domingo, junho 16, 2024

‘O Problema dos 3 Corpos’: Série enfrenta POLÊMICA na China; Entenda!

A ambiciosa série sci-fi ‘O Problema dos 3 Corpos’ chegou recentemente ao catálogo da Netflix e, apesar de ter conquistado os assinantes da plataforma de streaming, está enfrentando certas controvérsias no mercado chinês.

A polêmica em questão envolve a sequência de abertura da produção, ambientada na Revolução Cultural Chinesa de 1966 em uma universidade de Pequim. Na cena em questão, um professor de física é brutalmente assassinado pela Guarda Vermelha Comunista após se opor às ideologias do governo – enquanto as outras pessoas protestam a favor da execução.

Pouco depois, a série entrou nas tendências das redes sociais após ter alegadamente incitado uma “fúria nacionalista” no país (via CNN). Alguns espectadores acusaram Hollywood de ter intencionalmente retratado a China sob uma perspectiva negativa através da descrição da Guarda Vermelha.

Em uma entrevista de 2022, David Benioff, co-showrunner da produção, comentou sobre os tons antiautoritários da cena, afirmando que:

“Tendemos a nos mover em ciclos em termos de história humana e estamos a passar por um determinado período do ciclo neste momento. Existem muitas diferenças muito significativas entre a época atual e a Revolução Cultural. Mas também existem algumas semelhanças. Nunca foi algo em que pensássemos: ‘devíamos fazer este programa porque queremos fazer um comentário sobre isso’. Mas é interessante que os paralelos existam e sejam difíceis de ignorar.”

E você? O que acha sobre a polêmica?

Baseada na trilogia homônima de ficção científica do autor Liu Cixin, a série é ambientada numa China futurista e mostra alienígenas do sistema solar vizinho se preparando para invadir a Terra.

Esse sistema consiste em três estrelas orbitando umas às outras em um sistema de três corpos. Um único planeta habitável existe lá, frequentemente sofrendo mudanças extremas de temperatura e clima, causando um ciclo de mortalidade fora do normal.

Nas redes sociais, os assinantes da plataforma estão rendendo elogios à produção, ao mesmo tempo que estão intrigados com a narrativa devido à forte linguagem científica e aos eventos capazes de dar um nó até mesmo na mente do maior fã de teorias sci-fi.

Confira as reações:

Não deixe de assistir:

indo pro terceiro episódio de o problema dos 3 corpos e tô gostando bastante…

Relembre o trailer e siga o CinePOP no Youtube:

Entre os críticos, a atração recebeu 73% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Confira algumas das análises:

“‘O Problema dos Três Corpos‘ certamente tem seus pontos altos, mas a oscilação da trama consegue diminuir qualquer boa vontade que os episódios evocam com o público.” – AwardsWatch

“É uma virada de página absoluta que muda de modo e gênero com confiança, atuando como um forte retorno para os showrunners de ‘Game of Thrones’, David Benioff e DB Weiss.” – Paste Magazine

“O que realmente faz a série funcionar são os personagens e, embora eles possam demorar para conquistarem o público, você estará torcendo por eles no final.” – The Mary Sue

“Mesmo com vários desvios inteligentes em relação ao material original, a primeira temporada do programa é, na melhor das hipóteses, um drama mediano. E embora o espetáculo interplanetário criado por David Benioff e DB Weiss seja grandioso, pouco dele chega perto de replicar o sucesso de ‘Game of Thrones’.” – Rolling Stone

Benioff e Weiss continuam sendo mestres em adaptação e, junto com o roteirista Alexander Woo, abriram um ponto de entrada acessível para uma história profundamente esotérica, ao mesmo tempo em que reproduzem a ação em um escopo adequadamente épico.” – Variety

O projeto prevê, pelo menos, três temporadas.

“A decisão fatídica de uma jovem na China dos anos 1960 reverbera no espaço e no tempo até os dias atuais. Quando as leis da natureza se desfazem inexplicavelmente diante de seus olhos, um grupo unido de cientistas brilhantes une forças com um detetive inabalável para enfrentar a maior ameaça na história da humanidade.”

A direção fica a cargo do indicado ao Oscar Derek Tsang (‘Dias Melhores’)

Além de D.B. Weiss e David Benioff, Alexander Woo, roteirista de ‘True Blood‘, também escreve a adaptação.

 

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS