sexta-feira, março 29, 2024

‘O Irlandês’: Guillermo del Toro faz análise do filme de Scorsese em 13 tweets emocionantes

A superprodução de Martin Scorsese, ‘O Irlandês’, conquistou a crítica especializada, alcançando 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Mas o longa não cativou apenas a imprensa, conquistando também um dos mais recentes vencedores do Oscar. O cineasta Guillermo del Toro ficou encantado com a nova produção do aclamado diretor e decidiu expressar todas as suas percepções e sensações em uma thread de 13 tweets.

Fazendo uma profunda análise sobre o drama, ele reflete sobre a perspectiva do cineasta sobre a temática de gangster, convidando seus seguidores a conferirem a produção nos cinemas.

Confira sua análise:

“Primeiro – o filme se conecta com a natureza epitáfia de Barry Lyndon. Trata-se de vidas que vieram e se foram, com toda a sua agitação, todo o seu drama, violência, barulho e perda… e como invariavelmente desaparecem, como todos nós desaparecemos… Foi no reinado de George III que os personagens mencionados viveram e brigaram; bom ou ruim, bonito ou feio, rico ou pobre, todos são iguais agora. Todos nós seremos traídos e revelados pelo tempo, humilhados por nossos corpos, despidos de nosso orgulho.

O filme é um mausoléu de mitos: um monumento fúnebre que pode esmagar os ossos abaixo dele. O granito deve durar, mas ainda assim transformamos em pó dentro dele. É o anti “My Way” (exibido em todos os casamentos de gângsteres do mundo). Lamenta que tenham tido mais do que poucos. A estrada não pode ser desfeita e todos enfrentamos o equilíbrio no final. Até o recurso de voice over tem DeNiro parecendo um absurdo.

Lembro-me, em um documentário sobre Rick Rubin – ele explicou como Johnny Cash cantando “Hurt” (tendo vivido e perdido e ido para o inferno e voltando) deu a ele uma dimensão que não poderia existir na voz de um jovem Trent Reznor. (mesmo que ele tenha composto). Este filme é assim. Scorsese começou de mãos dadas com Schrader, quando jovens, procurando por Bresson. Este filme transformou todos os mitos dos gângsteres em arrependimento. Você vive esse filme. Isso nunca vale para a sensualidade da violência. Nunca para o espetáculo. E, no entanto, é espetacularmente cinematográfico.

O filme tem o inexorável sentimento de uma crucificação – do ponto de vista de Judas. Cada estação da cruz permeada pelo humor e por um senso de banalidade – futilidade – personagens são introduzidos com seus epitáfios pop-up sobrepostos na tela: “É assim que eles morrem’. Eu nunca pensei que veria um filme em que eu torceria muito por Jimmy Hoffa – mas sim – talvez porque, no final, ele, como os Kennedys, também representasse o fim de uma majestosa estatura do pós-guerra na América.

Pesci é extremamente minimalista. Magistral. Ele é como um buraco negro – alguém que atrai planetas – matéria escura. DeNiro sempre me fascinou quando interpreta personagens que estão superando seu peso real – ou inteligência – é por isso que eu o amo tanto quanto Jackie Brown. Uma transferência interessante entre esses personagens: Pesci, que interpretou o monstro maquiavélico, recupera uma inocência senil, um esquecimento benigno e o personagem de De Niro – que operou em um espaço moral – ganha consciência suficiente – para sentir a solidão amarga.

Acredito que muito se ganha se cruzarmos nossas transgressões com a forma como nos sentiremos nos últimos três minutos de nossa vida – quando tudo se torna claro: ou traições, nossas graças salvadoras e nossa insignificância final. Este filme me deu esse sentimento. Este filme precisa de tempo – no entanto – ele precisa ser processado como um verdadeiro luto. Ele surgirá em estágios… Eu acredito que a maior parte de seu poder afundará, com o tempo, e provocará uma verdadeira realização. Uma obra-prima. O corolário perfeito [para] ‘Os Bons Companheiros’ e ‘Cassino'”.

O filme de máfia terá 3 horas e 30 minutos de duração (210 min), se tornando o filme mais comprido do diretor.

Mirando nas grandes premiações de 2020, a produção será lançada no dia 01 de novembro nos cinemas. Na plataforma, a obra tem estreia marcada para o dia 27 de novembro (quase um mês depois).

Robert DeNiro, Al Pacino, Joe Pesci, Harvey Keitel, Ray Romano, Anna Paquin e Bobby Cannavale estrelam o drama.  

A trama apresenta um mafioso conhecido como o Irlandês (De Niro), lembrando do seu possível envolvimento com a morte do sindicalista Jimmy Hoffa (Al Pacino).

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS