terça-feira, abril 23, 2024

‘Mulan’, clássica animação da Disney, completa 23 anos; Veja curiosidades sobre o filme!

No último dia 05 de junho, a lendária atriz Ming-Na Wen nos lembrou que, há 23 anos, a clássica animação ‘Mulan’ fazia sua estreia oficial nos cinemas estadunidenses antes de conquistar o restante do mundo.

A narrativa é centrada em Fa Mulan, filha do ex-guerreiro Fa Zhou, que se mascara como homem para impedir que o pai seja chamado novamente para integrar o exército chinês. Tornando-se a primeira princesa asiática da Casa Mouse, o filme foi lançado durante a Renascença Disney e ganhou aclame pela crítica especializada, conquistando inúmeros prêmios, incluindo a estatueta de Melhor Filme Animado no Annie Awards e uma indicação ao Oscar de Melhor Animação.

O sucesso crítico e comercial transformou a obra em um dos títulos mais singelos e emocionantes do império cinemático, trazendo temas como família, identidade e gênero para as telonas, além de ter sido elogiada pela competência do estilo artístico.

Para celebrar o aniversário e o legado da produção – que inclusive deu origem a um live-action dirigido por Niki Caro no ano passado -, o CinePOP separou uma lista com dez curiosidades sobre o longa.

Confira abaixo:

A ARTE IMITA A VIDA

Antes de entrar para o elenco de ‘Agents of S.H.I.E.L.D.’, Ming-Na Wen dublou a icônica Mulan para a Casa Mouse. Na animação, a personagem toca bastante no próprio cabelo em homenagem à atriz, que fazia a mesma coisa durante as gravações.

REFERÊNCIAS LINGUÍSTICAS

Não deixe de assistir:

Fa é a pronúncia cantonesa do nome de família de Mulan, enquanto Hua é a pronúnica correta em mandarim, significando florHua Ping, nome falso de Mulan quando entra para o exército, significa vaso de flor, nomenclatura dada pelos chineses a homens afeminados.

APOIO FAMILIAR

Mulan foi a segunda princesa da Disney a ter os dois pais vivos e presentes durante o longa-metragem, com Aurora, de ‘A Bela Adormecida’, sendo a primeira. Mulan seria seguida por Rapunzel (‘Enrolados’), Merida (‘Valente’) e Moana (‘Moana’).

DE UM CURTA PARA UM LONGA

Originalmente, o filme havia sido planejado como um curta-metragem intitulado ‘China Doll’, cuja história seria centrada em uma miserável e oprimida jovem chinesa que é levada por um príncipe encantado britânico para uma vida de felicidade no Ocidente. Entretanto, o romancista e consultor Robert D. San Souci sugeriu que fosse feito um filme a partir do poema ‘A Canção de Fa Mu Lan’; sendo assim, ambas as ideias foram fundidas em uma.

TECNOLOGIA DE PONTA

Os animadores utilizaram a mais atual tecnologia para acrescentar detalhes e emular técnicas de filmagem anteriormente indisponíveis no gênero, como cenas com mais de 30 mil pessoas. Eles utilizaram um programa de computador chamado Atilla para construir a sequências da guerra em que os hunos aparecem montados em cavalos.

REFLECTION

A música “Reflection” seria mais longa no filme, mas os produtores queriam poupar tempo de cena. Na versão deletada, Mulan não apenas se livra da maquiagem e das joias, mas também das faixas. Além disso, a versão deletada traria a protagonista montada em Khan e atravessando as montanhas e os campos.

EQUIPE DE PESO

No total, quase 700 artistas, animadores e técnicos trabalham em ‘Mulan’.

COREOGRAFIAS ON POINT

Mimi ChanGeorge Kee, dois artistas reais de artes marciais, fizeram as coreografias de luta para os personagens de Mulan e de Shang. Chan foi descoberta por Mark Henn quando trabalhava com ele no time de animação de Orlando. Ele, então, a utilizou como modelo para a protagonista.

A SERPENTE VERMELHA

O nome de Mushu é inspirado por mushussu, ou serpente vermelha, criatura da mitologia babilônica. Animal sagrado que pertencia ao deus Marduk e ao seu filho, Nabu, mishussu era conhecido por ser escamado, com pernas que assemelhassem aos membros de uma água, membros de leão, um longo rabo e pesoço, uma cabeça com chifres, uma língua bifurcada e uma crista.

HONRA PARA A FAMÍLIA

Na lenda chinesa original, Mulan alcança sucesso em sua empreitadas e deixa o campo de batalha com inúmeras honrarias. Meses depois, os soldados companheiros da guerreira partem em busca de seu “irmão de guerra” e ficam chocados ao descobrir que ele, na verdade, é uma mulher.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS