sexta-feira, abril 26, 2024

‘O Lobo de Wall Street’, ‘Os Suspeitos’, ‘Ela’ e os Grandes Filmes do Cinema que Completam 10 Anos de Estreia em 2023!

Parece que foi ontem que superproduções como ‘Homem de Ferro 3’, ‘O Homem de Aço’ e a animação ‘Frozen’ estavam sendo lançados nos cinemas. Mas isso já faz 10 anos. Inacreditável, não é? Pois bem, isso significa acima de qualquer outra coisa que estamos dez anos mais velhos, mas também mais sábios e experientes. Para os cinéfilos, isso se traduz em anos de bagagem e conhecimento cinematográfico – já que o maior estudo quando o assunto é cinema, é assistir ao maior número de filmes possível, e ao maior número de gêneros diversos e produções de todos os países.

Pois bem, nessa nova matéria iremos revisitar o passado e lembrar o que estava sendo lançado há 10 anos nas telonas. Lembrando que essa era uma época em que os streamings ainda estavam engatinhando e não possuíam conteúdo próprio. Ou melhor, não produziam seus próprios filmes, já que a Netflix, o primeiro dos streamings, já tinha seus seriados originais, vide ‘House of Card’ e ‘Orange is the New Black’.

Aqui iremos apresentar 10 filmes que consideramos grandiosos lançados há 10 anos nas telonas. Confira abaixo e diga se concorda. E caso contrário, liste nos comentários os seus 10 melhores filmes de 10 anos atrás nos cinemas. Vamos lá.

01) O Lobo de Wall Street

HD wallpaper: Movie, The Wolf of Wall Street, Leonardo Dicaprio, business |  Wallpaper Flare

O filme mais popular do cinema de dez anos atrás é a obra-prima de Martin ScorseseO Lobo de Wall Street’. Esse é um filme que embora seja longuíssimo também, assim como todos os últimos do diretor, não sentimos o tempo de projeção por ser também um filme altamente dinâmico, envolvente, engraçado e que nos deixa querendo assistir à próxima cena. É Scorsese retornando a seus tempos gloriosos em sua melhor forma. Esse foi o último filme verdadeiramente popular da carreira do diretor, que agradou gregos e troianos (até o momento); e conta com performances inspiradas e diferentonas de Leonardo DiCaprio, Jonah Hill e Margot Robbie.

02) Os Suspeitos

Outra obra-prima, essa do suspense. Aqui temos outro mestre na arte de contar histórias. Não por menos, o franco-canadense Denis Villeneuve se tornou uma das maiores vozes de Hollywood na atualidade. ‘Os Suspeitos’ é um baita thriller, um digno herdeiro de filmes como ‘Seven’ e ‘O Silêncio dos Inocentes’, ou seja, um roteiro inteligente e um clima de gelar a espinha. Como se não bastasse, Hugh Jackman entrega a melhor performance de sua carreira, como um pai desesperado, capaz de fazer de tudo para recuperar sua pequena filha que desapareceu sem deixar vestígios, sequestrada por alguém bem debaixo de seu nariz. Jake Gyllenhaal também estrela como o policial responsável pelo caso. Repleto de reviravoltas, este é um dos melhores longas da década passada.

03) Ela

Outro ponto alto da sétima arte de 10 anos atrás, ‘Ela’ é pura dor no coração, causada pelo sempre excelente Spike Jonze. O cineasta parece conhecer como ninguém os sentimentos que nem sabíamos que possuíamos dentro de nós, e o melhor, o diretor é capaz de tirar esses sentimentos e mostrar para a gente – que nos surpreendemos ao sentirmos algo que nunca havíamos imaginado. De uma história simples, Jonze é capaz de extrair um dos contos mais românticos da sétima arte. Em resumo, o filme fala sobre um coração cansado de sofrer, pela perda de um amor, que sabe que nada irá se igualar. Theodore, papel do vencedor do Oscar Joaquin Phoenix, está fechado para qualquer possibilidade de amor, mas termina descobrindo algo que transcende as relações humanas.

Não deixe de assistir:

04) 12 Anos de Escravidão

HD wallpaper: Movie, 12 Years A Slave, Chiwetel Ejiofor | Wallpaper Flare

Parece que foi ontem que fomos apresentados ao carisma, talento e beleza de Lupita Nyong’o, a atriz que roubou nossos corações e terminou vencendo o Oscar de coadjuvante como Patsey, uma das escravas que sofreram horrores nas mãos dos terríveis senhores de plantações no visceral ’12 Anos de Escravidão’. O filme, no entanto, é focado em Solomon Northup, um homem negro e livre, que termina sequestrado e escravizado, permanecendo 12 anos em uma plantação. O papel é brilhantemente interpretado por Chiwetel Ejiofor. ’12 Anos de Escravidão’ foi um dos grandes filmes de 10 anos atrás e levou o Oscar.

05) Capitão Phillips

Que Tom Hanks é um dos maiores e mais queridos astros do cinema de todos os tempos, todos nós estamos cansados de saber. O ator possui inúmeros sucessos para chamar de seus, colecionando um “golaço” atrás do outro. E há 10 anos, ele fez de novo, entregando dois dos melhores filmes daquela época. O primeiro dele foi sua primeira parceria com o diretor Paul Greengrass, baseado em uma história assustadoramente real. Imagina ser o capitão de um navio cargueiro, responsável por uma fortuna em mercadoria, e se deparar com piratas somalis em águas internacionais. É o pior pesadelo de qualquer profissional da área, e é o que acontece com o protagonista, que precisa contornar essa situação repleta de perigo e tensão. Um filme simplesmente eletrizante.

06) Rush – No Limite da Emoção

Se você está acostumado a ver o ator Chris Hemsworth sempre como o intérprete do bonachão Thor, da Marvel, esse filme irá te surpreender com uma performance cativante e repleta de carisma do ator. Com direção do vencedor do Oscar Ron Howard (‘Uma Mente Brilhante’), ‘Rush’ é uma história de superação e da rivalidade que moveu dois homens ao limite de seus dons – a corrida automobilística. Niki Lauda (Daniel Brühl) tinha tudo, era um profissional melhor e seguia todas as regras, só lhe faltava o carisma e o visual. Já James Hunt (Hemsworth) era o rebelde, mulherengo e que sabia curtir a vida. Além de tudo, ‘Rush’ nos ensina que o segredo é o equilíbrio para tudo na vida.

07) Gravidade

Quando foi concebido, ‘Gravidade’ trouxe um dos conceitos mais inovadores e únicos, que prometia desafiar o público. Era uma superprodução mirada ao grande público, mas que contaria apenas com dois atores o filme todo e quase não teria diálogos. Já pensou? Pois bem, o diretor mexicano Alfonso Cuarón pensou, e parou o mundo com a missão espacial mais recheada de adrenalina jamais mostrada em um filme. Para ajudar na narrativa, ele escalou os gigantes Sandra Bullock e George Clooney, juntos em tela pela primeira vez, como dois astronautas em uma missão fora da Terra que dá muito errado, e agora eles precisam lutar por suas vidas e para voltar ao planeta. É de tirar o fôlego.

08) Questão de Tempo

HD wallpaper: Movie, About Time | Wallpaper Flare

Agora temos na lista um dos melhores filmes de romance dos últimos 10 anos. ‘Questão de Tempo’ é uma dessas obras que aquecem o coração e nos fazem acreditar novamente na humanidade. Acreditar que o ser humano é capaz de coisas belas e de colocar o amor acima de qualquer outra coisa. De quebra, ‘Questão de Tempo’ também é um filme de fantasia, e assim como ‘De Volta para o Futuro’, mistura incrivelmente bem em sua trama a viagem no tempo, sem esquecer o mais importante: os personagens humanos e suas relações, já que tudo o que fazem é motivado pelo amor, seja à família ou a alguém querido. Por incrível que pareça, bem mais do que uma história de amor entre homem e mulher, o longa é também uma declaração de amor aos pais. E como diz o final: “tente viver o dia de forma positiva, você irá tirar mais da vida assim”.

09) Blue Jasmine

Uma das grandes obras-primas do diretor Woody Allen, aqui quem dá o show é a musa Cate Blanchett. Não por menos, ela levou o seu segundo Oscar aqui, numa performance poderosa. O que Allen faz aqui é pegar o conto clássico de Tennessee Williams, ‘A Streetcar Named Desire’ e o adaptou para 2013. No filme, Blanchett vive uma dondoca que sempre esnobou sua irmã, por ter gostos simples, e se envolver com sujeitos mundanos e grosseirões, que só a fazem sofrer. Blanchett tem tudo do bom e do melhor, até que põe tudo a perder e precisa se reinventar, pois perde sua boa vida da noite para o dia. Assim, precisa buscar abrigo na casa da irmã que sempre menosprezou. O final é um soco no estômago.

10) Walt nos Bastidores de Mary Poppins

Finalizando a matéria dos grandes filmes de 10 anos atrás, temos o anunciado segundo filme de Tom Hanks. Aqui ele vive Walt Disney, o mágico criador de sonhos, que construiu uma das maiores empresas do mundo, um conglomerado que é um estúdio, um canal, um streaming e um parque de diversões. E existe alguém mais apropriado para interpretar o sujeito lendário do que Hanks. O filme conta a batalha entre Disney e a escritora P.L. Travers, a autora de ‘Mary Poppins’. Disney queria levar a história aos cinemas, mas com o toque infantil de magia que fez sua companhia. Já Travers, papel de uma Emma Thompson em estado de glória, era osso duro de roer e cismava com tudo. Um filme perfeito para as festas de fim de ano.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS