sábado, abril 27, 2024

Nostalgia e Adrenalina! Franquias Clássicas de Ação para Curtir nos Streamings

A palavra de ordem hoje em Hollywood é “franquia”. Todo e qualquer estúdio deseja criar para si uma marca que seja sinônimo de sucesso. Isso porque desde que o tempo é tempo o público prefere confiar em algo que já conheça e tenha familiaridade, sabendo o que esperar, do que dar um voto de confiança a algo novo e que pode desapontá-lo. Não é de hoje e a psicologia explica. Justamente por isso, nos dias de hoje é cada vez mais difícil um filme fazer sucesso e não gerar uma continuação, para que o estúdio continue lucrando em cima desta propriedade, além de deixa-la marcada no imaginário coletivo a eternizando. Outra manobra muito utilizada pelos engravatados dos estúdios é reviver de tempos em tempos um título que está ficando meio esquecido para as novas gerações, mesmo tendo feito muito sucesso no passado.

Hoje, quando falamos em filmes de ação, além do muito manjado subgênero dos super-heróis, pensamos imediatamente em franquias numerosas como Missão: Impossível (sete filmes e já produzindo o oitavo) e Velozes e Furiosos (nove filmes, um derivado e se dirigindo para o décimo), por exemplo. Em outros casos, existem as franquias clássicas, que começaram há mais de 40 anos, e que continuam rendendo frutos até. Confira abaixo a lista destas superproduções e se prepare para começar bem o ano com muita nostalgia.

007 (1962-2015) | Amazon Prime Video

Começamos com a franquia mais longeva da história da sétima arte. Tudo começou nas páginas dos livros escritos pelo autor Ian Fleming, que criou o espião britânico James Bond sem saber que se tornaria um dos personagens mais queridos de todos os tempos na cultura pop mundial. Bond, James Bond foi levado às telonas pela primeira vez em 1962 nas formas de Sean Connery em 007 Contra o Satânico Dr. No. O resto, como sabemos, é história. São um total de 25 filmes oficiais com o agente secreto 007; e mais cinco intérpretes do personagem além de Connery: George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig – o último até o momento. Enquanto esperamos um substituto após a despedida de Craig do papel, a Amazon Prime Video traz um baita presente para os fãs disponibilizando 24 (dos 25) filmes da franquia – com exceção do mais recente longa, Sem Tempo para Morrer (2021). Portanto, coloque seu smoking, peça seu Martini batido e não mexido, e comece a maratona.

Rocky (1976-2018) | Amazon Prime Video

Outra tendência atual muito em voga em Hollywood são as franquias derivadas de clássicos do passado. Uma das mais bem-sucedidas dentro deste segmento é Creed, derivada de Rocky. Mas comecemos do começo. A saga do lutador descendente de italiano Rocky Balboa teve início em 1976, num filme escrito e protagonizado por Sylvester Stallone. O ator e o personagem se misturam neste primeiro filme, porque Rocky – Um Lutador foi a grande chance que Stallone não deixou escapar e bateu o pé para protagonizar, se transformando em seguida num astro. O estúdio só queria a história e visava outro para o papel. Mas Sly só venderia o roteiro se pudesse estrelar. Dito e feito, além do sucesso comercial, Rocky ainda levou o Oscar de melhor filme. Hoje é considerado uma das maiores histórias motivacionais e de superação. O próprio Stallone protagonizaria, escreveria e dirigiria as sequências deste que se tornou a maior franquia de esporte do cinema, em 1979, 1982, 1985 e 1990. Em 2006, o ator ainda tiraria as luvas do armário para mais um round nos ringues com Rocky Balboa. Depois disso, os produtores ainda enxergaram potencial na marca, jogando Balboa para coadjuvar na história do filho de seu melhor amigo. Assim, Michael B. Jordan assumia a franquia na pele de Adonis, no derivado Creed em 2015. Uma sequência foi lançada em 2018, e este ano teremos Creed III. E no que depender de nós, podem vir o quarto, quinto e sexto, pelo menos. Todos estão disponíveis na Amazon Prime Video, ou seja, prepare seus olhos de tigre.

Robocop (1987-1993) | Amazon Prime Video

A Amazon Prime Video fez um dos melhores negócios dos últimos anos ao ter comprado a MGM – e toda a sua filmoteca de grandes sucessos e títulos mais que famosos. A prova disso são todas estas franquias apresentadas na lista até agora. A Amazon agora é a dona de 007 e Rocky, por exemplo, e irá lucrar muito com suas sequências. Outra franquia do cinema de ação dona de muito potencial é Robocop, trilogia que a plataforma disponibilizou recentemente em seu acervo. O primeiro filme estreou em 1987 e fez um grande sucesso, pegando todo mundo de surpresa com sua trama subversiva e violenta, dona de um discurso muito satírico em relação ao fascismo e ao corporativismo. Embora muitos possam nunca ter percebido, mas Robocop é dono de um humor muito ácido, que critica com inteligência a tendência da época da fome de poder desenfreada e à era Reagan da direita no poder. Por exemplo, entre outros absurdos, o filme propõe a privatização da força policial, e a implementação de robôs no combate ao crime – que atiram primeira e perguntam depois. As sequências, com o envolvimento do quadrinista Frank Miller, não tiveram o mesmo impacto, mas o segundo filme em especial possui suas qualidades. Robocop 2 foi lançado em 1990 e o terceiro filme em 1993. A Amazon disponibiliza os três em seu acervo – só faltou mesmo o remake do nosso José Padilha, de 2014.

Máquina Mortífera (1987-1998) | HBO Max

Não deixe de assistir:

Há muito tempo se fala na possibilidade de um quinto filme desta querida franquia policial. Com a morte do diretor dos quatro filmes anteriores, o cultuado Richard Donner, essa ideia parecia ter se tornando ainda mais distante. Ainda mais quando pensamos que em 2016, produtores resolveram investir na ideia de uma série baseado na história original, que durou 3 temporadas e teve seus próprios dramas problemáticos com o protagonista Clayne Crawford, que vivia a nova versão de Riggs, e seu comportamento tóxico nos bastidores. Talvez seja maldição do personagem. Seja como for, o próprio Mel Gibson resolveu meter a mão na massa e irá dirigir o quinto filme, que tem previsão de estreia ainda para 2023. E não, não será uma missão no asilo, como a piada pronta já diz. Gibson não está, digamos, no auge de sua popularidade e ainda não foi completamente perdoado em Hollywood por “seus crimes”. Mas para os nostálgicos que quiserem esquecer todo esse caos e reviver uma época sem tanto tumulto, é só lembrar da franquia original. Com roteiro de Shane Black, o primeiro Máquina Mortífera ajudou a popularizar o conceito do buddy cop movie, filmes de parceiros policiais, misturando ação e humor. Tudo começou em 1987 e dois anos depois a continuação já era lançada. Na década de 90 mais dois exemplares estrearam. Todos os quatro se encontram na HBO Max.

Duro de Matar (1988-2013) | Star+

Não é só a Amazon Prime Video e a HBO Max que possuem franquias de ação de sucesso clássicas no acervo de sua filmoteca. Não contente de comprar os conteúdos lucrativos da Marvel e da LucasFilm (Star Wars, Indiana Jones, Willow…), a Disney simplesmente comprou outro estúdio – um dos maiores de Hollywood: a 20th Century Fox. E assim junto, obviamente, todo o seu cofre de títulos memoráveis. Para caber tantos filmes num só streaming, o estúdio resolveu lançar uma outra plataforma além da Disney+ para dar conta de tudo, a Star+. É nesta segundo que está contido o conteúdo, digamos, mais adulto, de filmes de ação, suspense, drama e terror. É nele também que se encontra uma das propriedades mais quentes da Fox a cair nas mãos da Disney, a franquia de ação policial Duro de Matar. E se Máquina Mortífera (da Warner/ HBO Max) mudou a forma dos buddy cop, Duro de Matar, lançado no ano seguinte, foi ainda mais longe de revolucionou para sempre os filmes policiais de suspense, elevando a ação a outro nível. Fora isso, fez do ator da série A Gata e o Rato um dos maiores astros de Hollywood nos anos 90. Bruce Willis não perderia tempo e retornaria na sequência dois anos depois, igualmente elogiada e bem sucedida. Ainda nos anos 90 um terceiro filme seria lançado. Já o quarto e quinto filmes, lançados nos anos 2007 e 2013 se tornaram os menos apreciados, mas não dispensáveis, ao menos para os fãs.

Um Tira da Pesada (1984-1994) – Amazon Prime Video

Finalizando a lista de dicas das franquias clássicas do cinema de ação, fechamos com mais um exemplar disponibilizado pela Amazon Prime Video. Outras plataformas de streaming também trazem o primeiro Um Tira da Pesada (1984), mas somente a Amazon Prime Video (e provavelmente a Paramount+) traz a trilogia completa das aventuras do policial de Chicago, Axel Foley (eternizado por Eddie Murphy), e suas missões em Los Angeles. E se Duro de Matar foi responsável por fazer a carreira de Bruce Willis, podemos dizer que Um Tira da Pesada transformou Eddie Murphy num astro internacional. No primeiro filme, o policial durão de Chicago presencia a morte de seu parceiro, e segue a trilha de sangue do assassino até a Califórnia. A graça do filme está na diferença cultural entre um cidadão de uma cidade mais barra-pesada como Chicago na época, e um local mais sofisticado, mente aberta e cheio de glamour como Los Angeles. O segundo filme, de 1987, capricha mais na ação e menos no humor, e o terceiro inverte isso, sendo praticamente apenas uma comédia passada na “Disneylândia”. Ah sim, um quarto filme está em vias de ser lançado, com produção da Netflix e a volta de Murphy como Foley.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS