sábado, abril 27, 2024

Os 10 Melhores Papéis de Ray Liotta no Cinema e na Televisão

Conhecido por interpretar inúmeros papéis icônicos no cinema e na televisão, o astro Ray Liotta infelizmente faleceu no dia de hoje, 26 de maio, aos 67 anos. O ator veio a óbito na capital da República Dominicana, enquanto dormia.

Ao longo de sua carreira, Liotta participou de projetos que, em pouco tempo, se tornariam clássicos instantâneos – afinal, como se esquecer de sua estreia oficial no cenário fílmico com ‘Totalmente Selvagem’ ou sua performance marcante no aclamado ‘Os Bons Companheiros’? Como se não bastasse, ele também se mostrou bastante ativo nos últimos anos, tendo participado, por exemplo, do drama ‘História de um Casamento’, ao lado de Laura DernAdam DriverScarlett Johansson, e, mesmo tendo nos deixado, tem mais quatro projetos a serem lançados nos próximos meses.

Para celebrar sua prolífica, montamos uma singela lista ranqueando suas dez melhores performances.

Confira abaixo e conte para nós qual a sua favorita:

10. COP LAND (1997)

Neste thriller noir de James MangoldSylvester Stallone pode até apresentar um lado mais sutil de sua arte performática, mas Liotta também consegue roubar nossa atenção por sua capacidade inigualável em roubar qualquer cena em que apareça. Aqui, o ator dá vida a Gary “Figgsy” Figgis, um dos três oficiais responsáveis que entram em conflito com os policiais corruptos da cidade de Nova York que vivem numa pequena comunidade de Nova Jersey.

9. OBSESSÃO FATAL (1992)

Essa icônica atuação de Liotta, de fato, não poderia ficar de fora da nossa lista. Em ‘Obsessão Fatal’, o ator interpreta um oficial de polícia chamado Pete Davis, que se prontifica a resguardar Michael e Karen Carr (Kurt RussellMadeleine Stowe) depois de sua casa ser invadida. Entretanto, Pete começa a perseguir o casal e a se tornar obcecado pelos dois – chegando a medidas extremas para impor sua superioridade aos dois, apenas para revelar que possui uma instabilidade mental perigosa e mortal.

8. CAMPO DOS SONHOS (1989)

Não deixe de assistir:

Clássico drama fantástico, ‘Campo dos Sonhos’ é dirigido por Phil Alden Robinson e gira em torno de um fazendeiro que constrói um campo de beisebol em sua plantação, servindo de atrativo para os fantasmas das lendas do esporte – incluindo Shoeless Joe Jackson, interpretado por Liotta. O ator faz um trabalho espetacular ao interpretar Jackson, um dos batedores mais conhecidos do beisebol (e um dos ícones do mundo esportivo).

7. HISTÓRIA DE UM CASAMENTO (2019)

Tudo bem, Liotta pode não ter tido o mesmo tempo de cena ou o mesmo protagonismo que seus colegas (como Driver, Johansson e Dern, esta conquistando o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar), mas suas breves aparições foram o suficiente para reiterar sua posição como um dos melhores atores da história do cinema. Aqui, ele interpreta Jay Marotta, o segundo advogado que Charlie (Driver) contrata para representá-lo no explosivo divórcio. E é claro que Liotta desfruta de uma química gigantesca principalmente com Dern, ambos exibindo um ódio jurídico de tirar o fôlego nas telas.

6. TEXAS RISING (2015)

‘Texas Rising’ é provavelmente uma minissérie da qual você nunca ouviu falar – mas deveria, senão pela história, pelo elenco de peso que é trazido à produção do History Channel. Aqui, Liotta interpreta um personagem fictício chamado Lorca, sobrevivente da Batalha do Álamo, no Texas, cujo arco é infundido em traumas da guerra e o leva em uma jornada de vingança e ódio que representa o espírito obscuro das consequências desse conflito sangrento. Não é surpresa que o ator tenha inclusive sido indicado ao SAG Award de Melhor Ator em Minissérie por seu esplêndido trabalho.

5. IDENTIDADE (2003)

Apesar das críticas mistas à época de seu lançamento, o thriller neo-noir ‘Identidade’, de também de Mangold, ganhou uma poderosa legião de fãs e alcançou status cult com o passar dos anos. Baseado livremente no romance ‘…E Não Sobrou Nenhum’, de Agatha Christie, a produção traz Liotta no papel de Samuel Rhodes, um detento que conseguiu escapar da prisão e que se passava pelo agente penitenciário que transportava o criminoso Robert Maine (Jake Busey).

4. THE RAT PACK (1998)

HBO é lar de alguns dos melhores títulos da televisão contemporânea – e um desses é o filme ‘The Rat Pack’. A produção uniu nomes como Liotta, Joe MantegnaDon CheadleAngus Macfadyen em uma adaptação dramática de um grupo de grandes nomes do entretenimento que se aventurou no mundo da política no auge de suas respectivas carreiras. Liotta teve um trabalho imensurável ao encarnar o icônico Frank Sinatra, uma das maiores vozes de todos os tempos, apresentando uma releitura digna de aplausos do cantor e compositor. Por sua performance, ele foi indicado para o SAG Award de Melhor Ator em Minissérie.

3. TOTALMENTE SELVAGEM (1986)

O primeiro grande papel de Liotta no mundo do cinema veio em meados da década de 1980, com o adorado ‘Totalmente Selvagem’. O romance de ação cômico dirigido por Jonathan Demme trouxe o ator como Ray Sinclair, o violento ex-marido da protagonista Audrey Hankel (Melanie Griffith), que aparece em cena para “pegá-la” de volta, já demonstrando uma incrível versatilidade do artista. Logo em sua estreia oficial na indústria do show business, Liotta conquistou uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante e outra ao NFYCC na mesma categoria, ficando em 3º lugar.

2. NARC (2002)

Mostrando sua predileção pelos thriller neo-noir, Liotta ganhou aclame considerável depois de ter participado do subestimado ‘Narc’. O filme, dirigido por Joe Carnahan, acompanha dois detetives policiais, Nick Tellis (Jason Patric) e Henry Oak (Liotta), em busca do assassino de um policial dos Narcóticos que foi morto enquanto disfarçado. À medida que investigam, eles mergulham numa espiral de comportamentos condenáveis e segredos obscuros que colocam em xeque um relacionamento fragilizado. Além de estrelar, Liotta também entrou como produtor do longa-metragem e conquistou uma indicação ao Independent Spirit Award na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

1. OS BONS COMPANHEIROS (1990)

No aclamado filme de Martin Scorsese, Liotta interpreta Henry Hill Jr. e, apesar de não ter sido indicado a prêmios-solo, certamente causou uma comoção gigantesca que levou inúmeros espectadores e críticos a considerar a performance como a melhor de sua carreira. Hill foi um mafioso estadunidense que tinha associação com a família Lucchese, de Nova York, entre 1955 e 1980 – quando foi preso por tráfico de narcóticos e se tornou um informante do FBI.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS