Já imaginou fazer uma lista com os seus 100 filmes preferidos de todos os tempos? É uma tarefa dificílima e para lá de ingrata. O que acontece é que em determinados momentos de nossa vida, vamos amadurecendo e mudando nossos pensamentos e visões no que diz respeito ao mundo, à sociedade e nossos gostos pessoais. Assim, há dez anos atrás, muito provavelmente mudaríamos alguns itens (ou quem sabe todos) em uma lista de preferência de produções cinematográficas. É justamente por isso que de tempos em tempos, importantes veículos especializados em arte e cinema voltam a “reeditar” tais rankings de melhores obras do cinema. Simplesmente pela adequação de época e sociedade. Uma questão evolutiva.

Bem, enquanto você pensa na sua lista dos melhores de todos os tempos, a revista Empire, um dos veículos mais renomados, prestigiados e respeitados da indústria do jornalismo de arte e entretenimento, saiu na frente e liberou um novo ranking de 100 filmes que acredita serem essenciais para qualquer formação cinéfila. É claro que nem todos irão concordar com os posicionamentos ou inclusive a escolha de alguns títulos. Isso porque, mais uma vez, tudo depende de sua bagagem tanto de vida pessoal, quanto de paladar cinematográfico. E não é preciso concordar, mas sempre respeitar.

Confira abaixo a empreitada audaciosa e não esqueça de deixar nos comentários os seus filmes preferidos de todos os tempos. Ps. Ah sim, como essa lista seria impossível de ser toda destrinchada, iremos comentar somente os 20 primeiros itens e abaixo listaremos todos os demais do ranking.

20) Matrix (1999)



A obra das irmãs Wachowski marcou época e fez escola. A ficção científica repleta de ação criou tendência ao misturar filosofia (pesada), artes marciais e uma guerra entre o homem e a máquina. Duas continuações foram lançadas em 2003 – e este ano o quarto e tardio filme da franquia irá estrear agora em dezembro, com os atores e realizadores originais. Matrix ganhou 4 Oscar (edição, som, edição de som e efeitos visuais).

19) A Origem (2010)

Aproveite para assistir:

Podemos dizer que este Inception (no original) é o “Matrix” dos anos 2010, ou seja, uma ficção científica de grande conceito, pronta a explodir mentes, e que emplacou forte de maneira até popular com o grande público. O filme consolidou Christopher Nolan como um dos grandes realizadores da atualidade. A Origem venceu 4 Oscar (fotografia, mixagem de som, edição de som e efeitos visuais) e foi indicado para melhor filme, roteiro, direção de arte e trilha sonora.

18) Parasita (2019)



Memorável por muitos fatores, o longa que no núcleo de sua trama fala sobre a desleal realidade entre classes quebrou barreiras e se tornou o primeiro filme da história não falado em inglês a vencer na categoria principal do Oscar. A produção sul-coreana venceu 4 Oscar (melhor filme, diretor, roteiro e filme estrangeiro), além das indicações de direção de arte e edição.

17) Aliens – O Resgate (1986)

Primeira produção um pouco mais antiga na lista, esse longa data da querida década de 80. Tido por muitos como um dos exemplos em que uma continuação supera seu original, a sequência de Alien – O Oitavo Passageiro (1979) venceu 2 Oscar (efeitos visuais e edição de som), além de ser indicado para melhor atriz, direção de arte, som, edição e trilha sonora.

16) Blade Runner – O Caçador de Androides (1982)

Outro filme dos anos 80. Outra ficção científica. Outro filme de Ridley Scott (diretor do primeiro Alien). Humanos e máquinas que se parecem humanas no futuro coexistindo. Qual é o valor da vida sintética? Blade Runner demorou a ser apreciado, vindo a ser redescoberto após sua estreia. O filme foi indicado para 2 Oscar (direção de arte e efeitos visuais). A esnobada para a trilha de Vangelis é considerada uma das maiores injustiças da Academia.

15) Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros (1993)

Importantíssimo num aspecto técnico, onde ajudou a aprimorar os efeitos visuais de computadores como os conhecemos hoje. Jurassic Park foi um marco. Fora isso, todos da minha geração só podem agradecer por terem estado vivos no período e poderem presenciar em primeira mão o surgimento desta beleza em toda a sua glória nas telonas de cinema. Era a transição do cinema entretenimento. Jurassic Park venceu 3 Oscar (efeitos visuais, som e edição de som).



14) O Poderoso Chefão – Parte 2 (1974)

Existe um debate entre os fãs da trilogia O Poderoso Chefão e o cinema de máfia em si sobre qual dos dois primeiros filmes da franquia seria o melhor. Embora muitos prefiram o primeiro, por serem mais tradicionalistas, existem os que preferem a inventividade do segundo (narrado em duas linhas temporais). O segundo Poderoso Chefão venceu 6 Oscar (melhor filme, ator coadjuvante, diretor, roteiro, direção de arte e trilha sonora), além das indicações de ator protagonista, outros três coadjuvantes e figurino.

13) De Volta para o Futuro (1985)

Mais uma querida produção dos anos 80. De Volta para o Futuro é o filme de entretenimento preferido de muitos cinéfilos e fãs de cinema ainda hoje. O filme não é apenas uma aventura sobre viagem no tempo, mas uma emocionante história sobre amor e família. No Oscar também emplacou com a vitória de melhor edição de som, e as indicações para roteiro, som e canção original.

12) Mad Max: Estrada da Fúria (2015)


Estrada da Fúria é muito provavelmente o melhor blockbuster da década passada. Uma ópera heavy metal extremamente visual, o filme possui uma narrativa contada quase que exclusivamente através da ação. Uma verdadeira obra de arte. Não por menos venceu 6 Oscar (direção de arte, figurino, maquiagem, edição, mixagem de som e edição de som), além das indicações de melhor filme, direção, fotografia e efeitos visuais.

11) Star WarsGuerra nas Estrelas (1977)

Na história do cinema, existem os filmes que funcionam como marcos de suas determinadas épocas. Mas poucos se encaixam no quesito do primeiro Star Wars, que foi um fenômeno tão grande que além de criar o cinema blockbuster mesclado à cultura da época, mudaria para sempre a cara da sétima arte em si. O filme ganhou nada menos que 7 Oscar (direção de arte, figurino, som, edição, efeitos visuais, efeitos sonoros e trilha sonora), além das indicações de melhor filme, ator coadjuvante, diretor e roteiro.

10) Os Bons Companheiros (1990)

Este filme de Martin Scorsese é tão querido dentro do gênero do cinema criminal e de máfia, que para muitos ele é superior inclusive aos filmes da franquia O Poderoso Chefão. Exagero? O fato é: Os Bons Companheiros é um filme mais dinâmico e moderno. O longa venceu apenas o Oscar de coadjuvante, mas foi indicado para melhor filme, diretor, atriz coadjuvante, roteiro e edição.

09) Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

O primeiro Indiana Jones está completando 40 anos de lançamento em 2021, e ao lado de Tubarão e do primeiro Star Wars pode ser considerado o terceiro elemento da tríade responsável por criar os blockbusters. Mais duas continuações foram produzidas nos anos 80, e uma tardia em 2008. Ano que vem, será lançado o quinto filme da franquia. O primeiro venceu 5 Oscar (direção de arte, efeitos visuais, edição, som e edição de som), além de ser indicado para melhor filme, diretor, fotografia e trilha sonora.

08) Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Os “anti-Marvel” ficarão indignados, querendo saber o que um filme de super-herói “divertido” faz na lista. A verdade é que Guerra Infinita foi um evento cultural popular de uma dimensão que não se via há muito tempo. O que a Marvel Studios fez foi algo sem precedentes, numa preparação de dez anos e dezenas de filmes para a convergência num único ponto. Mas não pense você que o estúdio parou. Guerra Infinita foi indicado ao Oscar de efeitos visuais.

07) Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994)

O que seria de qualquer lista dos melhores sem um filme de Quentin Tarantino. Sabe o que foi dito acima sobre Guerra Infinita se tornar um evento cultural popular? Pois bem, pense nisso em termos de um diretor. Tarantino é um show à parte na hora de vender seus filmes, e melhor ainda, na hora de realiza-los. Para muitos, ainda hoje, Pulp Fiction é seu melhor filme. O longa venceu o Oscar de roteiro e foi indicado para Melhor filme, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, diretor e edição.

06) Tubarão (1975)

Esse seria apenas um filme sobre um tubarão assassino, caso na direção não tivéssemos um menino gênio: Steven Spielberg, então com apenas 29 anos, mas já um mestre em sua arte. A importância que o cineasta dá aos elementos humanos da história, a política por trás dos eventos e a construção do suspense, criaram simplesmente o primeiro arrasa-quarteirão da história. Tubarão venceu 3 Oscar (Som, Edição e trilha sonora), além da indicação de melhor filme.

05) Um Sonho de Liberdade (1994)

Um dos filmes mais emocionantes da história do cinema, Um Sonho de Liberdade pode ser o quinto melhor de todos os tempos para a revista Empire, mas permanece irretocável no topo de preferência do grande público dos usuários do maior site de cinema da rede, o banco de dados IMDB. Uma história sobre resiliência e o espírito humano, o filme NÃO venceu sequer um Oscar, dos 7 aos quais esteve indicado (melhor filme, ator, roteiro, fotografia, som, edição e trilha sonora); isso porque em seu caminho, e também no caminho de Pulp Fiction, naquela premiação do Oscar estava um filme chamado Forrest Gump – que papou tudo.

04) Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008)

Mais um filme de super-heróis de quadrinhos na lista. Mas esse não é um qualquer, e sim “o melhor” do gênero, segundo muitos ainda hoje. Christopher Nolan já havia dado sinais do que poderia fazer com o personagem em Batman Begins (2005). Mas nada nos prepararia para o fenômeno que seria essa continuação. O filme venceu 2 Oscar (ator coadjuvante e edição de som), além de indicações para fotografia, edição, direção de arte, maquiagem, mixagem de som e efeitos visuais. Faltou coragem dos membros da Academia para indica-lo a melhor filme também.

03) O Poderoso Chefão (1972)

E aqui chegamos à resposta de se a revista Empire também considera o segundo Poderoso Chefão melhor que o primeiro. Bem, a resposta é não. Mas o importante é que ambos estão na lista. Este, considerado o melhor filme da história do cinema para muitos fãs e cinéfilos, e o segundo para os votantes do IMDB, chega em terceira posição aqui. O filme venceu 3 Oscar (melhor filme, ator e roteiro) e foi indicado para três atores coadjuvantes, diretor, figurino, som, edição e trilha sonora).

02) O Império Contra-Ataca (1980)

Sim, existem aqueles filmes definidores da cultura pop. E o primeiro Star Wars sem dúvidas é o que vem à mente quando pensamos nisso. Mas se tem uma coisa que todos os fãs concordam é que esta primeira continuação do filme é ainda superior a ele em todos os quesitos. Mesmo sem ter feito o mesmo sucesso do original em sua época de lançamento (também, como equiparar a tamanho fenômeno?), o tempo fez muita justiça para esta obra-prima. O filme venceu 2 Oscar (efeitos visuais e som) e foi indicado para direção de arte e trilha sonora.

01) O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

Em matéria de prestígio nos prêmios do Oscar, o terceiro foi o mais badalado. Muitos disseram que os votantes seguraram os prêmios para dar ao terceiro, uma vez concluída a trilogia. Muitos dizem inclusive que a saga deve ser vista como um longo filme – já que foram gravados ao mesmo tempo e separados por motivo da duração. Seja como for, tudo começa aqui, e o que mais impressiona é a capacidade de Peter Jackson ter realizado (e bem) uma obra tida como “inadaptável” ao cinema. O longa venceu 4 Oscar (fotografia, maquiagem, efeitos visuais e trilha sonora) e foi indicada para melhor filme, diretor, ator coadjuvante, roteiro, direção de arte, figurino, edição, trilha sonora e som.

Confira abaixo todos os outros filmes da lista.

21) Alien – O Oitavo Passageiro (1979)
22) Vingadores: Ultimato (2019)
23) 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)
24) O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (1991)
25) Clube da Luta (1999)
26) Duro de Matar (1988)
27) O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2003)
28) Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)
29) Apocalypse Now (1979)

30) Fogo Contra Fogo (1995)
31) Interestelar (2014)
32) O Enigma de Outro Mundo (1982)
33) Casablanca (1942)
34) O Senhor dos Anéis – As Duas Torres (2002)
35) O Iluminado (1980)
36) Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)
37) Seven – Os Sete Crimes Capitais (1995)
38) Três Homens em Conflito (1966)
39) Gladiador (2000)

40) Cidadão Kane (1941)
41) O Silêncio dos Inocentes (1991)
42) 12 Homens e uma Sentença (1957)
43) Sangue Negro (2007)
44) A Felicidade Não se Compra (1946)
45) O Grande Lebowski (1998)
46) A Lista de Schindler (1993)
47) Faça a Coisa Certa (1989)
48) Os Caça-Fantasmas (1984)
49) A Viagem de Chihiro (2001)

50) Um Corpo que Cai (1958)
51) Whiplash – Em Busca da Perfeição (2014)
52) Caçadores de Emoção (1991)
53) Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)
54) O Resgate do Soldado Ryan (1998)
55) Taxi Driver (1976)
56) A Rede Social (2010)
57) Blade Runner 2049 (2017)
58) Guardiões da Galáxia (2014)
59) Moonlight – Sob a Luz do Luar (2016)

60) Chumbo Grosso (2007)
61) O Labirinto do Fauno (2006)
62) Lawrence da Arábia (1962)
63) Corra! (2017)
64) La La Land – Cantando Estações (2016)
65) Os Sete Samurais (1954)
66) Um Estranho no Ninho (1975)
67) Cantando na Chuva (1952)
68) Lady Bird – A Hora de Voar (2017)
69) Bastardos Inglórios (2009)

70) Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)
71) Up – Altas Aventuras (2009)
72) Janela Indiscreta (1954)
73) Cidade dos Sonhos (2001)
74) Trainspotting – Sem Limites (1996)
75) Um Lugar Silencioso (2018)
76) A Chegada (2016)
77) O Retorno de Jedi (1983)
78) Amor à Flor da Pele (2000)
79) E.T. – O Extraterrestre (1982)

80) Los Angeles – Cidade Proibida (1997)
81) Psicose (1960)
82) Os Suspeitos (1995)
83) Thor Ragnarok (2017)
84) Encontros e Desencontros (2003)
85) Todo Mundo Quase Morto (2004)
86) Pantera Negra (2018)
87) O Exorcista (1973)
88) Titanic (1997)
89) Onde os Fracos Não Tem Vez (2007)

90) O Exterminador do Futuro (1984)
91) Logan (2017)
92) O Profissional (1994)
93) Retrato de uma Jovem em Chamas (2019)
94) Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)
95) Donnie Darko (2001)
96) O Segredo de Brokeback Mountain (2005)
97) O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)
98) Paddington 2 (2017)
99) Feitiço do Tempo (1993)
100) Cães de Aluguel (1992)

COMENTÁRIOS

Não deixe de assistir: