terça-feira, abril 23, 2024

O que AMAMOS e ODIAMOS ao assistir a um filme no cinema…

Assistir a um filme no cinema é uma experiência. Muitas vezes boa, porém ruim em outras. Do momento que a pessoa entra na fila da sala até subir na tela os créditos finais da produção, há muitos pequenos acontecimentos que podem ajudar ou atrapalhar, divertir ou irritar, fazer bem ou mal ao espectador.

Há algumas situações que são recorrentes. Algumas claramente boas, outras obviamente ruins e uma parte em que não há um lado certo.

Que tal vermos alguns exemplos?

 

Assistir a um filme 3D que não tem nada de 3D

É comum em muitos cinemas, principalmente na semana de estreia do filme em questão, ter a maioria dos horários com apenas sessões em 3D. O objetivo claramente é lucrar e o público, na ânsia de assistir logo, compra mesmo pagando mais caro se comparado a uma sessão comum, em 2D. Então ela entra na sala de cinema, coloca os óculos e…não há nenhuma cena em que de fato o 3D cause uma sensação de imersão. É como se tivesse visto a obra cinematográfica em sua forma cria. Tudo igual. Com a diferença de que o cidadão pagou mais caro pelo ingresso.

E há casos ainda piores neste mesma situação: Pessoas que usam óculos. Além de pagar caro e não ter nada de cenas 3D para tornar a experiência de assistir melhor, o indivíduo ainda tem que usar um óculos sobre o outro. Haja sofrimento!

 

Não deixe de assistir:

Comer durante a sessão (principalmente no trailer)

Há alguns cinéfilos puristas que defendem que as pessoas no cinema devem comer apenas pipoca. O motivo? Não faço ideia. Talvez tradição. De todo modo, seja pipoca, pizza, hambúrguer, chocolate ou quaisquer outros lanches, é bom se alimentar assim que entra na sala de cinema. Independentemente do que o indivíduo come, o ideal é que não faça muito barulho. E é o que geralmente acontece, visto que a maior parte dos espectadores deixa para comer durante os trailers e diminui muito o ritmo quando o filme começa. Deixa a gente comer hambúrguer, pô! É melhor que pipoca.

 

Ir com altas expectativas pro filme e se decepcionar…

Essa dói. Você fica durante meses esperando aquele filme estrear, assiste ao trailer inúmeras vezes, vê que o elenco é ótimo, compra ingresso para a estreia, tudo lindo. Mas aí chega na hora e… é uma decepção. Um filme ruim. Maldita seja a expectativa! É ruim demais quando isso acontece. Ao sair da sala de cinema, uma mistura de tristeza e ódio. Talvez seja daí que surjam os haters.

 

Ir à sessão sem esperar nada e se surpreender positivamente…

Por outro lado, é muito bom quando ocorre o inverso. A pessoa está sem nada para fazer, olha os horários das sessões, escolhe um mesmo sem saber muito sobre o filme, assiste e…se encanta! Não ter nenhuma expectativa e ver que aquilo que passou em tela é de grande qualidade gera uma grande satisfação. Geralmente isso acontece com obras que independem de material original como livros ou HQ’s. São filmes que não estão nos maiores holofotes da mídia.

 

Crianças 

Sim, nós entendemos que eventualmente não tem como deixar o filho ou filha com outra pessoa, mas às vezes é necessário um bom senso. Entrar com um bebê na sessão faz com que a pessoa fique ciente de que ele pode chorar e gritar a quaisquer momentos, prejudicando assim a experiência das dezenas de pessoas ao redor. O ideal seria é que crianças de tão pouca idade fossem levadas apenas a filmes totalmente direcionadas a elas.

 

Grupinho “zoeiro”

Essa é clássica. Sempre tem aquele grupinho de amigos, de umas 4 a 6 pessoas que senta junto e fala durante o filme todo. Todos à volta estão odiando aquelas pessoas atrapalhando, mas eles acham que estão sendo um sucesso. Piadinhas, risos em momentos desnecessários e tudo mais. Não dá.

 

Sala cheia sentindo a vibração do filme juntos

Alguns gostam, outros não. Há filmes em que todo o público presente na sessão se empolga com determinada cinema e você sente a energia de diversas formas, geralmente com aplausos e gritos. Isto acontece com uma maior frequência em sessões de estreia de filmes blockbuster. Citando um exemplo, em Vingadores: Guerra Infinita, no momento em que Thor chega à Wakanda a sessão vai abaixo, como se fosse um estádio de futebol. Uma divertida -e para alguns, chata – experiência. Por falar em aplausos, há também aqueles que aplaudem ao término do filme, quando o consideram muito bom. Será que isso faz sentido, já que os atores e diretores não estão ali presentes para “receber” os aplausos? Com sentido ou não, é um modo do público demonstrar que adorou o filme.

 

Sair antes dos créditos nos filmes da Marvel

Como já dizia o Capitão Nascimento em Tropa de Elite: “20 anos de curso, pô!”. A essa altura do campeonato, é de fazer chorar que as pessoas levantem e saiam da sala de cinema assim que termina o filme propriamente dito. A cada vez é mais raro isso acontecer, porém ainda é possível ver muitos indo embora sem saber que há a famosa cena pós crédito em todo filme da Marvel.

 

E você? Lembrou de mais alguma situação típica no cinema? Escreva aqui nos comentários!

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS