sábado, abril 27, 2024

Nostalgia! Framboesa de Ouro | Relembre os Filmes Indicados ao Pior do Cinema que Completam 40 Anos em 2023

O inimigo público número 1 da indústria do cinema, também conhecido como o “Anti-Oscar”, o “prêmio” Framboesa de Ouro segue incomodando muita gente, e fazendo outros tantos darem boas risadas. A cerimônia é uma grande brincadeira com filmes que foram execrados pela crítica, que grande parte do público torceu o nariz, mas que ninguém tem coragem de gritar aos quatro ventos que desagradaram. Bem, não tinha. Numa época em que o politicamente correto impera, quem sabe algum dia o Framboesa de Ouro possa vir a se extinguir. Mas enquanto isso, continuamos celebrando estes filmes ruins que todos nós adoramos.

É claro que como toda premiação que se preze, o Framboesa de Ouro já errou muito, e terminou indicado filmes bons de verdade. Ah, a ironia das coisas. Na maioria das vezes, acerta em cheio ao lembrar-nos de produções que nem as mães dos envolvidos teriam coragem de defender, vide A Reconquista (2000), com John Travolta, e Mulher-Gato (2004), com Halle Berry. Os indicados deste ano já foram revelados, mas enquanto o prêmio para eles não sai – em geral ocorrem na véspera do Oscar – propomos algo diferente. O Framboesa está firme e forte até hoje, tendo iniciado seus trabalhos em 1981, bem a tempo para indicar a primeira leva de filmes dos anos 80. E a brincadeira não poderia ter começado em outra época, senão os fanfarrões anos 80.

Aqui, porém, iremos pular logo para a quarta edição do Framboesa de Ouro, para relembrar com você quais os filmes que completam 40 anos em 2023 estiveram indicados ou venceram o prêmio. Você lembra de todos? Confira abaixo.

A Mulher Só

A azarada Pia Zadora grita ao descobrir que foi indicada pelo segundo ano seguido ao Framboesa de Ouro.

Existem artistas que não dão muita sorte em suas carreiras. A verdade é que em toda área existem os profissionais que se destacam e os que se tornam medíocres. E quando falamos de cinema, se o público não abraçar um ator o fazendo ser querido e ter fãs, seu destino é o rápido ostracismo. É o caso com a loirinha Pia Zadora, que nos anos 80 tentava desesperadamente emplacar como estrela sensual, mas terminou não atingindo seu objetivo, protagonizando alguns dos filmes mais lamentáveis do período. É claro também que Zadora se tornaria alvo do Framboesa de Ouro.

O cartaz de ‘A Mulher Só’, um drama sobre os bastidores de Hollywood que não deu muito certo, mas ressurgiu como cult.

No ano anterior, na que deveria ser a grande estreia da atriz nas telas, o drama Butterfly, passado na década de 1930, sobre uma relação incestuosa entre pai e filha, terminou “varrendo” as indicações no Framboesa com nada menos que 10 nomeações, incluindo pior filme e diretor. O filme levou três “prêmios”, entre eles dois para Zadora (pior atriz e pior estreia). No ano seguinte a atriz repetia a dobradinha com este A Mulher Só, que tentava ser um retrato dos bastidores de Hollywood, denunciando o que muitos artistas precisam passar pelo sonho do estrelato e trazendo Zadora como uma aspirante a roteirista. A Mulher Só bateu o recorde de Butterfly com 11 indicações ao Framboesa, incluindo as “vitórias” de pior filme, pior roteiro e pior atriz para Zadora. Mas não apenas isso, em 1990 concorreria ao pior filme da década e em 2005 ao pior filme dos primeiros 25 anos da premiação zoadora.

Embalos a Dois

Reunir Olivia Newton-John e John Travolta em tela parecia ser uma ideia vencedora, mas não foi bem assim.

No fim dos anos 70, John Travolta se tornava um astro de reconhecimento internacional graças a dois filmes que faziam uso de temática musical. O primeiro foi Os Embalos de Sábado à Noite (1977), que trazia em tela a febre das discotecas que dominava o mundo. O segundo veio logo no ano seguinte com Grease – Nos Tempos da Brilhante (1978), um musical mais tradicional passado nos anos 1950 e que o colocava para fazer par com a belíssima e saudosa Olivia Newton-John. Pode apostar que em tudo que dá certo, Hollywood irá apostar novamente. Assim, os produtores da Fox resolveram investir de novo na dobradinha de sucesso do clássico da Paramount, mas talvez o projeto encontrado para isso não tenha sido dos melhores.

‘Embalos a Dois’ nem de perto fez o mesmo sucesso de ‘Grease’, se tornando rapidamente um filme obscuro.

Os próprios Travolta e Newton-John procuravam um novo filme para estrelarem juntos e repetirem o sucesso do passado. A dificuldade para encontrar alguma coisa boa, no entanto, era grande e eles terminaram dizendo sim para Embalos a Dois (Two of a Kind), que nem de perto tem o charme e a graça de Grease. Nessa história mais mundana, atrapalhada e completamente sem noção, pegando o gancho das comédias celestiais em voga na época, Deus tem planos de destruir a Terra, a não ser que quatro anjos consigam provar que a humanidade merece ser salva. Para isso, eles precisam fazer com que os personagens de Travolta (um trambiqueiro de marca maior) e Newton-John (uma caixa de banco certinha) se apaixonem. Embalos a Dois recebeu 5 indicações ao Framboesa, entre elas pior filme, pior ator (Travolta) e pior atriz (Newton-John).

Tubarão 3-D

‘Tubarão 3’ utilizava de forma desavergonhada a técnica do “futuro”, os efeitos em 3D no início dos anos 80.

Se você acha que as continuações caça-níqueis são coisa de agora, você está muito equivocado. Voltando 40 anos no passado, nos deparamos com uma das mais sem-vergonha não apenas dos anos 80, como também da história do cinema – mas o pior mesmo ainda estaria por vir com o quarto filme de Tubarão em 1987. O primeiro Tubarão (1975), de Steven Spielberg, é uma das grandes obras-primas do cinema, foi o primeiro blockbuster da história e ainda hoje é querido, estudado e enaltecido. Com esse tesouro em mãos é claro que a Universal Pictures tentaria de novo, e três anos depois tiraria do papel Tubarão 2 (1978). A sequência nem de longe se equivale ao original, mas é um filme OK – mesmo com grande cara-de-pau de existir.

Dennis Quaid (no centro), Louis Gossett Jr. (à esquerda) e Bess Armstrong (à direita) são os protagonistas.

Agora, e quem disse que os produtores iriam parar por aí. Spielberg foi sábio de ter pulado fora logo após o primeiro. Aqui, chegávamos ao terceiro, onde o grande peixe assassino atacava num parque aquático de última geração – para os padrões de 1983. No filme, o então novato Dennis Quaid e o Louis Gossett Jr. (que havia acabado de ganhar o Oscar no mesmo ano por A Força do Destino) protagonizam. Tubarão 3 – que foi produzido utilizando a técnica dos efeitos em 3D que estavam a toda na época, foi indicado para 5 Framboesas de Ouro, incluindo pior filme, pior roteiro e pior ator coadjuvante para Gossett Jr.

Não deixe de assistir:

Hércules

O cartaz do Hércules da Cannon Films já preparava os fãs para sua dose de adrenalina.

O herói lendário da mitologia grega Hércules já recebeu inúmeras produções cinematográficas com seu nome, algumas fazendo uso de grande orçamento e outras nem tanto. É neste segundo quesito que se apresenta esta versão do personagem bancada pelo estúdio mais picareta de todos os tempos: a Cannon Films, cria dos anos 80. A delirante companhia cinematográfica dos primos israelenses Yoram Globus e Menahem Golan foi um verdadeiro marco que sintetiza muito o que foi a década de 80, com toda a sua glória e canastrice. E há 40 anos, ainda crescendo dentro da indústria antes de chegar ao seu auge, produzia sua versão do mitológico herói, personificado pelo fisiculturista Lou Ferrigno, imortalizado como a criatura monstruosa e esverdeada da Marvel, O Incrível Hulk, dos anos 70 até o início dos anos 80.

O musculoso Lou Ferrigno foi o ‘Hércules’ do estúdio picareta Cannon Films, há 40 anos.

A proposta da Cannon era criar um novo astro musculoso nos moldes de Arnold Schwarzenegger, que havia dado certo como Conan. Ferrigno certamente possuía o porte físico. O Hércules da Cannon, no entanto, misturava o misticismo e a fantasia com elementos da ficção científica atirando para todos os lados e colocando o invencível Deus grego para enfrentar dragões robóticos espaciais. Esse Hércules ganharia uma sequência dois anos depois, que nada mais era do que as cenas que haviam sido cortadas do original (e outras reprisadas mesmo), editadas para parecer um novo filme – no melhor estilo dois por um da Cannon. O primeiro Hércules foi indicado para 5 Framboesas de Ouro, incluindo pior filme e pior ator para Ferrigno, e “ganhou dois prêmios”, incluindo pior revelação para Lou Ferrigno.

O Imbatível

‘O Imbatível’ foi mais uma das picaretagens automobilísticas que o astro Burt Reynolds ficaria conhecido.

O astro Burt Reynolds fez carreira protagonizando filmes sobre corridas de carros – muitas décadas antes da franquia Velozes e Furiosos. Filmes como Agarra-me se Puderes (1977), Desta Vez te Agarro (1980) e Quem Não Corre Voa (1981) marcaram sua carreira. Mas quando foi a vez de lançar este O Imbatível, o público já não tinha mais o mesmo fascínio de ver o ator estrelando em filmes do tipo. Nesta coprodução entre a Universal Pictures e a Warner Bros, Reynolds interpreta um ás no volante, um piloto de NASCAR. Seu temperamento difícil começa a colidir com seu patrocinador, o dono de uma rede de restaurantes de frango frito no melhor estilo KFC. O Imbatível terminou recebendo nada menos que 5 indicações no Framboesa de Ouro, entre elas pior filme, pior atriz e revelação para Loni Anderson e levou o “prêmio” de pior ator coadjuvante para Jim Nabors.

Burt Reynolds se veste de frango em ‘O Imbatível’, já que seu patrocinador nas corridas NASCAR é uma rede no estilo KFC.

OUTRAS INDICAÇÕES

John Travolta aparece musculoso na continuação Os Embalos de Sábado Continuam – já que o filme foi dirigido por Sylvester Stallone (é sério!).

Outro filme que não escapou das nomeações do Framboesa de Ouro foi Os Embalos de Sábado Continuam. Acima citei que John Travolta marcou dois golaços seguidos no fim dos anos 70, com Os Embalos de Sábado à Noite e Grease, se tornando um astro. Mas quando foi a vez de providenciar “sequências” de tais clássicos há 40 anos, o ator deu com os burros n’água. Primeiro, se reuniu com Olivia Newton-John para a “continuação espiritual” de Grease, com Embalos a Dois (mencionado acima). E depois com a sequência oficial de seu outro filme famoso, com Os Embalos de Sábado Continuam (escrito e dirigido por Sylvester Stallone, acredite). O filme foi indicado para 3 Framboesas, incluindo pior ator para Travolta.

O musical romântico ‘Yentl’ trouxe Barbra Streisand como uma moça judia se disfarçando de rapaz. Ela recebeu nomeação como pior “ator”.

Com roteiro e direção de Barbra Streisand, Yentl fala sobre uma moça judia (papel da própria Streisand) que se disfarça de rapaz para entrar em seu treinamento religioso. Yentl recebeu 5 indicações ao Oscar, mas isso não impediu a produção de ser lembrada também no Framboesa com 3 indicações, incluindo a curiosa nomeação de “pior ator” para Streisand (brincadeira com seu papel no filme) e pior atriz coadjuvante para Amy Irving (que no mesmo ano seria indicada também na mesma categoria no Oscar pelo mesmo filme e mesmo papel).

O filme explotation de prisão feminina ‘Correntes do Inferno’ trouxe a menina de ‘O Exorcista’, Linda Blair, protagonizando.

Correntes do Inferno foi mais um filme que caiu no radar do Framboesa de Ouro há 40 anos. Estrelado por Linda Blair, a menininha de O Exorcista já crescida, no filme ela vive uma jovem que termina presa e precisa enfrentar os desafios do cárcere, nesta produção apelativa. O filme recebeu indicações de pior atriz para Blair e “venceu” o de pior atriz coadjuvante para Sybil Danning (que também estava no Hércules de Lou Ferrigno).

‘Yor – O Caçador do Futuro’ é um filme italiano que mistura Planeta dos Macacos, Conan e Star Wars. Hoje o filme virou cult.

Yor – O Caçador do Futuro é uma produção italiana de ficção científica, aventura e ação que pegava carona em sucessos de Hollywood como O Planeta dos Macacos, Conan e Star Wars – deu para ver a salada que ele mistura. Yor recebeu 3 indicações no Framboesa: pior revelação para Reb Brown, pior canção e trilha sonora.

O drama ‘Querelle’ marca por ser o último trabalho do prestigiado cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder, mas não escapou do Framboesa.

Coprodução entre Alemanha e França, Querelle foi o último filme do cultuado cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder. Mas e quem disse que o Framboesa liga para isso. Protagonizado por Franco Nero e Jeanne Moreau, quem estrela, porém, é Brad Davis no papel título, um marinheiro às voltas com a relação problemática e desafiadora de seus irmãos de serviço. Querelle recebeu 3 indicações no Framboesa, duas para piores canções originais e uma para pior trilha sonora.

Com direção do mesmo responsável por Rocky e Karatê Kid, ‘Uma Noite no Paraíso’ é protagonizado por Christopher Atkins, de A Lagoa Azul.

O loirinho Christopher Atkins, de A Lagoa Azul (1980), levou o Framboesa de Ouro de pior ator de 40 anos atrás por Uma Noite no Paraíso (da Fox), no qual interpreta um estudante universitário que começa um caso de amor com sua professora, e secretamente trabalha como stripper numa casa noturna. A direção é de John G. Avildsen (o mesmo do primeiro Rocky).

Do céu ao inferno. Faye Dunaway levou o Oscar por ‘Rede de Intrigas’. Mas há 40 anos foi indicada para pior atriz por ‘A Perversa’, da Cannon Films.

E sim temos mais produções da picareta Cannon Films no Framboesa de 40 anos atrás. A Perversa fala sobre uma nobre inglesa do Século XVII que resolve se transformar em uma ladra misteriosa apenas por diversão. Quem protagoniza é a Oscarizada Faye Dunaway, que prontamente foi nomeada para pior atriz no Framboesa.

Richard Pryor é um ícone do humor. Mas de quem foi a ideia de colocá-lo para protagonizar ‘Superman III’?

Tudo bem, até mesmo os maiores fãs dos filmes de Superman com o imortal Christopher Reeve admitem que o terceiro filme, Superman III, foi, digamos, uma produção estranha. Para começar tivemos pouco desataque para o homem de aço e muito para o comediante Richard Pryor, fã da franquia, que rouba o filme para si. No Framboesa também não gostaram e trataram de indicar para pior ator coadjuvante (Pryor) e pior trilha sonora.

O desconhecido terror ‘Estranhos Invasores’ não escapou do Framboesa de Ouro.

Com produção da Orion Pictures, Estranhos Invasores é um filme de terror e ficção científica que fala sobre alienígenas tomando conta de uma cidadezinha nos EUA, possuindo os humanos e encontrando resistência em um grupo de moradores. Nancy Allen (a Lewis de Robocop) e a vencedora do Oscar Louise Fletcher protagonizam. Mas foi Diana Scarwid quem recebeu a nomeação de pior coadjuvante no Framboesa.

QUANDO O FRAMBOESA ERRA

E quando o Framboesa erra? Flashdance e Scarface foram nomeados para pior roteiro e pior diretor respectivamente.

Ninguém é perfeito, nem mesmo o Framboesa de Ouro. Mesmo para zoar as produções mais mal faladas do ano é preciso ter talento. E entra ano e sai ano, o Framboesa termina por indicar filmes que seguem para se tornar extremamente adorados pela crítica e/ou o grande público. Esse ano, deram a  mancada de ter indicado uma criança ao prêmio de pior atriz (a menina Ryan Kiera Armstrong, de Chamas da Vingança) – coisa que o inimigo público número 1 de Hollywood (o Framboesa) já havia aprontado no passado ao indicar a pequena Aileen Quinn (então com 11 anos) para pior revelação e lhe dar o prêmio de pior coadjuvante pelo musical Annie. Ao menos com Armstrong se retrataram após severas críticas e retiraram sua indicação, além de prometerem eliminar a nomeação de crianças. Fora isso, há 40 anos, o evento do pior do cinema ainda nomeava o mestre Brian De Palma para pior diretor por Scarface (impensável, certo?), e o clássico absoluto Flashdance para pior roteiro.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS