Após sua consagradora passagem por Cannes — onde venceu quatro prêmios, incluindo melhor direção, melhor atuação masculina, dos exibidores independentes e o prestigiado prêmio da crítica — O Agente Secreto desponta como um dos favoritos ao Oscar de Melhor Filme Internacional e de Melhor Ator para Wagner Moura. Nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, o fenômeno brasileiro continua a ganhar força na temporada de premiações com a inscrição da Neon, distribuidora estadunidense do filme, para sete categorias — e possibilidade de oito nomeações — ao Globo de Ouro 2026, consolidando sua campanha rumo ao Oscar.
Vale lembrar que a vitória de Fernanda Torres por Ainda Estou Aqui, no Globo de Ouro deste ano, foi o pontapé na corrida pela estatueta, levando o filme a ser visto por mais pessoas e conquistando três nomeações ao Oscar, além da primeira vitória brasileira. Portanto, antes da cerimônia da Academia, no dia 15 de março, as atenções devem estar voltadas para o Globo de Ouro, realizado em 11 de janeiro.

As categorias em que O Agente Secreto pode competir
De acordo com o comunicado da Neon aos votantes do Globo de Ouro, como já era previsto, o filme está na disputa pelas categorias principais: Wagner Moura em Melhor Ator em Drama, Kleber Mendonça Filho em Melhor Direção e Melhor Roteiro, além de Melhor Filme Internacional e Melhor Filme de Drama, representado pela produtora e esposa de Mendonça Filho, Emilie Lesclaux.
Leia também: Entrevista | Kleber Mendonça Filho em Cannes: entre a consagração de ‘O Agente Secreto’ e o desejo de um musical brasileiro [EXCLUSIVO]
A grande surpresa, entretanto, está por conta das categorias de coadjuvantes: Tânia Maria e Maria Fernanda Cândido sendo consideradas em Atriz Coadjuvante, e Gabriel Leone em Ator Coadjuvante, reforçando o peso do elenco da obra. Ainda assim, fica aquele desejo de ver o filme sendo considerado também nas categorias técnicas — como mixagem de som, edição e, claro, fotografia.

Lançamentos globais e expansão da campanha
A recepção calorosa em Cannes impulsionou a presença do filme em circuitos internacionais, com exibições em diversos festivais ao redor do mundo. Lançado no último dia 6 de novembro no Brasil, O Agente Secreto acumula mais de 700 mil espectadores em duas semanas e tem lançamento garantido em mais de 90 países da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Oceania, de acordo com a MK2, responsável pela comercialização internacional do longa.

Os próximos lançamentos acontecem no dia 26, quando o filme chega aos cinemas de Nova York; no dia 5 de dezembro, estreia em salas de Los Angeles, e, posteriormente, amplia o circuito norte-americano — etapa crucial para consolidar a campanha do Oscar. Embora o longa só estreia no dia 17 de dezembro na França, Kleber Mendonça Filho apresenta uma masterclass em Paris, no dia 26 de novembro, e outra no Festival Internacional de Marrakech, no Marrocos, entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro.
Por que O Agente Secreto virou o “queridinho” da temporada?
Após o fenômeno de Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, o público brasileiro tomou gosto por ver os nomes nacionais envolvidos com os internacionais e por organizar uma torcida de orgulho da nossa arte. A campanha ganhou ainda mais força neste fim de semana com a foto de Wagner Moura publicada no Instagram da The Academy por conta do Governors Awards, um evento pré-temporada de prêmios, que já ultrapassa 700 mil curtidas — repetindo o fenômeno ocorrido no ano anterior com Fernanda Torres. A repercussão gerou entusiasmo imediato entre cinéfilos, jornalistas e membros da indústria, incluindo até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Voir cette publication sur Instagram
Com impacto artístico, narrativa politicamente contundente e performances elogiadas, O Agente Secreto não apenas representa o cinema brasileiro, mas se posiciona como uma das obras estrangeiras mais fortes em disputa este ano. Caso alcance as oito indicações possíveis no Globo de Ouro, o filme de Kleber Mendonça Filho fará história e entrará de vez na disputa pelo Oscar.
