sábado, abril 27, 2024

Os 10 PIORES Filmes de 2023; O 1º é controverso!

Aos poucos vemos o ano de 2023 ficar mais e mais em nossos retrovisores. Parece que foi ontem que estávamos animados para os novos grandes filmes que chegariam esse ano, como o quinto ‘Indiana Jones’ ou o sétimo ‘Missão: Impossível’. E eles chegaram e se foram como uma folha ao vento. Com a proximidade do novo ano, é hora de realizar aquele balanço do que foi o ano que deixamos para trás. No mundo do cinema, isso se traduz nas famosas listinhas dos melhores e piores do que assistimos.

Todo veículo especializado em cinema precisa levar ao seu público quais foram em sua opinião os pontos altos e também os pontos baixos do ano que passou. E aqui no CinePOP não seria diferente. Procuramos criar uma lista eclética, com os mais variados tipos e gêneros de filmes. Essas matérias funcionam também para que os leitores busquem por tais filmes ou evitem outros. Começaremos pelo ponto mais baixo, para deixar o melhor para o final. Nessa primeira matéria, conheceremos os 10 piores filmes de 2023 em nossa opinião. Confira abaixo e liste os seus nos comentários.

10) Homens Brancos Não Sabem Enterrar

O ‘Homens Brancos Não Sabem Enterrar’ original de 1992 é um dos melhores e mais divertidos filmes de esporte da história do cinema. O clássico moderno estrelado por Wesley Snipes (em estado de glória) e Woody Harrelson marcou toda uma geração (a das vídeo locadoras). Já o seu remake (completamente desnecessário) só veio para corroborar o argumento daqueles que são contra as refilmagens: ou seja, se beneficia de um título conhecido e não adiciona nada em troca.

09) Megatubarão 2

O primeiro ‘Megatubarão’ já não era nenhuma obra-prima. Tudo bem, é legal desligar o cérebro de vez em quando e ver um tubarão gigante atacando banhistas (só nos filmes, tá?). A maior contribuição do longa foi levar ao conhecimento de muitos a existência do megalodonte, um tubarão gigantesco surgido após a era dos dinossauros e que comia baleias no café da manhã. Agora, sabe aquela história da mesma piada contada duas vezes, na segunda sempre perde a graça.

08) Projeto Extração

John Cena é mais um lutador de Wrestling que se tornou ator. E o sujeito é esforçado, é só conferir seu talento e timing cômico no papel do Pacificador – seu auge até o momento. Cena, no entanto, tem sofrido com algumas escolhas de projeto. Temos certeza que no papel, trabalhar ao lado do lendário Jackie Chan em um filme de ação e espionagem era uma proposta irrecusável. Temos certeza também que os bastidores devem ter sido de muita diversão e aprendizado em especial para Cena. O resultado, por outro lado, é um filme que parece genérico até para os anos 80.

07) Mafia Mamma – De Repente Criminosa

Não deixe de assistir:

Esse é outro filme que parece perdido no tempo. Projetos assim parecem ter ficado engavetados por muito tempo e quando finalmente recebem o sinal verde, necessitariam de uma modernizada para se adequar à atualidade – coisa que muitas vezes não recebem. Pena ver os talentos das sempre ótimas Toni Collette e Monica Bellucci desperdiçados. A trama conta sobre uma típica mamãe americana descobrindo que herdou um império do crime na Itália, precisando de uma repaginada para se tornar uma “poderosa chefona”. Podia ter um roteiro afiado com este tema, mas ao invés prefere apostar no mais baixo denominador comum.

06) Amizade de Férias 2

Adoramos John Cena, e juramos que não o estamos perseguindo. Eu inclusive já até o entrevistei e ele não poderia ser mais simpático. Carisma é o que não falta ao ator. Mas como dito, talvez seu agente precise ficar mais ligado nos projetos que o encaminha. Por exemplo, alguém assistiu ao primeiro ‘Amizade de Férias’, lançamento exclusivo do Star+? Pois é, é um filme que quase ninguém fala, a não ser se for para falar mal. Por alguma razão (financeira, obviamente) os produtores resolveram apostar na “franquia” e lascaram uma sequência na gente. E bem, aqui está ele na lista dos piores.

05) Cemitério Maldito – A Origem

Talvez dizer que ‘Cemitério Maldito – A Origem’ é o pior filme de terror de 2023 seja bater em cachorro morto. Nem mesmo os realizadores do longa tinham tanta fé nele, tanto que foi lançado direto no streaming da Paramount+ ao invés de ir aos cinemas. O que podemos dizer é que por mais que seja baseado no livro do mestre Stephen King, ‘Cemitério Maldito’ não é um título indispensável do gênero. Sua trajetória nas telonas não é das melhores, e até mesmo o original de 1989, por mais que guardemos um valor sentimental e nostálgico dele (em especial as crias dos anos 80), basta uma segunda olhada hoje para percebermos que ele não envelheceu assim tão bem.

04) Os Cavaleiros do Zodíaco

Os fãs do clássico anime esperaram tanto por uma versão de carne e osso de seu querido objeto de afeto ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’ e receberam isso. As chances de “dar bom” eram bem remotas, já que o fã de cinema mais escolado já começa a ligar o sinal de alerta ao ler os nomes envolvidos na frente e atrás das câmeras, assim como o estúdio de produção. Para um projeto desta escala dar certo é preciso ser levado a sério, ou seja, não pode depender unicamente da paixão dos envolvidos. Para chamar verdadeiramente atenção é necessário o envolvimento de gente tarimbada. Infelizmente, apesar da boa vontade dos envolvidos, ficou com jeitinho de ‘Dragonball Evolution’ (2009).

03) Os Mercenários 4

Aqui no CinePOP somos fanáticos por Sylvester Stallone. O ator é mais do que um astro de cinema, é uma lição de vida. Um discurso motivacional de carne e osso. Uma aula de como reinventar sua carreira para qualquer ator. Ao perceber que não estava tendo mais as mesmas chances ao adentrar a terceira idade, ele resolveu fazer o que havia feito no início de carreira: “meter a mão na massa” e criar seus próprios projetos. Assim, não apenas ressuscitou ‘Rocky Balboa’ e ‘Rambo IV’, como também criou ‘Os Mercenários’, que tinha como propósito dar nova chance para os heróis brucutus dos filmes de ação dos anos 80 e 90.

Stallone escreveu e dirigiu o primeiro, e roteirizou o segundo e o terceiro. Os motivos para ‘Os Mercenários 4’ estar em segundo lugar dos piores de 2023 é que quase não tem mais nenhum envolvimento do astro. Ele não está mais atrelado ao roteiro ou produção, e mal aparece no filme – é clara a tentativa de passar o bastão para Jason Statham. Fora isso, perdeu seu propósito de dar nova chance aos heróis de ação do passado, já que as novas adições são Megan Fox e 50 Cent.

02) O Exorcista – O Devoto

Só não começo dizendo que ‘O Exorcista – O Devoto’ foi o pior filme de terror de 2023, porque na lista veremos logo abaixo um que agradou menos. Mas isso está aberto para debate, pois para grande parte do público e dos fãs, ele ocuparia fácil essa vaga. O que posso dizer é que ele é o pior filme do gênero em larga escala, que recebeu um lançamento em grande circuito nos cinemas e que carrega o peso de dividir o título com a que é considerada a maior obra do gênero de todos os tempos. Nesse sentido podemos dizer que sim, ‘O Devoto’ é o mais decepcionante do ano. Um filme que já nasceu morto e que não fez nada para mudar essa imagem, muito pelo contrário.

01) Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

Podemos afirmar que ‘Quantumania’ é o epicentro da chamada fadiga dos super-heróis. É claro que diversos filmes do gênero dividiram opiniões, em especial o universo da rival DC na Warner sob a gestão de Zack Snyder. Mas a Marvel permanecia inabalável. O pós-‘Vingadores: Ultimato’ e a pandemia trouxeram má sorte para o estúdio, que deu mais bolas fora do que dentro em suas produções televisivas no streaming da Disney+ e isso terminou afetando as superproduções no cinema, como ‘Doutor Estranho 2’, Thor: Amor e Trovão’ e ‘Pantera Negra 2’. O azar continuou recentemente em ‘As Marvels’. Mas ‘Quantumania’ resume bem a falta de alma e energia que ergueu a casa de ideias.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS