sábado, abril 27, 2024

Nostalgia! 10 Clássicos dos anos 90 para curtir no Telecine!

Feriados são uma ótima época para sair e curtir a vida lá fora. Mas o dia tem 24 horas, e em algum momento todos acabam em casa para recarregar as baterias. É nessa hora que procuramos relaxar diante da TV, procurando algo de bom para assistir. E aqueles que preferem não arriscar com filmes novos que não sabemos se iremos gostar, sempre optam pelos clássicos adorados, dos quais nunca cansamos de rever. O movimento nostálgico tem sido muito grande nos últimos tempos. É o que leva empresas que produzem DVDs e Blu-rays a apostarem mais na produção de clássicos inesquecíveis. E é também o que levou a rede Globo, por exemplo, a apostar nos filmes dos anos 80 e 90 para a Sessão de Sábado à tarde na sua programação – as famosas matinês.

Os principais streamings também não dispensam esses clássicos, em especial das décadas de 80 e 90, em sua filmoteca. Assim, para ajudar nessa procura nostálgica por bons filmes, resolvemos trazer nessa nova matéria 10 filmes dos anos 90 contidos no acervo do Telecine, que são verdadeiros clássicos, para os mais novos conhecerem, e os demais matarem a saudade. Confira.

Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990)

Um dos maiores ícones dos anos 90, que abriu a década, marcou toda uma geração. ‘Ghost’ foi indicado para 5 Oscar, incluindo melhor filme, e levou os de roteiro original e atriz coadjuvante para Whoopi Goldberg. Além de ser uma das histórias mais românticas do cinema, que desafia a morte, o longa também tem comédia, suspense, drama e até terror. Um filme completo – que marcou as carreiras de todos os envolvidos.

Dias de Trovão (1990)

O astro Tom Cruise está a toda com a franquia ‘Missão: Impossível’, cujo sétimo exemplar estreou este ano. Sem falar que reviveu um de seus maiores sucessos ano passado, salvando os cinemas com ‘Top Gun Maverick’. Mas um filme de ação do astro que poucos falam, comandado pelo mesmo diretor do ‘Top Gun’ original, é este ‘Dias de Trovão’, que traz Cruise como um destemido piloto de stock car, e o apresentou a ex-mulher Nicole Kidman. O ator bem que poderia tirar uma sequência do papel.

Um Tira no Jardim de Infância (1990)

Outro que marcou época foi esta segunda incursão do astro da ação Arnold Schwarzenegger, em seu auge, no gênero da comédia. Do mesmo diretor de ‘Irmãos Gêmeos’, Arnold vive um policial linha dura, típico de seus filmes do gênero. Em sua nova missão, precisa descobrir o paradeiro de um perigoso bandido. O caminho para isso é seguir seus rastros até a ex-mulher e o filho em outra cidade. O que o fará ficar infiltrado como um professor de jardim da infância, encarando seu maior desafio: lidar com crianças pequenas. Simplesmente impagável!

A Família Addams (1991) /
A Família Addams 2 (1993)

Não deixe de assistir:

A criação do cartunista Charles Addams nunca foi tão bem representada quanto nestas superproduções dos anos 90. Aqui trapaceamos um pouco e indicamos logo os dois ‘A Família Addams’. O primeiro filme foi um enorme sucesso de 1991, e serviu para apresentar os Addams para toda uma nova geração. A continuação, muitos acreditam que seja ainda melhor que o original, em especial pela subtrama com Wandinha e Feioso no acampamento de férias.

Os Flintstones – O Filme (1994)

Por falar em icônicas criações de desenho levadas às telonas com atores reais, outro que marcou época e foi um sucesso de bilheteria é ‘Os Flintstones’, baseada no desenho mais popular do estúdio Hanna-Barbera (talvez empatado com ‘Scooby-Doo’). Para a empreitada, ninguém menos que Steven Spielberg, que é fã assumido do cartoon e havia elevado os dinossauros a um novo nível no ano anterior (com ‘Jurassic Park’), assumiu a produção. As caracterizações e a direção de arte impressionam até hoje.

Um Vampiro no Brooklyn (1995)

Essa obra estrelada, escrita e produzida por Eddie Murphy recebe menos amor do que deveria. Tudo bem, pode ser o caso de um prazer culposo para este amigo que vos fala. Mas a verdade é que este longa que mistura terror e comédia possui alguns atrativos – em especial a representatividade do protagonismo de um vampiro negro, um príncipe caribenho chegando à Nova York. Quem dirige é o saudoso mestre do horror Wes Craven. O filme não fez muito sucesso na época, mas sem dúvida é um exemplar cult.

Um Maluco no Golfe (1996)

O ano de 1995 serviu como divisor de águas na carreira do humorista Adam Sandler. Isso porque foi quando ele teve a ideia de criar sua própria produtora de cinema, a Happy Madison, graças a dois filmes que estrelou no período: ‘Billy Madison – Um Herdeiro Bobalhão’ e no ano seguinte, ‘Um Maluco no Golfe’ – que no original se chama ‘Happy Gilmore’. Aqui, ele interpreta um jogador de hockey raivoso, que começa a tentar a sorte no golfe. O longa se tornou uma comédia cult.

A Sombra e a Escuridão (1996)

Outro que podemos categorizar como cult, que sem dúvidas não possui a fama de alguns dos demais itens da lista. Sim, nosso objetivo também é apresentar certos filmes que talvez não tenham feito o sucesso merecido, e tenham caído na obscuridade para grande parte dos fãs, vide ‘Um Vampiro no Brooklyn’ e este item aqui. Nesta produção, o objetivo era fazer uma espécie de ‘Tubarão’, mas com leões assassinos caçadores de homens da savana africana. Um engenheiro de pontes, vivido por Val Kilmer, é contratado para uma obra na África, no ano de 1898. Baseado numa história real, no local dois leões se alimentavam dos funcionários. Para ajudar no problema, um experiente caçador é contratado, papel de Michael Douglas.

O Mentiroso (1997)

Este é um dos maiores sucessos da carreira do astro Jim Carrey nos anos 90, e um longa que serviu para consolidar ainda mais o nome do ator como um dos mais quentes de Hollywood na década. O divisor de águas para Carrey foi o ano de 1994, que colocou seu nome no mapa, mas três anos depois, o ator demonstrava que era verdadeiramente o rei das comédias do período. ‘O Mentiroso’ tem muito a ver com ‘Um Tira no Jardim de Infância’ e faz uma boa dobradinha com ele. Isso porque ambos são filmes voltados para toda a família, donos de certo teor inocente e quase infantil, mas igualmente repletos de momentos indicados para os adultos – criando identificação com todos.

O Grande Lebowski (1998)

Finalizando a matéria das dicas, temos um item extremamente cult – que virou um filme bastante icônico igualmente. ‘O Grande Lebowski’ é um filme dos irmãos Coen, cineastas especialistas em obras que desafiam o grande público, e na maioria das vezes permanecem como filmes de nicho, presos na panelinha dos cinéfilos cult. No entanto, vez ou outra, a qualidade de tais filmes transcende seu nicho, se expandindo para o grande público, que abraça tais obras igualmente. É o caso com hilário ‘O Grande Lebowski’, um filme dono de humor muito peculiar, que certamente não é para todos os públicos e gostos, mas que possui uma legião massiva de adoradores. A história? Em resumo, Jeff Bridges vivem o “homem mais preguiçoso de Los Angeles”, um ex-hippie que gosta de passar seus dias jogando boliche com os amigos. No entanto, ele é envolvido em uma trama de sequestro ao ser confundido com um milionário por terem o mesmo nome.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS