sábado, abril 27, 2024

Natal da Nostalgia! Clássicos dos anos 80 e 90 para celebrar a data nos principais streamings

É Natal, queridos leitores do CinePOP. Mais um ano passou e com ele centenas de produções lançadas ao redor do mundo. Temos certeza de que vocês assistiram a muitas delas. Nesta época como de costume é a hora de listar nossos filmes preferidos do ano, assim também como os que menos gostamos. Mas não apenas isso, já que Natal é época de se reunir com a família e as pessoas queridas, refletir, fazer planos, resoluções, ponderar sobre o que não deu certo em nossas vidas durante os últimos doze meses e o que gostaríamos de mudar, melhorar e evoluir. É também tempo de comer e beber bem, trocar presentes e seguir com uma das tradições mais importantes e afetuosas que nos faz humanos.

Por aqui também seguimos fazendo a nossa parte, e o que sabemos melhor: falar sobre filmes. Afinal, em quase todas as casas a televisão é certa de estar ligada e para os que quiserem reunir a família após a ceia do Natal e assistir a um bom entretenimento, ou até mesmo distrair os pequenos – uma das coisas mais gostosas do mundo é reunir a família para um filme. Desta maneira, surgimos com essa nova matéria de recomendações para um Natal nostálgico, revivendo grandes sucessos dos anos 80 e 90 – época favorita de muitos. É praticamente garantido de muitos terem assistido a todos os filmes da lista, mas essa é uma época boa de revê-los mais uma vez. Aliás, é a época certa para isso. E quem sabe conhecer algum que ainda não tenha visto. Confira abaixo.

Esqueceram de Mim (1990)

Começamos a lista com o clássico dos clássicos para a época do Natal. Esqueceram de Mim é certeza de reprise em todas as redes de TV, sejam abertas ou a cabo, a cada fim de ano. O filme se tornou sinônimo do feriado de Natal e o fez por merecer. Um dos maiores sucessos do início dos anos 90, a comédia infantil transformou o menino Macaulay Culkin em astro aos 10 anos de idade. Toda criança sempre tem a fantasia de ficar sozinha em casa e este filme cativou a imaginação de todos ao elevar os riscos desta situação. E se ao invés de ficar em casa, uma criança fosse esquecida em casa com os pais em outro país, a rua vazia e ladrões prontos a aproveitar da ocasião. Recomendamos também a continuação direta lançada dois anos depois. Onde Assistir: Disney Plus.

Gremlins (1984)

Outro filme icônico para a data, este com um teor um pouquinho mais aterrorizante (mas não muito). Produzido por Steven Spielberg, esta produção natalina embora centre sua trama nos feriados de fim de ano, também é recomendado para a data do halloween. Acontece que Gremlins é uma mistura de filme família, com elementos de filmes de terror. Na trama, um pai dedicado em busca de um presente original para seu filho, encontra algo bem diferente: um animalzinho de estimação numa loja chinesa de artefatos místicos. Conhecido como Mogwai, a criaturinha é uma espécie de porquinho da índia orelhudo e com pernas e braços. A pegada é que a criaturinha possui regras na hora de ser cuidada, que caso sejam desrespeitadas, podem vir a gerar consequências fatais. Onde Assistir: HBO Max.

Os Caça-Fantasmas 2 (1989)

Os Caça-Fantasmas fazem parte do subconsciente de todo e qualquer fã de cinema. Na verdade, sua fama é tão grande que quase todo mundo já ouviu falar no filme, mesmo os que não assistiram ou não possuem forte ligação com a sétima arte. É o tipo de filme que adentrou com força total na cultura popular. E se pensarmos que por muito tempo só existiam dois filmes desta franquia o feito é ainda mais impressionante. Esse segundo longa, lançado cinco anos depois do original, não fez o mesmo sucesso, mas as crianças e adolescentes da época o abraçaram da mesma forma. Os Caça-Fantasmas 2 na verdade é mais uma história sobre réveillon do que é sobre o Natal, com a trama passada no intervalo de tempo que procede o Natal até a chegada do ano novo. Desta vez o time precisa enfrentar um quadro maligno com um feiticeiro aprisionado, assim como a negatividade do povo de NY transformada num rio de gosma nos subterrâneos. Onde Assistir: Netflix.

Um Herói de Brinquedo (1996)

Não deixe de assistir:

Comprar presentes de Natal de última hora pode ser uma tarefa ingrata, basicamente uma missão: impossível que talvez nem mesmo o agente Ethan Hunt de Tom Cruise saia ileso. Shoppings lotados, falta de produtos, barulho, estresse, tudo pode acontecer se não formos precavidos e agirmos com antecedência. Justamente por isso, colocar o rei da ação dos anos 80 e 90 Arnold Schwarzenegger para encarar uma tarefa deste nível foi uma ótima pedida. Este não é um filme de ação, mas uma comédia na qual o grandalhão austríaco precisa encontrar o brinquedo tão desejado por seu filho. O problema é que o sujeito workaholic obviamente deixou para a última hora e agora está encrencado até o pescoço para conseguir encontrar o boneco mais quente da temporada. Onde Assistir: Disney Plus.

Os Fantasmas Contra Atacam (1988)

O astro Bill Murray já apareceu na lista no comando dos Caça-Fantasmas, com o segundo filme centrando sua trama no período das festas de fim de ano e sendo uma boa pedida para a ocasião. Mas não foi o único filme passado na data protagonizado pelo ator. Um ano antes ele encabeçava essa reimaginação do clássico absoluto natalino de Charles Dickens, ‘Uma História de Natal’, no qual um sujeito rico e avarento é visitado por três espíritos na noite de Natal para aprender o verdadeiro sentido da data. Aqui a narrativa é movida para uma trama moderna (para a época), onde um poderoso diretor de uma rede de TV é quem sofre as aparições. Onde Assistir: Amazon Prime Video.

O Natal dos Muppets (1992)

Por falar na história clássica ‘Um Conto de Natal’, de Charles Dickens, ela já foi tema de diversas adaptações no cinema, como vimos no item acima. Uma das mais incomuns em partes, foi esta versão da história protagonizada pelos bonecos fantoches Os Muppets. Isso mesmo, o sapo Caco, a porquinha Miss Piggy e toda a turma levaram aos cinemas a obra clássica de Dickens, num filme que está completando 30 anos em 2022. Mas não apenas isso, no papel do avarento Ebenezer Scrooge temos ninguém menos do que o monstro sagrado Michael Caine. Sim, Caine e os Muppets juntos. O resultado é um filme ainda extremamente querido. Onde Assistir: Disney Plus.

Milagre na Rua 34 (1994)

Essa história inocente e afetuosa por mais absurda que possa parecer não seria considerada muito duvidosa se realmente acontecesse nos dias de hoje – levando em conta que vivemos numa era de absurdos, fake News e pessoas cada vez mais idiotizadas. Imagina se Papai Noel realmente existisse. É claro que muitos duvidariam de sua identidade. É o que propõe essa história, onde uma menininha e um advogado precisam ir ao tribunal provar que o bom velhinho é ele mesmo – aqui interpretado pelo criador do Jurassic Park, Richard Attenborough. O filme é a refilmagem do clássico De Ilusão Também se Vive (1947). Onde Assistir: Disney Plus.

Férias Frustradas de Natal (1989)

O Natal é época de harmonia, amor e reflexão. Mas também pode ser época de risadas e diversão. Por que não? A cargo de providenciar isso está a família Griswold em sua terceira aventura. Antes de Os Simpsons, outra família tipicamente americana sofria muitas desventuras, a maioria causada pelo patriarca atrapalhado, aqui ao invés de Homer, Clark Griswold, personagem eternizado por Chevy Chase. Depois de chegar num parque de diversões fechado no primeiro filme, e quase causar um incidente internacional na Europa na continuação, os Griswold resolvem ficar em casa e celebrar o Natal com seus parentes. Fácil para eles não será. Onde Assistir: HBO Max.

Meu Papai é Noel (1994)

Essa comédia despretensiosa da Disney se transformou num grande sucesso e logo foi alçada ao posto das produções indispensáveis para a época do Natal. Protagonizada por Tim Allen, o ator vive um sujeito precisando substituir o verdadeiro papel Noel após um acidente e assim mudando toda a sua perspectiva de vida. Quase dez anos depois, surgia uma continuação e ainda uma terceira parte mais quatro anos depois. Como a palavra de ordem em Hollywood hoje é nostalgia, a franquia foi tirada da gaveta para uma nova investida, na forma de uma minissérie intitulada Meu Papai (Ainda) é Noel. Onde Assistir: Disney Plus.

Edward Mãos de Tesoura (1990)

Aqui temos ainda um Natal diferente. Saído da mente de Tim Burton, esse é um conto afetuoso e de amadurecimento. É também uma belíssima história sobre o amor, e a compaixão pelo diferente, sobre olhar a beleza interior. Burton sempre foi apaixonado pelo cinema de terror, e aqui cria sua própria versão de Frankenstein, uma mais simpática e voltada a um público mais jovem. O Edward do título é um rapaz criado artificialmente por um cientista, que morre sem completa-lo e sem explicar totalmente como é o mundo fora de seu castelo. Descoberto, ele agora irá experimentar todos os prazeres do mundo real, assim como o lado mais sombrio do homem. Onde Assistir: Disney Plus.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS