Fenômeno das animações nacionais, a série Mundo Bita tem mais de 19 bilhões de visualizações no YouTube e mais de 14 milhões de inscritos na plataforma. Criado pelo músico e designer pernambucano Chaps Melo em 2011, a franquia é um sucesso absoluto dentre a molecada, com suas histórias sobre imaginação e uma porção de músicas que grudam na cabeça.
Em parceria com o Max, a franquia desenvolveu a série Mundo Bita: Imagine-se, que traz histórias independentes construídas no universo infantil, unindo o entretenimento com a música e trazendo conflitos de forma lúdica para a molecada. Sucesso na plataforma, a produção rendeu um documentário chamado Vozes da série Mundo Bita: Imagine-se, que é focado no elenco de dublagem da série.
Dirigido por Maíra Góes e João Henrique Souza, o documentário traz depoimento da equipe criativa do show, dos criadores da franquia e das vozes que dão vida aos personagens tão amados pela molecada. É um conteúdo muito interessante para os apaixonados por dublagem, mesmo que não acompanhem a série, visto que ele passa por todos os setores dessa arte, desde a parte técnica até os desafios enfrentados pelos dubladores, como a busca pela voz de cada personagem ou como cada um se relaciona com a trama dos capítulos.
Com sua primeira produção original feita diretamente para streaming, o universo de Mundo Bita está se expandindo de forma muito interessante. Por isso, a criação deste documentário é uma forma de aproximar diferentes públicos destas produções tão diferentes do mercado nacional. E temas como amizade e inclusão devem ser universais, então é uma boa ideia mostrar um pouco mais dos bastidores da série.
E há um destaque especial para o dublador Nikolas Darsaclis, jovem autista responsável por dublar o personagem Léo, que também está dentro do espectro. Ele foi escolhido não só por uma questão de inclusão no mercado, mas principalmente porque ele conseguiu passar autenticidade para o personagem, já que ele compreendia em nível pessoal os desafios enfrentados pelo Léo.
“Como diretora de atores busco sempre a verdade da interpretação. Quando o personagem Léo chegou na série e os produtores do Mundo Bita nos pediram teste, logo pensei no Nikolas porque sabia que encontraria essa verdade na interpretação dele. Ele já fazia o curso de dublagem aqui no Beck Studios e demonstrava ter muito talento e paixão por essa arte. Esta não é exatamente uma produção dublada. Por ser uma animação nacional, o que nós fazemos é voz original. Os atores e atrizes gravam os diálogos dos roteiros sob a minha direção e posteriormente a equipe de animação do Mundo Bita faz o produto final. Mas o Nikolas ia muito bem em nosso curso de dublagem [que pode ser até mais difícil por termos que seguir o sincronismo labial] então pensei que faria um ótimo teste. E não deu outra. Ele arrasou e entrou pra esse universo que amamos tanto. Dá alegria ver como ele é feliz quando está gravando e o fato dele ter bastante apoio dos pais, o impulsiona muito”, explica Maíra Goes, diretora de atores na Beck Studios.
E a parte mais legal é que o documentário Vozes da série Mundo Bita: Imagine-se está disponível gratuitamente no YouTube. Confira!

Mundo Bita: Imagine-se está disponível no Max.