quarta-feira, abril 24, 2024

Nostalgia da Derrota! Os Piores Filmes dos Anos 80

Podemos dizer que foi graças aos anos 80, e seus filmes inesquecíveis, que temos um cinema entretenimento do nível que temos hoje. Isso porque esta inesquecível década foi responsável por consolidar para sempre na mente dos fãs algumas das maiores franquias da história da sétima arte, mesclando o que víamos nas telas com produtos que carregamos em nosso dia a dia. É muito dito que até essa década específica, os filmes continuavam nas salas de cinema depois que saíamos da sessão. Depois dos anos 80, os filmes passaram a nos acompanhar no dia a dia, na forma dos mais variados produtos licenciados, que chegavam até nossas casas.

E quando falamos em anos 80, a maioria já pensa logo em ‘Star Wars’, ‘Indiana Jones’, ‘E.T.’, ‘De Volta para o Futuro’, ‘Os Caça-Fantasmas’, ‘Top Gun’, ‘Um Tira da Pesada’ e por aí vai. Sim, estes filmes transcenderam seu lançamento e conseguiram permanecer na cultura pop ao longo das décadas – o que sem dúvida é um feito impressionante e demonstra a potência de tais obras. Porém, para todo sucesso, é preciso existir um fracasso. E sendo assim, enquanto alguns encontram a glória, tantos outros precisam se contentar com o esquecimento. Porém, aqui, em mais uma matéria nostálgica, me proponho a tirar tais produções do limbo do esquecimento e as colocar na luz novamente. Acontece que esses são considerados os piores filmes dos anos 80, e por isso a maioria não os conhece.

Para essa seleção, levei em conta filmes vindos de grandes estúdios, com grandes orçamentos, grandes nomes no elenco ou atrás das câmeras – já que seria muito fácil nomear filmes feitos com o troco do café da manhã como os piores. Fora isso, aqui levaremos em conta a avaliação do grande público no IMDB, o maior site de cinema da rede. Sendo assim, vamos a eles. Confira.

10) Surpresa de Shanghai (1986) –
Nota: 3.2/10

O que seria de uma lista dos piores sem alguma produção estrelada pela eterna material girl Madonna? Apesar da brincadeira, desejamos que ela se recupere de seu problema de saúde. Acontece que nos anos 80, Madonna protagonizou um casamento para lá de conturbado com o ator Sean Penn – que durou 4 anos, de 1985 a 1989. No auge dessa paixão, os dois, no melhor estilo “Bennifer” em ‘Gigli’ (2003), resolveram estrelar essa aventura no estilo ‘Indiana Jones’ para a MGM. O resultado foi um flop total.

09) Uma Estranha em Los Angeles (1988) – Nota: 3.1/10

O que foi dito de Madonna, também pode ser dito da produtora picareta Cannon Films. Ou seja, o que seria de uma lista de piores sem ela? Apesar dos pesares, a Cannon é um dos grandes baluartes dos anos 80, garantindo a diversão do público na época, em especial com seus filmes de ação encabeçados por Chuck Norris ou Charles Bronson. Aqui, no entanto, nada deles, e o escolhido para representar o estúdio é esta ficção científica que resolveu investir na beleza e carisma de Kathy Ireland, como uma jovem procurando seu pai desaparecido, e se deparando com uma civilização no centro da Terra.

08) A Mulher Só (1983) –
Nota: 3.1/10

Nos anos 80, a loirinha Pia Zadora se tornava uma das atrizes mais azaradas de Hollywood, emplacando um fiasco atrás do outro. Isso a fez sair de cena completamente. Tanto que muitos sequer ouviram falar dela. Mas mesmo assim, Zadora possuía certo cartaz na época. Foi o que levou a Universal Pictures a investir US$5 milhões no orçamento deste drama (que está completando 40 anos de estreia), a colocando para protagonizar, como uma aspirante a roteirista, passando o pão que o diabo amassou para conseguir seu lugar ao sol.

Não deixe de assistir:

07) Tubarão 4 – A Vingança (1987) –
Nota: 3.0/10

Por falar em Universal Pictures, aqui temos mais um produto da casa entre os piores filmes dos anos 80. A franquia ‘Tubarão’ foi do céu ao inferno, e resume bem o que pode significar a ganância dos executivos de um estúdio em lucrar em cima de uma marca, passando por cima da qualidade e de um bom roteiro. O primeiro ‘Tubarão’ (1975) foi o primeiro blockbuster da história e permanece como um dos filmes mais queridos do cinema. O último ‘Tubarão’ (1987) viveu para se tornar, ainda hoje, motivo de piada. E pensar que o icônico Michael Caine protagonizou…

06) Inchon (1981) –
Nota: 2.8/10

Agora voltamos lá para o comecinho da década, para o ano de 1981. A partir deste sexto lugar do ranking dos piores filmes dos anos 80, as notas diminuíram, como você deve ter notado. Agora estamos nas notas 2 de 10. Produção problemática da MGM, ‘Inchon’ viria a se tornar um dos filmes mais menosprezados da época, hoje caindo totalmente na obscuridade. A intenção era um retrato da Guerra da Coreia, vangloriando o General Douglas MacArthur. Assim como Michael Caine no filme acima, o grande Laurence Olivier não teve qualquer pudor em admitir que fez este filme apenas pelo dinheiro.

05) Os Gênios do Lixo (1987) –
Nota: 2.7/10

Muitas décadas antes de ‘Barbie’, outro fenômeno de vendas com a garotada se tornava uma produção cinematográfica. Mas aqui, ao invés de bonecas, a ‘Gangue do Lixo’ (como ficaram conhecidos no Brasil) se tratava de uma série de figurinhas “nojentas” com personagens crianças que não eram nada sanitários. Sim, isso era os anos 80 minha gente. Basta dar um Google para entender do que eu falo. Assim, numa jogada de ‘Jênio’, a Gangue de Lixo ia parar no cinema. E o resultado é nada menos que bizarro, mas de um jeito ruim.

04) Limites da Cidade (1984) –
Nota: 2.5/10

Chegando em quarta posição dos piores temos mais uma ficção pós-apocalíptica que pega clara carona na ideia de George Miller para ‘Mad Max 2’, um filme tão influente que praticamente cimentou um subgênero. Essa produção traz como protagonista John Stockwell, que se tornaria diretor nos anos 2000. Aqui, ele vive Lee, um rapaz que decide procurar e se unir a uma gangue de jovens motoqueiros num futuro onde a Terra se encontra completamente devastada. O chamariz, no entanto, são as participações de gente como James Earl Jones (a voz de Darth Vader), Kim Cattrall (a Samantha de ‘Sex and the City’) e Rae Dawn Chong (‘Comando para Matar’ e ‘A Cor Púrpura’).

03) Leonard – Parte 6 (1987) –
Nota: 2.1/10

Subindo ao pódio dos piores filmes dos anos 80, com a medalha de bronze em terceiro lugar, temos um veículo para o humorista Bill Cosby. Recentemente, o idoso ator foi condenado pelo crime de estupro de diversas mulheres, a quem ele drogava as bebidas para realizar os atos. Mas nos anos 80, Cosby era conhecido como o “paizão” americano, e tinha uma das mais bem-sucedidas séries familiares da época. O humorista, no entanto, nunca conseguiu realizar uma transição satisfatória para as telonas. Aqui acontecia mais uma tentativa, com uma paródia dos filmes de espionagem no estilo 007.

02) Os Fantasmas Não Transam (1989) – Nota: 2.1/10

Calma, este não é um filme pornô. Mas por pouco. Acontece que aqui temos o “ápice” das produções em conjunto da musa Bo Derek e seu marido, o diretor John Derek. A bela loira ficou famosa pelo clássico ‘Mulher Nota 10’ (1979), mas no início dos anos 80 já estrelava as produções do companheiro. Foram quatro filmes no total juntos, com ‘Mulher, Divina Mulher’, ‘Tarzan – O Filho da Selva’, ‘Bolero – Uma Aventura em Êxtase’ e este. Todos merecem um lugar na lista, mas o pior deles é mesmo este que contém um título duvidoso, e uma trama mais duvidosa ainda. Mostrando Bo Derek como a viúva de um idoso, planejando matar um sujeito para que seu falecido marido reencarne nele, para que possam fazer sexo novamente. Pois é.

01) Ir ao Mar (1989) –
Nota: 1.8/10

Subindo ao lugar mais alto (ou seria mais baixo) do pódio com a medalha de ouro dos piores filmes dos anos 80, temos uma produção estrelada por ninguém menos do que Adam Sandler, muito antes da fama. E se as comédias de Sandler despertam o desprezo dos críticos e de parte dos fãs hoje em dia, o que dirá em seu início de carreira, enquanto ainda estava “verde”. De fato, Sandler não havia sequer entrado como parte do humorístico Saturday Night Live ainda, mas decidiu escrever e estrelar esse filme sobre um comediante trabalhando como garçom em um cruzeiro até conseguir sua grande chance.

Confira a Parte 2:

Nostalgia da DERROTA! Os Piores Filmes dos Anos 80 – Parte 2

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS