Nos últimos dias, foi confirmado que Jacob Elordi (‘Saltburn’) e Margot Robbie (‘Barbie’) iriam estrelar a nova adaptação do clássico romance ‘O Morro dos Ventos Uivantes’, de Emily Brontë.
Todavia, a contratação de Elordi gerou inúmeras críticas entre especialistas literários em virtude da ambiguidade racial do personagem que irá interpretar, Heathcliff, e pelo fato dele continuar uma linhagem inescapável de atores brancos vivendo o protagonista da história nos cinemas.
Para aqueles que não sabem, Heathcliff é descrito nas páginas do livro como um “cigano de pele escura”.
Em entrevista ao The Daily Telegraph, Michael Stewart, diretor do Centro de Escrita Brontë, comentou sobre a escalação de Elordi, afirmando:
“No tocante a ‘O Morro dos Ventos Uivantes’, tivemos vários atores brancos interpretando um personagem que é etnicamente ambíguo. Porém, os tempos são os outros – e a forma como representamos certas pessoas e certas culturas na arte vem com responsabilidades que não existiam vinte anos atrás”.
Conversando com o mesmo jornal, a Dra. Claire O’Callaghan, editora-chefe do The Brontë Society, reiterou as palavras de Stewart, dizendo que “o perigo é que, na atmosfera cultural atual, contratar um ator branco para viver Heathcliff ignora a ambiguidade racial que claramente está no texto”.
Assinado por Brontë, o livro acompanha o Sr. Earnshaw que, após encontrar um órfão nas ruas, decide adotá-lo, levando-o para o Morro dos Ventos Uivantes — uma residência sombria onde mora —, dando a ele o nome de Heathcliff. Enquanto é bem recebido por Catherine, a filha do senhor Earnshaw, seu irmão mais velho, Hindley, sente ciúmes e desprezo, e faz de tudo para humilhá-lo.
À medida que crescem, nasce uma paixão avassaladora entre Catherine e Heathcliff, o que só faz aumentar o ódio do irmão. Após a morte do pai, a família entra em profunda crise financeira, e Catherine sente-se pressionada a se casar com Edgar Linton, um homem rico, para manter a posição social. Heathcliff não aceita o casamento e, por causa de seu amor obsessivo, decide partir, mas com o plano de voltar e se vingar de todos…
Robbie dará vida a Catherine Earnshaw.
A produção será dirigida por Emerald Fennell, que levou o Oscar de Melhor Roteiro Original pelo aclamado ‘Bela Vingança’ e que já trabalhou com Elordi no controverso ‘Saltburn’.
Fennell também entra como roteirista e produtora da adaptação.
As filmagens devem começar no Reino Unido, em 2025. Mais informações não foram reveladas.