O novo documentário da Netflix, ‘O Dilema das Redes‘ continua reverberando entre os usuários da plataforma de streaming e está impactando até mesmo a forma como os internautas se relacionam com as mídias sociais.
E segundo um recente estudo realizado pela Decode – empresa de análise e pesquisa em big data – as buscas por “desativar/excluir Facebook” tiveram um aumento de 250% no Google, entre os dias 09 e 29 de setembro.
A produção, que teve sua estreia no dia 09 de setembro, traz relatos crus e honestos de especialistas em tecnologia e profissionais da área, que discutem a respeito dos perigos do uso excessivo das redes sociais, além de seus devastadores impactos na nossa vida, sociedade e até mesmo na democracia.
E ainda de acordo com o estudo, a busca por “excluir Instagram” também sofreu um crescimento de 100% no mesmo período, seguido pelas expressões “desativar notificações” e “desativar temporariamente”, com 110% e 120% – respectivamente.
Não é possível fazer uma relação direta entre os termos pesquisados e o documentário, mas é importante salientar que as buscas pela produção cresceram 200% no Google, com seu maior volume sendo no dia 20 de setembro.
É incerto dimensionar o impacto direto que o longa teve em sua audiência, mas fato é que ele levantou uma discussão popular entre os internautas, que – ironicamente – por meios das redes sociais refletiram sobre a produção.
Confira o gráfico com os detalhes apurados pelo levantamento:
Assista ao trailer:
‘O Dilema das Redes‘ faz parte da seleção oficial do Festival de Sundance 2020 e é dirigido por Jeff Orlowski e Larissa Rhodes.