sábado, abril 27, 2024

‘Napoleão’: Joaquin Phoenix REBATE críticas sobre “imprecisões históricas”

O mais novo filme de Ridley Scott (‘Gladiador’), que traz Joaquin Phoenix como ‘Napoleão‘ recebeu diversas críticas da mídia francesa devido a imprecisões históricas.

Inclusive, o biógrafo Patrice Gueniffey acusou o filme de tentar reescrever a história de um jeito “muito anti-francês”, favorecendo os britânicos.

Em entrevista para a Forbes, Phoenix deu sua opinião sobre a polêmica, justificando que a arte tem liberdade para dramatizar acontecimentos baseados em fatos.

“Grande parte da vida de Napoleão esteve sob a perspectiva de interpretação. Desde o início, coloquei minha própria curiosidade e interesse. Provavelmente, há coisas que foram críticas, você não pode realmente desafiar os fatos, mas eu me lembro de assistir um vídeo em dois especialistas em Napoleão discutiam por mais de uma hora pontos de vistas da vida dele em que concordavam e discordavam… Ambos eram acadêmicos renomados. Portanto, há fatos de consenso geral, e há fatos que sofrem interpretações.”

Ele contiunou:

“Há fatos que você, como artista ou realizador, se obriga a pensar: ‘Isso parece mais interessante sob esse ponto de vista’, e talvez não seja, talvez você falhe, talvez você faça a escolha errada, mas se você está apenas sendo rígido e se apegando a fatos… Há quem goste de fazer e assistir filmes assim. Mas, este [‘Napoleão’] não é um desses filmes.”

Scott foi mais agressivo e deu uma resposta atravessada, ofendeu os Franceses:

“Os franceses não gostam nem deles mesmos. O público, que assistiu ao filme em Paris, adorou.”

Anteriormente, o diretor já havia rebatido as críticas feitas ao filme, especialmente em relação a detalhes minuciosos, como a caracterização dos personagens e a adaptações necessárias no contexto histórico.

Não deixe de assistir:

Em uma resposta contundente para os críticos ao New Yorker, Ridley Scott declarou: “Vão viver!”.

Com 148 críticas publicadas até o momento, o épico histórico ‘Napoleão‘ abriu com apenas 64% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.

Segundo o consenso geral, o ator Joaquin Phoenix brilha no papel titular e o longa traz uma direção competente do Ridley Scott (‘Gladiador’), apesar de estar abaixo de alguns dos seus melhores trabalhos.

Separamos os trechos das principais críticas:

“O filme traz alguns problemas que o corte estendido [de diretor] pode acabar resolvendo, mas ‘Napoleão’ ainda consegue alcançar uma vitória impressionante.” (Total Film)

“Eu ri mais assistindo a este filme do que em qualquer outro lançamento deste ano. E as risadas foram genuínas e intencionais.” (Uproxx)

“Um retrato de ambição que faz com que a grandeza pareça a pior coisa que uma pessoa pode aspirar. Embora não esteja no mesmo nível de alguns dos outros trabalhos do Ridley Scott, ‘Napoleão’ segue como uma experiência intrigante em termos de narrativa.” (Decider)

“Joaquin Phoenix está completamente comprometido em interpretar o Napoleão Bonaparte como uma criança mimada e petulante. O filme tem prazer de minar, em todos os momentos, a bravata de Bonaparte.” (United Press International)

“Joaquin Phoenix está imponente como o ‘Napoleão’ – um blockbuster brutal que traz um estilo de direção que não é mais comum atualmente.” (The Movie Podcast)

“‘Napoleão’ é um filme grandioso, tanto por causa da narrativa bem construída, como também por causa das escolhas inspiradas do Joaquin Phoenix.” (Collider)

“Apesar de ser épica, a parceria entre o diretor Ridley Scott e o astro Joaquin Phoenix causou um impacto muito maior em ‘Gladiador’.” (Daily Mail UK)

O longa será lançado nos cinemas nacionais amanhã, no dia 23 de novembro.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS