sábado, abril 27, 2024

O Oscar é neste domingo! 10 Atores que Você Não Lembrava que Foram Indicados ao Prêmio máximo do Cinema

Oscar é indiscutivelmente o prêmio máximo do cinema. E a honraria que qualquer ator trabalhando na Terra almeja um dia, mesmo que muitos cismem em não dar o braço a torcer, dizendo que não se importam com isso. Acontece que a estatueta é a validação máxima da área, como uma demonstração de que o empenho foi recompensado. É claro que existem muitos atores excelentes, do mais alto nível, que não possuem sua estatueta ainda, outros sequer foram nomeados. Por outro lado, existem aqueles que gostaríamos que devolvessem seus prêmios. Brincadeiras à parte, o Oscar pode mudar a carreira de um artista e transformá-lo num astro.

Aquecendo os motores para a cerimônia do Oscar deste ano, que ocorre no dia 12 de março, falaremos sobre um tópico curioso aqui. O foco são os atores que embora muitos não lembrem e alguns sequer saibam, já foram indicados ao maior prêmio do cinema. Alguns até mais de uma vez. Outros inclusive saindo vitoriosos. Confira abaixo a lista que separamos para você.

Nicolas Cage

Hoje motivo de muitas piadas e memes, Nicolas Cage dá aos poucos a volta por cima em sua carreira, sabendo brincar e tirar sarro da própria condição de ator excêntrico. Em meados da década passada, o astro caiu no terreno das produções B e lançamentos direto para vídeo, estreando “trocentos” longas por ano – sem que nenhum conseguisse sobressair. O que muitos podem não lembrar ou saber é que Nicolas Cage não apenas foi indicado ao Oscar, como levou a estatueta de melhor ator por ‘Despedida em Las Vegas’ (1995). E não apenas isso, como Cage possui uma segunda indicação por ‘Adaptação’ (2002).

Tom Cruise

Tom Cruise é um dos maiores astros que Hollywood já viu, e consegue se manter no topo do jogo há nada menos do que 35 anos. Tal feito é para muito poucos. Ninguém duvida da condição de astro máximo que Cruise possui, no entanto, grande parte do público o associa apenas a esta imagem: do “cara dos blockbusters”, sem pensar que o ator também possui bastante talento dramático. A prova disso é que ele possui nada menos do que três indicações ao Oscar como ator, sendo duas como protagonista (‘Nascido em 4 de Julho’ e ‘Jerry Maguire – A Grande Virada’) e uma como coadjuvante (‘Magnólia’).

Sylvester Stallone

Seguindo a mesma linha de Tom Cruise, Sylvester Stallone marcou sua filmografia com grandes obras de ação. No entanto, sua carreira ficaria ainda mais enraizada em tal nicho, mas sem um apelo mais amplo, como as produções de Cruise. Hoje, Stallone segue se reinventando, seja por participações em filmes de heróis da Marvel e da DC, ou na franquia Os Mercenários (que ganha um quarto episódio este ano). Embora muitos achem difícil acreditar, Stallone já foi indicado não uma, mas duas vezes ao Oscar de melhor atuação – e o mais curioso: pelo mesmo papel. Com o feito, o ator se tornou um dos poucos intérpretes da história a ser nomeado pela Academia pelo mesmo personagem. Trata-se é claro de Rocky Balboa, nos filmes ‘Rocky – Um Lutador’ (1976) e ‘Creed – Nascido para Lutar’ (2015).

Eddie Murphy

Não deixe de assistir:

Outro ator que é símbolo dos anos 80, e que vem se reinventando para os novos tempos com produções de sucesso. Depois de ter amargado uma fase ruim desde o fim dos anos 2000, com produções infantis de pouco apreço, Murphy vem recolhendo elogios por seus mais recentes trabalhos, vide ‘Mr. Church’ (2016) e ‘Meu Nome é Dolemite’ (2019). Ele também tirou do papel sequências de alguns de seus filmes mais adorados, como ‘Um Príncipe em Nova York 2’ (2021) e ‘Um Tira da Pesada 4’ (a ser lançado em breve pela Netflix). O que muitos podem não lembrar, no entanto, é que Murphy tem uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo drama musical ‘Dreamgirls: Em Busca de um Sonho’ (2006).

Johnny Depp

Hoje, envolvido com inúmeras polêmicas em seu conturbado divórcio com a atriz Amber Heard, o astro Johnny Depp viu sua carreira ser prejudicada ao ser acusado de violência doméstica. O astro viu Hollywood começar a lhe virar as costas, e perder papeis em milionárias franquias como ‘Piratas do Caribe’ e ‘Animais Fantásticos’. Tudo, ao que parece, ficou esclarecido num julgamento muito badalado na mídia, em que as coisas parecem ter se voltado contra a ex-companheira do ator. Assim, quase nem lembramos que numa época não tão remota assim, Depp era um queridinho do público e dos críticos. Nessa fase, o ator fazia filmes que todo mundo queria ver e recebeu três indicações no Oscar para melhor ator protagonista quase consecutivas: pelos filmes ‘Piratas do Caribe’ (2003), ‘Em Busca da Terra do Nunca’ (2004) e ‘Sweeney Todd’ (2007).

Robert Downey Jr.

A vida realmente é uma grande montanha russa, onde um dia estamos por baixo e no outro estamos por cima. O segredo é não se desesperar, porque as coisas podem melhorar. Veja o caso com Robert Downey Jr., quando o ator parecia destinado a ser um eterno coadjuvante em filmes meia boca e séries de TV, graças a seus problemas com as drogas; surgiu uma grande oportunidade que o catapultou para o estrelato como nunca anteriormente em sua trajetória, o transformando simplesmente no maior e mais bem pago astro de Hollywood. Hoje, os mais novos sequer possuem conhecimento deste passado sombrio do ator. Antes desta época problemática, Downey Jr. havia conquistado uma indicação como protagonista na biografia de ‘Chaplin’ (1992). E já renovado, emplacou novamente no Oscar como coadjuvante, por ‘Trovão Tropical’ (2008).

Mark Wahlberg

Ex-rapper transformado em ator, Mark Wahlberg já foi um dia Marky Mark. Fora isso, a música corre na família, sendo o irmão do ator, o também ator Donnie Wahlberg um ex-membro da boy band dos anos 80/90, New Kids on the Block. Logo de cara, Wahlberg mostrou ao que veio no cinema, conquistando bons papeis como protagonista, em filmes como ‘Medo’ (1996) e ‘Boogie Nights – Prazer Sem Limites’ (1997). Com o passar dos anos, o ator se tornou um astro, sabendo mesclar bem papeis em superproduções, dramas, comédias e thrillers. Dez anos após sua estreia como protagonista nas telonas, Wahlberg recebia uma nomeação ao Oscar de melhor ator coadjuvante no sucesso de Martin Scorsese, ‘Os Infiltrados’ (2006).

Jeremy Renner

Uma das coisas mais legais em relação aos filmes de super-heróis da Marvel, ou de qualquer outro estúdio na verdade, é trazer para o elenco de suas produções atores badalados e que acabaram de ser indicados ou vencer o Oscar. Isso só é possível devido ao sucesso de tais produções e o investimento pesado que tais estúdios aplicam nestes filmes. Isso remete lá de trás, quando Marlon Brando e Gene Hackman aceitaram fazer ‘Superman – O Filme’, e Jack Nicholson disse sim para ‘Batman’ (1989). Desta forma, quando foi contratado pela Marvel para viver o sagaz Gavião Arqueiro, o ator Jeremy Renner já tinha as suas duas indicações ao Oscar, embora muitos não saibam. Como ator protagonista por ‘Guerra ao Terror’ e como coadjuvante por ‘Atração Perigosa’.

Jesse Eisenberg

Com seu jeito de rapaz nerd e assustado, muitos podem considerar que o franzino Jesse Eisenberg sempre faz o mesmo tipo de papel, mudando apenas os filmes em que está inserido. E bem, isso não está de todo errado. No entanto, seu jeito casou como uma luva para o papel de Mark Zuckerberg, o nerd criador da primeira grande rede social do mundo, o Facebook. Estamos falando do filme ‘A Rede Social’ (2010), de David Fincher, sucesso em seu respectivo ano no Oscar. De quebra sobrou uma indicação para Eisenberg na categoria principal de atuação masculina, a única de sua carreira até o momento. O ator até tentou repetir o mesmo personagem para o vilão Lex Luthor em ‘Batman vs. Superman’ (2016), mas não deu muito certo.

Djimon Hounsou

Você com certeza já viu o ator Djimon Hounsou em alguma produção, embora ele seja um destes atores-personagens que o grande público não consegue lembrar seu nome – ou talvez neste caso, não consigam sequer pronunciar. O ator de origem africana parece estar em todos os lugares ao mesmo tempo, aparecendo em tudo quanto é tipo de produção, embora na maioria das vezes sempre relegado a pequenas participações em papeis coadjuvantes. O ator já pipocou até na franquia ‘Velozes e Furiosos’, no sétimo filme, além de aparecer no MCU (em ‘Guardiões da Galáxia’ e ‘Capitã Marvel’) e nos filmes da DC (‘Aquaman’, ‘Shazam’, ‘Adão Negro’ e ‘Shazam 2’). O que talvez muitos não saibam, é que além de ser o “arroz de festa” oficial de Hollywood, Hounsou tem também no currículo duas indicações ao Oscar como coadjuvante, por ‘Terra dos Sonhos’ (2002) e ‘Diamante de Sangue’ (2006).

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS