sábado, abril 27, 2024

‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder’: Quem é Morgoth? Confira!

Após longos anos de espera e expectativa, os fãs finalmente testemunharam a estreia de ‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder‘, série que adapta as obras de J. R.R. Tolkien durante a segunda era da Terra-Média.

A produção da Amazon Prime começa contextualizando a história dos Elfos e como eles foram parar na Terra-Média, enviados para lutar numa guerra contra Morgoth, que pretendia expandir seu reino das trevas e apagar qualquer vestígio da luz ao longo de sua jornada.

Apesar de ser o principal antagonista do conflito mencionado, que definiu toda a Primeira Era da Terra-média, quase nada é revelado sobre o vilão.

Felizmente, a mitologia criada por J.R.R. Tolkien é muito densa, e algumas respostas podem ser encontradas em livros como ‘O Silmarillion’, ‘Contos Inacabados’ e ‘Os Filhos de Húrin’.

A primeira pergunta que vem à mente de quem assistiu a série é:

Quem é Morgoth?

Em sua essência, ele era Ainur chamado Melkor, uma entidade tão poderosa quanto um deus, abaixo apenas do criador Erú Ilúvatar. No entanto, Morgoth desafiou os poderes de Ilúvatar e virou as costas para os outros de sua espécie, caindo em desgraça… Uma referência ao anjo caído Lúcifer.

A partir daí, ele passou a liderar missões para conquistar a Terra-média, criando monstros para fortalecer seu exército, incluindo os Balrogs (os fãs devem se lembrar quando Legolas refere a um dos monstros que causou a morte de Gandalf como “Balrog de Morgoth” em ‘A Sociedade do Anel‘).

Parte da narrativa de seu domínio é abordada na abertura da série, quando Galadriel narra a viagem dos Elfos de Valinor para a Terra-Média.

Não deixe de assistir:

O que aconteceu com Morgoth?

Após sua derrota, Morgoth foi lançado no vazio (algo que seria o mais próximo do inferno na mitologia de Tolkien), onde deve permanecer até seu julgamento.

Na série, não são mencionadas com exatidão as circunstâncias de sua derrota, que levou seus exércitos de orcs a se espalharem pela Terra-média, enquanto seu servo mais cruel, Sauron, tenta tomar seu lugar como o novo Senhor do Escuro… O que nos leva à próxima pergunta.

Como Morgoth está relacionado a Sauron?

Tecnicamente, eles não estão relacionados, mas Sauron serviu como um dos tenentes de Morgoth durante suas missões. Nos primeiros episódios da série, Sauron está praticamente escondido, mas, eventualmente, vai participar da criação dos anéis de poder na tentativa de usá-los para dar continuidade ao domínio das trevas na Terra-média.

Por fim, Morgoth voltará a aparecer ‘Os Anéis de Poder?

A menos que haja cenas de flashback sobre a guerra de Morgoth contra Valinor ou batalhas na Terra-média anteriores às ascensão de Sauron, Morgoth não deve ser visto novamente.

Sua aparição na série serviu apenas para contextualizar como as trevas chegaram à região.

E, como já havia sido divulgado, a principal narrativa da adaptação será concentrada na criação dos anéis dados aos elfos, anões e homens, antes de serem tentados pelo O Um Anel forjado por Sauron na tentativa de dominar todos os outros.

Relembre o trailer:

O novo drama épico traz às telas pela primeira vez a lendária história da Segunda Era da Terra-média de J.R.R. Tolkien. Começando em uma época de relativa paz, milhares de anos antes dos eventos dos livros O Hobbit e O Senhor dos Anéis de Tolkien, a série segue um elenco de personagens, tanto familiares quanto novos, enquanto eles enfrentam o temido ressurgimento do mal na Terra-média.

“Este é um título que imaginamos que poderia estar na lombada de um livro ao lado de outros clássicos de J.R.R. Tolkien. O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder une todas as principais histórias da Segunda Era da Terra-Média: A forja dos anéis, a ascensão do Lorde das Trevas Sauron, o conto épico de Númenor e a Última Aliança de Elfos e Homens”, disseram os showrunners JD Payne e Patrick McKay. “Até agora, o público só viu na tela a história do Um Anel — mas antes que houvesse o Um, havia muitos… e estamos empolgados em compartilhar a história épica de todos eles”.

O elenco principal é composto por Cynthia Addai-Robinson, Robert Aramayo, Owain Arthur, Maxim Baldry, Nazanin Boniadi, Morfydd Clark, Ismael Cruz Córdova, Charles Edwards, Trystan Gravelle, Sir Lenny Henry, Ema Horvath, Markella Kavenagh, Joseph Mawle, Tyroe Muhafidin , Sophia Nomvete, Lloyd Owen, Megan Richards, Dylan Smith, Charlie Vickers, Leon Wadham, Benjamin Walker, Daniel Weyman e Sara Zwangobani.

Vale lembrar que a produção já foi renovada para a 2ª temporada

A trilogia de romances de Tolkien foi adaptada originalmente para os cinemas entre 2001 e 2003, ganhando 17 estatuetas do Oscar, entre elas o prêmio de Melhor Diretor para Peter Jackson e Melhor Filme em 2004 para ‘O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’. Mais tarde, a franquia ganhou também um trilogia prequela intitulada ‘O Hobbit’.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS