sábado, abril 27, 2024

Novo documentário da Netflix está tirando o sono do público; Confira!

Intitulado ‘Conspiração Americana: Os Crimes da Octopus‘, o novo documentário disponível na Netflix explora a misteriosa morte de Danny Casolaro, jornalista investigativo que foi encontrado sem vida em seu quarto aos 44 anos.

Embora sua morte tenha sido considerada suicídio, as pessoas mais próximas e queridas dele estavam convencidas de que ele havia sido assassinado.

Essas alegações deram origem a uma teoria da conspiração chamada ‘O Polvo’, sugerindo que Casolaro estava perto de revelar verdades obscuras sobre os bastidores do governo norte-americano.

O jornalista acreditava que o governo estava supostamente ligado a aplicativos de espionagem dos cidadãos, lavagem de dinheiro e era liderado por funcionários corruptos.

A história era familiar aos jornalistas de Washington na década de 1980 – sobre a qual houve uma disputa de propriedade entre o Departamento de Justiça e uma empresa de tecnologia chamada INSLAW.

O desacordo parecia ser sobre os direitos de propriedade intelectual da futura tecnologia de espionagem, mas descobriu que era muito mais sério do que inicialmente parecia.

No início da década de 1990, ele era redator da editoria de informática da Computer Age, considerada uma novidade no jornalismo… Até que ouviu falar dos softwares de espionagem. Quando começou a se aprofundar nas pesquisas, encontrou pistas de crimes cada vez mais profundos que lidavam com o envolvimento de personalidades poderosas.

Depois de muita investigação, Casolaro acreditou ter descoberto uma organização oculta, envolvendo oito homens, daí o apelido ‘Octopus’ (Polvo, em inglês), já que cada um representava um braço do governo.

“Esses oito homens não são mais funcionários do governo, mas seus tentáculos podem atingir qualquer parte do governo em quase todos os países”, diz um dos trechos supostamente extraídos da pesquisa do jornalista.

Não deixe de assistir:

Casolaro pensou que tudo começou com um programa de computador chamado Promis, que ele acreditava ter sido associado a uma série de mortes suspeitas, então ele acabou ficando obcecado com o caso.

Em 10 de agosto de 1991, ele foi para Sheraton Hotel, em Martinsburg, na Virgínia Ocidental, esperando entrevistar uma importante fonte que lhe daria informações privilegiadas sobre o caso – mas nunca mais voltou de sua viagem.

Casolaro foi encontrado sem vida na banheira do quarto 517, e o que mais chamou atenção, além do sangue espalhado pelo banheiro, é que ele tinha de 10 a 12 cortes em seus pulsos.

No entanto, há diversos indícios de que o suicídio foi forjado porque ele representava uma ameaça.

Entre os críticos, a produção recebeu 88% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Entre as análises, o Decisor aponta que:

“Conspiração Americana: Os Crimes da Octopus’ é uma visão fascinante de um caso que não só tem enormes implicações… Mas também dá muitas reflexões sobre como os jornalistas podem se aprofundar em histórias que, às vezes, têm um começo bastante modesto, mas se transformam em verdadeiros escândalos.”

Confira o trailer:

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS