João Bardavid, neto do saudoso dublador Isaac Bardavid, recorreu às redes sociais de seu avô falecido para comentar sobre a recente versão do trailer de ‘Deadpool & Wolverine’, que incluiu a voz do ator recriada por IA.
João inicia o texto agradecendo o carinho dos fãs por seu avô e ressaltando a profunda conexão que ambos compartilhavam. “Oi pessoal. Aqui é o João Bardavid… (óbvio, né)…
Algumas pessoas têm me procurado para falar sobre o assunto em alta: o tal trailer com a voz do meu avô recriada por uma IA. Bom… Eu agradeço o carinho que os fãs têm por ele, fico feliz em ver que ele não foi esquecido por vocês, assim como nunca deixei de pensar nele em nenhum dia após sua partida. Desde 2007, meu avô se tornou um dos meus melhores amigos, e nos últimos 3 anos antes dele partir, nós estávamos sempre juntos, trabalhávamos juntos, almoçávamos e jantávamos juntos… não porque ele precisasse, mas porque queríamos passar o tempo dessa forma”.
Com a sensibilidade de um neto e fã, João imagina a reação de Isaac ao assistir o trailer. “Consigo imaginar a cena dele reagindo a esse trailer. Olhando pelo lado de um fã tentando apreciar o novo filme com a voz marcante, ele daria uma leve risada e diria: que bacana, quem fez? Como conseguiu juntar todas essas frases assim? Eu riria e explicaria que foi um programa de computador. Eu, João, também consigo entender o que o fã quis com esse trailer… ele só está com saudade. Assim como a maioria de nós. Mas agora, se Isaac olhasse pelo lado profissional, ele diria: isso está péssimo, apaga isso João, apaga isso. Eu riria e explicaria que foi um trabalho de um fã, que todos sabem que não é a voz real, e que ninguém está ganhando dinheiro com isso”.
Diante da hipotética proposta de um estúdio para utilizar a voz de Isaac em um projeto oficial, João se mostra hesitante. “Um amigo dublador chegou a me ligar e perguntou o que eu faria se algum estúdio me ligasse para pedir autorização para o uso da voz dele. Eu disse que dificilmente o trabalho iria ficar pronto, pois desde 2007 até sua partida, fui diretor de dublagem pessoal do Isaac em todos os trabalhos particulares que ele fazia. Acredito que dificilmente eu iria gostar do resultado da IA a ponto de aprovar o serviço para liberar para o diretor do estúdio também aprovar. Ou seja. O trabalho não iria ficar pronto porque nunca iria ficar bom aos meus ouvidos. Muita gente me pergunta como é ter o avô com a voz do Wolverine… Gente, vocês não entenderam nada. É o Wolverine que tem a voz do meu avô, bem, tinha… Porque agora é a vez do Wolverine mudar de voz. Não é o que eu quero, mas nem tudo é como queremos”.
E concluiu afirmando: “Então, para resumir: Isaac acharia uma merda essa coisa de IA”.
Ver essa foto no Instagram
Lembrando que o Gu Rennex Silva criou um vídeo com o lendário Isaac Bardavid dublando Hugh Jackman em ‘Deadpool & Wolverine‘ através de Inteligência Artificial.
O saudoso e icônico dublador brasileiro Isaac Bardavid, que eternizou personagens lendários da cultura pop, faleceu em 2022 aos noventa anos de idade.
Oficialmente, o personagem será dublado por Luiz Feier Motta – que dublou o Wolverine nas animações ‘X-Men: Evolution‘ e ‘X-Men ’97‘.
Assista e compare:
O filme chega aos cinemas nacionais em 25 de julho e há muita expectativa sobre a trama, que vai envolver o Multiverso com a participação de diversos personagens das adaptações da Fox.
No entanto, a sequência pode não ter muitas ligações com os títulos anteriores do personagem vivido por Ryan Reynolds.
Isso porque o diretor Shawn Levy (‘O Projeto Adam’) disse que “o novo filme não é um Deadpool 3′.
Shawn Levy (‘Free Guy – Assumindo o Controle’) é o responsável pela direção.
Ryan Reynolds e Hugh Jackman retornam como os personagens titulares. O elenco ainda conta com Emma Corrin, Morena Baccarin, Rob Delaney, Leslie Uggams, Karan Soni e Matthew Macfadyen.