sábado, abril 27, 2024

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Quem são os Istari?

Cuidado: muitos spoilers à frente.

O último episódio da temporada de estreia de ‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder’ respondeu a diversas questões e a identidade de vários personagens, e abriu espaço para outras questões levantadas pelo público.

Um dos principais pontos do capítulo em questão foi a revelação da identidade do Estranho (Daniel Weyman), o misterioso homem que caiu dos céus e que cruzou caminho com a jovem Pé-peluda Nori (Markella Kavenagh). Como pudemos perceber, o personagem em questão é ninguém menos que Gandalf, o Cinzento, ainda alheio às memórias de quem realmente é. A revelação, concretizada nos momentos finais, é premeditada pelo trio de figuras encapuzadas que o persegue (a Habitante, a Ascética e a Nômade), que acreditam erroneamente que ele é Sauron em sua forma humana e, pouco depois, descobrem que ele é um Istari.

Mas o que eles são?

Na mitologia assinada por J.R.R. Tolkien, os Istari são Magos da Terra-Média caracterizados como Maiar, isto é, espíritos similares aos divinos Valar, mas com menos poder. Assemelhados a homens, eles possuem habilidades físicas e mentais muito superiores e, na linguagem Quenya, foram denominados como Istari pelos próprios Elfos (cujo significado é “os sábios). Eles foram enviados à Terra-Média para ajudar na libertação dos povos que eram subjugados a Sauron (que também era um Maia decaído) na Terceira Era – ou seja, pouco depois dos eventos da temporada de estreia da série.

Os Magos são chamados por vários nomes e foram “classificados” por suas cores. Dos que vieram para a Terra-Média, apenas cinco são conhecidos – o que comportam a Heren Istarion (Ordem dos Magos):

  • Saruman, o Branco: também conhecido como Curumo, Curunír ou Sharku, ele é o líder original dos Istari e do Conselho Branco. Depois de ser corrompido por Sauron, ele se renomeou como Saruman, o Várias-Cores.
  • Gandalf, o Cinzento: também conhecido como Olórin, Mithrandir, Tharûn e Incánus. O mais sábio dos Maia, Gandalf deu as caras em ‘Os Anéis de Poder’ e terá um papel absoluto no desenrolar dos próximos eventos. Em ‘A Sociedade do Anel’, ele encontra sua ruína após enfrentar m Balrog, mas renasce como Gandalf, o Branco, novo líder dos Istari e do Conselho Branco. Ele também porta o Narya, o Anel do Fogo, que lhe é dado por Círdan, a espada Glamdring.
  • Radagast, o Marrom: também conhecido como Aiwendil. Provindo de Yavanna, ele é amante da natureza e tentou evitar ao máximo participa da Guerra do Anel.
  • Alastar e Pallando, os Azuis: também conhecidos como Ithryn Luin. Ambos cruzaram longas distâncias na Terra-Média, motivo pelo qual pouco se sabe sobre eles e sobre o destino que encontraram.

Apesar de aparentar serem velhos e incapazes de desafiar Sauron diretamente, os Magos estavam de fato entre os seres mais poderosos que andaram na Terra-Média. Embora eles pudessem ser impedidos, prejudicados e até mesmo assassinados, a morte para eles era temporária, pois eles simplesmente retornavam aos Salões Atemporais e esperavam que os Valar os enviassem de volta à Terra-Média até que sua tarefa estivesse completa, como vimos com a morte e ressurreição de Gandalf. Uma vez que suas tarefas fossem concluídas, eles deveriam retornar a Valinor. Apenas Gandalf, como Portador do Anel, foi autorizado a ir para as Terras Imortais.

Os Magos possuíam poderes mágicos incríveis que lhes permitiam realizar proezas surpreendentes; seu poder era supostamente maior do que o dos Elfos. Cada mago carregava e utilizava um cajado poderoso, através do qual canalizavam e executavam a maioria de seus feitiços e ações mágicas. Eles podiam, no entanto, usar magia sem a ajuda de seus cajados, como telecinese e cura; no entanto, é incerto o quão longe eles poderiam ir magicamente sem eles. Sua magia pode lançar ilusões, disparar relâmpagos, invocar raios, curar feridas graves, arremessar inimigos com facilidade, desintegrar estruturas e até mesmo enredar as mentes de outros seres.

No entanto, apesar de todo o seu poder, os Magos foram proibidos pelos Valar de usar abertamente sua magia, exceto em momentos de grande necessidade e, dessa forma, eles (com exceção de Saruman) confiavam mais na própria sabedoria, no raciocínio rápido e nas habilidades lógicas para superar desafios, do que na magia em si.

Não deixe de assistir:

Lembrando que a temporada completa já está disponível no Prime Video.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS