sexta-feira, abril 26, 2024

Nostalgia Total! Grandes Thrillers dos anos 90 para Curtir na Star+ nesse Inverno!

Poucas coisas são tão gostosas no inverno quanto ficar em casa no quentinho em frente à TV assistindo a filmes e séries. De preferência com uma bebida quente e com os lanches de sua escolha. Seja com o mozão ou sozinho, este tipo de programa é simplesmente muito aconchegante. Só faltou mesmo a lareira – contida em 0,1% das casas em nosso país.

Para ajudar você a se aquecer nesse inverno, nada melhor do que um gênero que acelera os batimentos cardíacos e mantém qualquer um na ponta do sofá entretido. É claro que estamos falando dos filmes de suspense, carinhosamente conhecidos também como thrillers. Nessa nova matéria de dicas, separamos algumas das melhores produções do gênero contidas na Star+, o streaming adulto da Disney. Mas não apenas isso, porque como de costume essa é uma matéria nostálgica, que levará todos de volta para os anos 90 – tornando tudo ainda mais especial. Confira abaixo o que separamos para você.

Dormindo com o Inimigo (1991)

Começamos com um suspense gélido, que infelizmente ainda se mantém mais atual do que nunca. Há mais de três décadas, o filme discutia a violência doméstica contra mulheres e o feminicídio. Triste perceber que nesse quesito, trinta anos depois, as coisas não melhoraram muito. Quem estrela é a musa Julia Roberts, que escolheu esse projeto bem no ano seguinte de seu arrebatador ‘Uma Linda Mulher’, pelo qual recebeu sua segunda indicação ao Oscar e a primeira como atriz principal. Roberts viu potencial no roteiro de ‘Dormindo com o Inimigo’ e após a doce história de ‘Cinderela’ moderna, resolveu investir em algo mais sério e pesado.

Na trama Roberts vive Sarah, uma mulher que à primeira vista possui a vida perfeita. Casada com um sujeito galante e rico, numa casa dos sonhos, de começo o filme propositalmente nos leva a este pensamento de que a protagonista vive um conto de fadas. Mas é então que o longa nos apresenta uma guinada aterradora. Martin, seu marido, papel do sumido Patrick Bergin, é um abusador. Um sujeito violento, extremamente ciumento e desequilibrado, que espanca sua esposa sem cerimônia. Dependente dele, ela se vê prisioneira desta relação doentia. Porém, começa a formular um plano para fugir desta condição trágica e começar uma vida nova. ‘Dormindo com o Inimigo’, embora não seja perfeito e recaia em alguns clichês do gênero em seu desfecho, é um bom caso de estudo de psicologia na hora de apontar comportamentos tóxicos e abusivos de homens. E fez enorme sucesso em sua época de lançamento.

A Mão que Balança o Berço (1992)

Anteriormente, eu já havia falado aqui no CinePOP sobre este thriller que marcou a carreira da loira Rebecca De Mornay, e ainda se mantém como seu filme mais famoso até hoje. A premissa, assim como a do item acima, parte de um abuso cometido contra a mulher. Neste caso um abuso sexual cometido por um ginecologista contra suas pacientes – tema levantado para debate há mais de 30 anos em Hollywood. Após denúncias contra o criminoso, o sujeito se mata, acabando com o futuro feliz de sua própria família.

Leia também: ‘A Mão que Balança o Berço’ | Thriller gélido Completa 30 Anos e Está Disponível no Star Plus

Rebecca De Mornay interpreta a esposa do médico criminoso, que ao ter sua vida despedaçada e após perder tudo, inclusive o filho que carregava na barriga, decide se vingar da primeira denunciante e sua família. A trama só faz sentido se pensarmos que Peyton, a protagonista, sempre foi uma psicopata. É então que ela se finge de babá e arruma emprego cuidando dos filhos pequenos de Claire (Annabella Sciorra), planejando roubar para si a família da mulher. Apesar das incoerências e inconsistências do roteiro, ‘A Mão que Balança o Berço’, se visto meramente como thriller de entretenimento, cumpre sua missão de deixar o público tenso e esperando o que está por vir. Justamente por isso se tornou um dos maiores sucessos do início dos anos 90.

Não deixe de assistir:

Copycat – A Vida Imita a Morte (1995)

Aqui temos um thriller mais tradicional, pertencente ao subgênero de caça ao psicopata – que é um grande favorito dos fãs e continua instigando tramas badaladas, vide a série ‘True Detective’. No mesmo ano do icônico ‘Seven’, a veterana Sigourney Weaver estrela nesse eficiente longa da Warner como Helen Hudson, uma psicóloga sumidade no estudo da mente de psicopatas. Autora de diversos livros sobre o tema, Helen é atacada durante o intervalo de uma de suas palestras e quase assassinada. Assim, a especialista se tornou reclusa, petrificada pelo medo de deixar seu apartamento.

Porém, uma detetive da polícia, papel da vencedora do Oscar Holly Hunter (que um ano antes havia levado o prêmio de melhor atriz por ‘O Piano’), precisa da ajuda da psicóloga para encontrar um serial killer, que atua imitando as táticas de diversos outros psicopatas famosos da vida real – daí o título do filme em inglês (‘Copycat’, ou ‘imitador’). O interessante do filme é colocar como protagonistas da investigação em um filme do gênero duas mulheres, algo incomum no cinema mainstream da época, e que se torna herdeiro de ‘O Silêncio dos Inocentes’. A química entre essas personagens bem diferentes é um dos atrativos do longa e as atrizes dão conta do recado. ’Copycat’ é um dos filmes mais subestimados dos anos 90, que precisa ser descoberto pelos amantes do suspense e mais comentado.

Olhos de Serpente (1998)

Hoje o grande Nicolas Cage ensaia um retorno aos holofotes com filmes como ‘O Peso do Talento’, ‘Renfield’ e como um easter egg em ‘The Flash’. Mas ao voltarmos para meados dos anos 90, perceberemos que Cage era simplesmente um dos maiores astros do período. Vencedor do Oscar por ‘Despedida em Las Vegas’ (1995), o ator rapidamente se tornava um herói em filmes de ação logo nos anos seguintes, com blockbusters como ‘A Rocha’, ‘Con Air’ e ‘A Outra Face’. Já mais para o fim da década, Cage resolvia apostar em outros gêneros também, e ao lado do mestre Brian De Palma – então saído do sucesso ‘Missão: Impossível’ -, participava de um thriller onde nada parece ser o que é.

Na trama Cage vive o fanfarrão policial Rick Santoro, nessa produção da Paramount em parceria com a Disney, através da Touchstone Pictures. O protagonista é um falastrão corrupto, cheio de contatos com o submundo e que não hesita em receber sua propina. No entanto, ao estar presente em uma badalada luta de boxe, termina se tornando uma das “testemunhas” de um assassinato, quando as luzes do evento se apagam, um tiro é disparado e um corpo aparece. Agora, este personagem errático e falho precisará dar o seu melhor para desvendar uma grande conspiração. ‘Olhos de Serpente’ foi muito vendido na época de seu lançamento por conter um longo plano sequência, no qual vemos o protagonista Cage adentrando o estádio onde ocorrerá a luta, interagindo com diversos figurantes até chegar à sua cadeira.

Inimigo do Estado (1998)

Remetendo ao clássico de espionagem ‘A Conversação’, de Francis Ford Coppola, estrelado por Gene Hackman. Justamente por isso, o saudoso Tony Scott resolveu escalar o próprio Hackman como coadjuvante no papel de um ex-agente do governo, escondido da vigilância de seus ex-colegas. Quem protagoniza é Will Smith, em seu primeiro papel sério de destaque, após sucessos consecutivos de ‘Os Bad Boys’, ‘Independence Day’ e ‘Homens de Preto’. No filme, Smith vive o advogado Robert Clayton, que numa trama tipicamente hitchcockiana se envolve numa grande conspiração por estar no lugar errado, na hora errada.

Segredos governamentais de uma agência do alto escalão caem acidentalmente nas mãos do advogado, que agora se vê na mira de tais espiões para ser eliminado como queima de arquivo. O único que pode ajuda-lo é justamente o personagem de Hackman, que conhece todo o sistema. Produzido por Jerry Bruckheimer e pela Touchstone Pictures, da Disney, ‘Inimigo do Estado’ mostrou que Will Smith também poderia funcionar em filmes mais sérios, sem apelo cômico. E se o ator faz filmes dramáticos premiados hoje em dia, seu primeiro passo foi dado aqui neste longa.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS