sábado, abril 27, 2024

O Que Esperar do Live-Action de ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’?

Se você está na faixa dos 40 anos e viveu num lar com televisão (veja bem, pode parecer incrível, mas até os anos 1990 nem todas as casas tinham uma televisão, que dirá tv a cabo!) significa que você provavelmente teve uma infância marcada por um desenho animado (naquela época a gente chamava assim, mas hoje se chama anime) icônico: Os Cavaleiros do Zodíaco!

Misturando traços dos mangás japoneses com a mitologia grega e altas doses de drama pesaaaado, o desenho, passado na então Rede Manchete, conquistou a garotada que voltava da escola no fim da tarde. Não só isso: muitos papais e mamães entraram na onda, até para acompanhar o que era esse desenho de que as crianças tanto falavam. Então, seguiram-se álbuns de figurinha (há poucos anos foi até relançado pela Panini), bonecos articulados, camisetas e todo tipo de produto relacionado. Lembrem-se que estamos falando aí de meados dos anos 1990, época de transição econômica para o plano real, da abertura para a globalização e um tempo pré-internet! Ou seja, só o fato de todo esse material chegar aqui no Brasil já era um milagre!

E agora, em pleno 2023, quase trinta anos após sua estreia no Brasil, no próximo abril o mundo irá conhecer a versão em live-action da história dos 5 protetores de Athena. Mas… o que podemos esperar desse filme?

1 – Diálogos em inglês

Apesar de ser uma história japonesa que se mistura com a mitologia grega, a produção do live-action é dos Estados Unidos, logo, os diálogos não serão em japonês, e sim em inglês. Dá pra entender a escolha, afinal, o lançamento do live-action também é uma tentativa de (re)popularizar o anime a nível mundial, principalmente com as atuais gerações do Ocidente.

2 – Pegada de Super-Herói

Já que na última década os super-heróis invadiram as telonas, não se surpreenda se o live-action dos CDZ tiver essa pegada, ou seja, efeitos visuais apocalípticos, falas de efeito e muito CGI para transformar os poderes dos Cavaleiros em verdadeiros superpoderes, desses que preenchem a telona a la ‘Batman vs Superman’. Em outras palavras: o filme vem pra fazer frente às grandes produções da Marvel e DC, e tem tudo para competir de igual pra igual.

Não deixe de assistir:

3 – O Começo

Como diz o título, ‘Os Cavaleiros do Zodíaco: O Início’ provavelmente contará, bom, o início de tudo. Para quem assistiu ao anime (e a ver pelo que está sendo divulgado no teaser) o longa provavelmente contará como Seya se tornou o Cavaleiro de Pégasus e como Saori se tornou Athena. Por conta disso, também deverá ser abordado como cada um dos cavaleiros foi escolhido por suas armaduras para, enfim, defender Athena e a Terra.

4 – Pegada mais adulta

No anime e no mangá os jovens que vestem as armaduras do Zodíaco são bem adolescentes, na faixa dos 13 aos 15 anos. Ikki de Fênix seria um dos mais velhos do núcleo principal, na faixa dos 16 anos. Já os Cavaleiros de Ouro às vezes passavam dos 20 anos, mas não muito mais que isso (com exceção do Mestre Ancião, claro). Porém, tudo indica que no live-action a faixa etária da garotada irá subir uns dez anos, e provavelmente o drama adolescente ficará em segundo (ou terceiro) plano. Podemos entender isso já que não está claro no teaser se o encontro entre Seya e Athena se dará no orfanato, como no mangá original, bem como o encontro com os outros quatro cavaleiros.

5 – Esqueça a série da Netflix

Uns anos atrás a Netflix lançou uma série animada com um traço arredondado que pretendeu resgatar os CDZ. Você viu? Se não viu, nem precisa, pois o live-action será muito melhor…

6 – Os 5 Cavaleiros

Tudo indica que nessa trama, apesar de centrada no Seya, o live-action acompanhará a primeira temporada do anime, limitando-se a introduzir os cinco protagonistas e o enredo geral (proteger Athena, o planeta Terra etc). Então, neste filme vamos ver o Seya sendo recrutado, assim como deveremos ver Shun e Ikki juntos entrando para o time (a contragosto, já sabemos) e também o Hyoga de Cisne e Shiryu de Dragão, com seus universos particulares da Sibéria e da China.

7 – Ocidentalismo

Bom, né, nem tudo será 100% oriental em ‘Os Cavaleiros do Zodíaco: O Início’, pois parte do elenco principal está sendo destinado a atores ocidentais. Assim, teremos Sean Bean (sim, ele de novo! O grande arroz de festa das grandes produções, que já participou de ‘O Senhor dos Anéis’, ‘Game of Thrones’, ‘Silent Hill’ e ‘Percy Jackson’) como Alman Kido, talvez substituindo o avô de Saori (Mitsumasa Kido), mas definitivamente relacionado à Saori, já que os dois compartilham o mesmo sobrenome e é ele quem dá a notícia para Seya, sobre se tornar cavaleiro. E pelo close-up do trailer, Saori também não será oriental. Além disso já está confirmado a participação de Famke Janssen (você a conhece das franquias ‘X-Men’ e ‘007’) e Madison Iseman (‘Annabelle’ e ‘Jumanji’). Também não temos nenhum japonês ou oriental creditado no roteiro e a direção do longa ficou nas mãos de Tomasz Baginski, produtor executivo da série ‘The Witcher’. Ou seja né, é pra agradar aos dois públicos, dada as devidas liberdades criativas. Até por conta disso, nesse primeiro filme tudo indica que as brigas não serão entre os cavaleiros, mas sim contra um outro inimigo de preto (talvez uma repaginada nos Cavaleiros Negros?) que usam armas de fogo, que é a assinatura do Ocidente na hora das brigas né.

8 – Dramaaaa

Se não for pra ter muito drama, então é melhor nem fazer filme, né? Uma das principais características de ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’ é que toda temporada todo mundo morria e todo mundo revivia. Então, se não for pra todo mundo morrer no filme e depois reviver, melhor nem mexer com os fãs né? Apesar disso, não deve rolar sangue no live-action, já que a classificação indicativa está para PG13+, ou seja, acima de 13 anos.

9 – Cavaleiros secundários

Já no teaser podemos observar que teremos nesse filme a presença de Marin, cavaleira de Águia, também conhecida como irmã de Seya. Logo no início também vemos a silhueta do que parece ser o Shura de Capricórnio. E onde tem um cavaleiro de ouro, pode ter mais…

10 – Continuações

Já é sabido que ‘Os Cavaleiros do Zodíaco: O Início’ tem um contrato para ser três filmes, a depender do agrado do público. E, como diz o título, é só o início. Nessa pegada, é capaz que os próximos dois filmes abordem a Saga das 12 Casas, e aí será elevado o cosmo do nosso coração…

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS