Mais recente sensação da Netflix, o suspense espanhol ‘O Poço’ está dando o que falar! O filme que estreou no Festival de Toronto de 2019 se passa em uma prisão estruturada em andares. Aqueles que estão nos andares superiores acabam comendo melhor, porque recebem a comida primeiro, e os que estão abaixo estão sempre em piores condições. Se você já assistiu ao filme, provavelmente também ficou em choque com o desfecho, certo? Nós também!
A sensação de um arco final que transforma a história e traz uma ampla reflexão, como acontece em ‘O Poço’, é uma estratégia arriscada: ela pode colocar um filme no panteão dos inesquecíveis quando bem usada, mas pode ser fatal qual mal desenvolvida ou mal apresentada. Pensando nisso, o CinePOP reúne outros 10 filmes sagazes com finais surpreendentes que estão disponíveis na Netflix só te esperando. Partiu maratona?
1- The Perfection
Protagonizado por Alisson Williams (do ótimo Corra!, também na Netflix), ‘The Perfection’ fez um burburinho no Fantastic Fest de 2018, e trata-se de um terror psicológico escrito e dirigido por Richard Shepard (Girls). Na história, acompanhamos a vida de Charlotte Willmore, uma ex prodígio do violoncelo que se encanta com Lizzie (Logan Browning), a nova pupilo da academia em que Charlotte estudava. O encontro causa um choque entre as duas e leva ambas a caminhos bastante sinistros.
Se você gosta de reviravoltas, prepare-se! ‘The Perfection’ está cheio delas e o filme vai se tornando mais e mais intenso e um tanto insano. Ele divide opiniões, mas tem um final que promete te deixar de queixo caído.
2- Fratura
O filme gira em torno de uma família cuja vida muda completamente quando uma tragédia se abate sobre eles durante as férias. Joanne e Ray levam a filha, Peri, para o hospital após um acidente. Enquanto a mãe leva a criança para fazer os exames, o pai acaba adormecendo na sala de espera. Quando ele acorda, as duas desapareceram e ninguém do hospital sabe informá-lo do que aconteceu.
Lançado em 2019, ‘Fratura’ se transformou em um queridinho na Netflix e traz reviravoltas intensas e um ritmo frenético e muito bem estruturado, além de uma ótima atuação de Sam Worthington.
3- The Invitation
Este longa de 2015 é daqueles mais lentos, que vão construindo a tensão aos poucos, e a premissa é bem simples: um homem aceita o convite para a festa da ex-mulher e se envolve em conflitos e conversas das quais não queria fazer parte. As reviravoltas espalhadas ao longo do filme de Karyn Kusama ajudam a explicar o que está acontecendo, mas não são apenas elas que fazem deste filme uma ótima escolha. O filme não se escora neste artifício para prender o espectador, o que só torna toda a experiência de assistí-lo ainda mais interessante.
4- Um Contratempo
O espanhol ‘Um Contratempo’ acompanha a resolução de um crime, pelo ponto de vista do principal suspeito. A ideia de ir montando o quebra-cabeça com as poucas peças do jogo às quais temos acesso torna toda a jornada mais interessante, sobretudo porque o público não sabe se pode confiar na palavra do personagem. Será?
Este é mais um suspense que estreou de mansinho na Netflix e ganhou o público justamente pela surpresa que guarda no final. Mais uma vez, todo o clima é muito bem construído pelo roteiro, e a reviravolta se transforma na cereja do bolo.
5- Aniquilação
Saindo um pouco da vertente de suspense e terror, Aniquilação é uma ficção científica, mas também carrega muitos traços de um thriller psicológico. A história acompanha um grupo de exploradoras que entra em uma região tomada por uma anomalia para tentar descobrir o que aconteceu na área. Estranhos acontecimentos vão modificando quem elas são e a forma como pensam. E uma coisa que não falta neste filme é surpresa.
‘Aniquilação’ é escrito e dirigido por Alex Garland, e carrega a sua assinatura e gosto por elementos e metáforas misteriosas. Além disso, tem ótimas atuações de Jennifer Jason Leigh, Tessa Thompson e Natalie Portman.
6- Eli
Eli é um jovem menino, portador de uma doença rara que não pode sair de casa e, por isso, leva uma vida bastante solitária. Quando ele começa a fazer um tratamento experimental, começa a ver fantasmas e espíritos maliciosos em sua casa. O que está acontecendo? O que está causando isso?
Dirigido por Ciaran Foy, ‘Eli’ tem um final de tirar o fôlego que explica a razão por trás das visões. Será que você consegue descobrir o que é?
7- Garota Exemplar
Onde está Amy Dune?
Exímio contador de histórias de suspense, David Fincher traz, nesta adaptação do livro de Gillian Flynn, Ben Affleck e Rosamund Pike como protagonistas. Affleck vive um marido em busca da esposa desaparecida, tentando encontrar pistas que dêem conta de quem foi o responsável pelo possível sequestro ou assassinato. Ao longo do filme, vamos sendo apresentados a vários pontos de vista de quem são Amy e o marido, Nick. E o final… só vendo!
8- Se7en – Os Sete Crimes Capitais
Dá-lhe David Fincher! Morgan Freeman e Brad Pitt vivem uma dupla de investigadores em busca de um assassino em série, que tem como alvos pessoas que representariam os sete pecados capitais. A dupla precisa correr contra o tempo para impedir que mais pessoas morram, enquanto temem pelas próprias vidas.
Dono de um dos finais mais surpreendentes do cinema, ‘Se7en’ é perturbador no melhor dos sentidos, brutal e dificilmente um filme que alguém esqueceria. Se você ainda não assistiu, corra!
9- O Grande Truque
O que seria de uma lista de filmes com finais chocantes sem Christopher Nolan? Lançado em 2006, ‘O Grande Truque’ é uma verdadeira boneca russa de surpresas e reviravoltas, um prato perfeito para os amantes de histórias surpreendentes. O mistério conta a história da rivalidade entre dois ilusionistas britânicos no século 19, cujos esforços para superar um ao outro levam a extremos quase inimagináveis.
The Prestige (título original) tem roteiro escrito por Christopher e Jonathan Nolan, e o gosto de ambos por contar histórias que se desenvolvem feito quebra-cabeças fica bem evidente, sobretudo porque o filme desafia o espectador do início ao fim. Aceita?
10- Amnésia
Dobradinha Nolan? Temos! O aclamadíssimo traz Guy Pearce no papel de Leonard, um rapaz que sofre de um tipo de “perda de memória recente”, e está em busca do homem que estuprou e assassinou sua esposa.
A estrutura não-linear de ‘Amnésia’ é um dos elementos que fazem com que as surpresas que o roteiro esconde tenham um efeito ainda mais impactante para o público. Se observar os detalhes para tentar montar a ordem dos fatos acaba se tornando um jogo para a audiência, Amnésia vai além de ser uma simples busca pelo fator surpresa, fazendo disso algo essencial para o que pretende contar. Referência em termos de linguagem cinematográfica, o filme acumula duas indicações ao Oscar, e é daqueles que valem a pena rever para ampliar a percepção.