quinta-feira, março 28, 2024

Os 10 PIORES Filmes de Terror de 2022 – Até o Momento!

Entra ano e sai ano, os fãs de terror são presenteados com dezenas de produções voltadas a este gênero muito específico. Grande parte dos cinéfilos não possui distinção e assiste de tudo. Mas o terror não é necessariamente um gênero que agrade a todos – é preciso ter gosto para a coisa. Por outro lado, vira e mexe um filme de terror consegue transcender o gênero e conquistar inclusive uma parcela do público que não é necessariamente entusiasta dele. Em 2022, como de costume, recebemos uma verdadeira enxurrada de filmes do tipo, abordando os mais variados subgêneros que englobam o terror. Nos últimos meses apenas, os lançamentos aumentaram exponencialmente e a coisa não irá parar por aí com a promessa de estreias badaladas como Halloween Ends, Não se Preocupe, Querida e O Menu – só para citar alguns que chegam ainda em 2022.

Dentro deste contexto, como a seleção é muito vasta, resolvemos facilitar e organizar as coisas para você que é fã de terror e não sabe muito bem o que deve assistir. Através de uma extensa pesquisa baseada na opinião da crítica e também do grande público, listamos os 10 Melhores e também os 10 Piores filmes de terror de 2022 (até o momento – é importante frisar bem isso, pois muita coisa ainda promete chegar) para os fãs anotarem na agenda e irem direto ao ponto já sabendo o que assistir e o que evitar. Começaremos com a seleção mais baixa, com os filmes para você fugir como de assombração ou encarar por sua conta e risco. Confira abaixo.

10 | Monstrous

Recentemente, a atriz Christina Ricci tem visto uma nova onda de popularidade em sua carreira. Além do desempenho muito elogiado na série de sucesso Yellowjackets, Ricci poderá ser vista em breve em Wednesday, da Netflix. Entre um e outro ela infelizmente deu bola fora com esse terror, no qual vive uma mãe de família fugindo do marido abusivo junto com seu pequeno filho durante a década de 1950. Na nova morada de mãe e filho, eles irão descobrir um monstro pior ainda.

09 | Gêmeo Maligno

Em nona posição dos piores filmes de terror de 2022, temos uma produção que já passou pelos cinemas brasileiros. Aqui temos outra veterana de filmes de terror protagonizando, a loirinha Teresa Palmer, de Quando as Luzes se Apagam. Nesse filme, Palmer vive uma mãe de família, mãe de gêmeos, que perde um de seus filhos, e se muda para outra cidade com o marido e o filho sobrevivente. No local, o menino começa a apresentar um comportamento para lá de estranho, que pode ter ligação com o irmão do além.

08 | The Cellar

Mais conhecida como Kim, a filha do onipresente Jack Bauer da série de sucesso 24 Horas, a atriz Elisha Cuthbert não é estranha a filmes de terror, tendo protagonizado o cult A Casa de Cera. Aqui, a atriz retorna ao gênero no papel de uma mulher se mudando para um novo casarão ao lado dos filhos. Quando sua pequena filha desaparece ao entrar no porão, ela começa a desconfiar que sua casa guarde um portal para outra dimensão ou quem sabe o próprio inferno. Baseado num curta do mesmo diretor, o filme não agradou a crítica e o público.

07 | Umma

Muitas vezes um filme possui uma boa premissa e um forte teor representativo. Mas infelizmente isso não é o bastante para que caia na graça dos críticos e do público. Foi o que aconteceu com este longa de terror que traz a sempre ótima Sandra Oh protagonizando. E não, não se trata da biografia da atriz Uma Thurman. Na trama do filme, a cultura coreana é destacada com Oh vivendo uma mulher fugindo de suas raízes e em especial de sua mãe, e criando a filha nos EUA. Mas seu passado a alcança quando sua mãe morre, e as cinzas da mulher lhe são entregue, trazendo junto uma maldição.

Não deixe de assistir:

06 | O Massacre da Serra Elétrica

Quando foi anunciado que um novo filme da franquia traria o envolvimento do cineasta Fede Alvarez (como produtor e roteirista), os fãs criaram grande expectativa. A ideia aqui era seguir o que havia sido construído em Halloween (2018), ou seja, esquecer todas as continuações depois do original. Até mesmo uma personagem no estilo de Laurie (Jamie Lee Curtis) é criada com a volta de Sally – desta vez interpretada por Olwen Fouéré (após a morte de Marilyn Burns em 2014). Mas esse é apenas um dos problemas do novo filme, logo desmerecido por fãs e críticos.

05 | Convite Maldito

Em quinta posição temos um dos lançamentos mais recentes da lista. Esse filme só estreia no Brasil no dia 27 de outubro trazido pela Sony, e esperamos que sua presença aqui não desanime os fãs, especialmente os aficionados por tramas de vampiros. Porém, aqui apenas reportamos o desempenho de certos longas com a crítica especializada e com o público, e como é de conhecimento de todos que tiveram curiosidade de saber, Convite Maldito não foi bem em sua estreia nos EUA. O fato faz dele o quinto pior na opinião geral, mesmo contando com a presença da sempre carismática Nathalie Emmanuel.

04 | Escolha ou Morra

Agora temos uma produção que estreou em meados de abril diretamente na plataforma da Netflix. Quem puxa o elenco é o jovem Asa Butterfield, prata da casa devido ao sucesso da série Sex Education. O filme também conta com Robert Englund, o eterno Freddy Krueger, visto este ano na quarta temporada de Stranger Things. Na trama de Escolha ou Morra, um videogame de terror dos anos 80 é encontrado por jogadores, no entanto, traz consigo uma maldição que começa a destruir a realidade. O longa rapidamente caiu na lista dos odiados de grande parte do público e dos críticos.

03 | They/Them

Cada vez mais temos ganhamos produções cinematográficas representativas e inclusivas de raças e gêneros. Para uma parcela do público, o fato é muito bem-vindo e já não era sem tempo. Para outra, o termo “lacração” é muito usado. Seja como for, o que ambos os grupos tendem a concordar é que este tipo de inclusão social deve ser feito de maneira orgânica naturalmente inserido na trama; caso contrário ficamos apenas com uma obra panfletária e vazia. A representatividade importa, mas é importante que seja feita com conteúdo para acompanhar. Esse não é muito o caso com o terceiro pior da lista, um terror slasher passado num acampamento LGBTQ+. Nem mesmo o fato de termos Kevin Bacon retornando a este cenário 42 anos depois de Sexta-Feira 13 foi o suficiente para cair nas graças dos críticos e público.

02 | Chamas da Vingança

Subindo ao pódio dos piores em segunda posição com a medalha de prata, está mais uma adaptação de um conto do mestre do terror Stephen King. O escritor tem centenas de histórias assinadas por ele e dezenas já foram adaptadas para as telonas e as telinhas nas mais variadas formas. Apesar de muitas serem boas – nem tudo termina resultando em ouro, por assim digamos. Uma das menos apreciadas de anos recentes foi esta segunda versão de “Firestarter” (no original), que conta sobre uma menina que consegue controlar fogo com a mente, resultado de um experimento, cujo maior atrativo é a presença de Zac Efron no elenco. O conto de King já havia ganhado às telas em 1984 com Drew Barrymore saída de E.T. vivendo a menininha.

01 | The Requin

Finalizando a lista com a medalha de ouro em primeiro lugar dos piores temos esse filme com cara de “lançamento em vídeo” que ainda não deu o ar da graça aqui no Brasil. Filmes de terror com tubarões se tornaram um filão tão popular que hoje são basicamente um subgênero próprio. Esse aqui chama nossa atenção em especial por contar com uma musa dos anos 90 protagonizando. Alicia Silverstone virou a cabeça da cultura pop mundial no início da década de 90 graças aos clipes da banda Aerosmith e do sucesso de As Patricinhas de Beverly Hills – além de se tornar a Batgirl em Batman & Robin. No fim da mesma década sua carreira já começava a minguar, e caso esse filme obtivesse um resultado diferente, Silverstone poderia ter feito as pazes com o sucesso. Infelizmente não foi o caso.

Bônus: Morbius

Assim como abrimos uma exceção na lista dos melhores filmes de terror de 2022 até o momento, com a inclusão de O Predador: A Caçada, que não é necessariamente um longa de terror, mas se mistura com a ação e a aventura, aqui podemos dizer que o mesmo acontece com esta superprodução baseada num super-herói de quadrinhos (ou vilão). O que podemos dizer é que Morbius é um dos raros exemplares do gênero que mescla ainda (ou ao menos tenta) elementos de terror em sua narrativa. Assim como em Os Novos Mutantes, essa junção de terror e super-heróis ainda não se mostrou bem sucedida.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS