ‘No Limite da Realidade’ – Filme “Maldito” de Steven Spielberg Completa 40 Anos: Conheça a Bizarra História

Amityville 3 – O Demônio

Outro que entrava na onda dos filmes em 3D há 40 anos, com seu terceiro exemplar – seguindo as tendências de ‘Sexta-Feira 13 – Parte 3’ e ‘Tubarão 3’. Ou seja, se uma franquia chegasse ao terceiro exemplar nos anos 80, isso significava um filme em 3D. Aqui tínhamos as participações de atrizes como Meg Ryan e Lori Loughlin em início de carreira.

Acampamento Sinistro

Um dos slasher mais cult dos anos 80, essa produção independente e de baixo orçamento ganharia uma legião de fãs graças, em especial, à sua reviravolta final para lá de impactante, que pegou e continua a pegar muitos espectadores totalmente de surpresa. Na trama, um acampamento de férias começa a ser aterrorizado por violentos assassinatos. A revelação do assassino deixará o espectador boquiaberto.

Terror Final

Por falar em filmes slasher dos anos 80, aqui temos mais um exemplar do gênero; que serviu de porta de entrada para gente como Daryl Hannah, Rachel Ward e Joe Pantoliano em Hollywood. Na trama, como de costume, um grupo de jovens decide acampar numa floresta afastada, mesmo recebendo avisos para não adentrarem determinada área do local. Então, um a um eles começam a ser eliminados por uma estranha figura. Aqui também temos uma revelação surpreendente – que era a única coisa que diferenciava os filmes do gênero.

A Mansão da Meia-Noite

O chamariz desse terror clássico e gótico são as presenças de quatro verdadeiras lendas do gênero, juntos em tela pela primeira vez, já na terceira idade. A história conta sobre um escritor procurando um lugar tranquilo e silencioso para escrever sua mais nova obra. Ele encontra uma mansão na Inglaterra, mas logo seus antigos moradores irão aparecer em sua porta, nas formas de Vincent Price, Christopher Lee, Peter Cushing e John Carradine.

A Fortaleza Infernal

Essa produção da Paramount marca o segundo filme dirigido por Michael Mann, que ficaria conhecido por sucessos como ‘Fogo Contra Fogo’ (1995) e ‘Colateral’ (2004) – e que em breve estreará seu mais recente trabalho ‘Ferrari’ (sucesso em festivais). No terror, um historiador judeu precisa ajudar um grupo de nazistas que inadvertidamente libertam da prisão um antigo demônio com seus experimentos sobrenaturais.

Origem Desconhecida

Aqui temos o encontro de dois ícones do cinema dos anos 80. Protagonizando temos Peter Weller, ator que quatro anos mais tarde iria estrelar o maior sucesso de sua carreira com ‘Robocop – O Policial do Futuro’. E na direção, o italiano George P. Cosmatos assinou dois clássicos da ação: ‘Rambo II – A Missão’ e ‘Cobra’. Mas aqui a dupla se une para um terror, com toques muito psicológicos, quando Weller desconfia que existe algo por trás das paredes de sua casa.

Estranhos Invasores

Por falar em ‘Robocop’, temos outra veterana do clássico absoluto aqui: Nancy Allen, que viveu Anne Lewis, a parceira do tira meio homem, meio máquina. Na trama, extraterrestres estão entre nós, infiltrados numa pequena cidade do meio oeste americano, onde abduzem pessoas. Um homem está disposto a fazer qualquer coisa para resgatar sua filha. A vencedora do Oscar Louise Fletcher (‘Um Estranho no Ninho’) também está no elenco. O roteiro é de Bill Condon, diretor do live-action de ‘A Bela e a Fera’.

Grizzly 2

Esse foi outro filme que já comentei numa matéria só para ele, graças a uma curiosidade que não se vê todos os dias. O terror demorou nada menos do que 37 anos para ficar pronto e ser lançado. Agora é curioso notar as participações de ilustres desconhecidos na época, como George Clooney, Laura Dern e Charlie Sheen. O filme é a continuação de ‘Grizzly – A Fera Assassina‘ (1976), sobre um urso pardo assassino – que não cheirava pó.

Leia também: Grizzly II – Conheça o Terror com George Clooney e Laura Dern que demorou 37 anos para estrear

YouTube video

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS