sexta-feira, abril 26, 2024

Os 12 Melhores Filmes Brasileiros de 2023 – Cinema e Streaming!

Faltam poucos dias para 2023 terminar. O ano foi intenso! Muitos filmes, que tiveram que esperar o fim da pandemia para estrear, ganharam o público esse ano. E, por conta da greve em Hollywood, o espaço para ver e debater as produções nacionais ficou um cadinho maior. 2023 foi um ano ótimo para as produções brasileiras, e aqui estão os 12 melhores filmes nacionais do ano (um por mês), que estrearam nos cinemas ou no streaming. Confira!

12 – Tá Escrito!

Larissa Manoela está de volta e em seu melhor filme! E dessa vez ela está controlando os astros e o humor do horóscopo a partir de um caderno mágico que recebe anonimamente. O filme estreou dia 14 de dezembro e já ficou entre as dez maiores bilheterias em seu primeiro final de semana, mesmo com produções internacionais em cartaz. Corre assistir!

11 – Minha Irmã e Eu

A grande aposta de comédia para o fim de ano vem encabeçada por Tatá Werneck e Ingrid Guimarães, que vivem duas irmãs com realidades completamente diferentes, mas que precisam atravessar o país atrás da mãe, que fugiu de casa. O longa estreia dia 28 de dezembro, pra levar o date e as amigas pro cinema!

10 – O Sequestro do Voo 375

Com exibição prévia no encerramento do Festival do Rio, este filme é baseado em uma história real e surpreende pela qualidade das cenas de ação. Aliás, esse é o principal motivo pelo qual as pessoas devem assisti-lo na tela grande: as cenas do avião ganham uma proporção muito maior (e melhor) se vistas no cinema. Atualmente em cartaz.

Não deixe de assistir:

9 – Propriedade

O filme chega aos cinemas dia 21, e promete elevar a tensão no espectador. Trata-se de uma história tensa e angustiante, de uma mulher que sofrera um trauma no passado e se vê novamente refém em uma situação. Para se proteger, ela se tranca dentro do seu carro, mas, por causa disso, não consegue mais sair. E agora? Filmaço com Malu Galli, premiado e aplaudido em festivais internacionais.

8 – Pedágio

Atualmente em cartaz nos cinemas, o novo filme de Carolina Markowicz arrebatou diversos prêmios no Festival do Rio 2023. De maneira simples e direta, o longa aborda temas como a homofobia, a intolerância e a família, em mais uma atuação estonteante de Maeve Jinkings.

7 – Perdida

Baseado no livro de Carina Rissi e estrelado pela ídola teen Giovanna Grigio, este filme tem tudo que o espectador quer: romance, aventura, humor, uma pitada de suspense com drama e uma dose de ação – tudo isso numa pegada bem Jane Austen que faz a gente suspirar. Atualmente disponível na Star+ e na Disney+.

6 – Tia Virgínia

Vencedor de cinco prêmios no Festival de Gramado esse ano – dentre os quais, Melhor Filme pelo Júri da Crítica, Melhor Atriz (Vera Holtz) e Melhor Roteiro – o filme conta a história de Virgínia, uma mulher de 70 anos que nunca se casou nem teve filhos, que passara a vida cuidando dos pais e agora, às vésperas do Natal, arruma a casa para receber as duas irmãs. Atualmente em cartaz nos cinemas.

5 – Mussum – O Filmis

Vencedor de seis Kikitos no Festival de Gramado 2023 (incluindo Melhor Filme), a cinebiografia do Trapalhão mais amado ganhou os corações do público por onde passou. Aílton Graça, em mais um inesquecível trabalho, está primoroso no papel principal. Atualmente em sua última semana em cartaz nos cinemas e já disponível para aluguel nas plataformas.

4 – Mãri Hï – A Árvore do Sonho

Curta brasileiro produzido pela Aruac Filmes, do diretor Morzaniel Iramari, é, atualmente, a grande chance do Brasil não só ser finalista, mas talvez levar o Oscar de Melhor Curta Metragem Documental para casa. Foi vencedor do Festival É Tudo Verdade, com exibições em diversos festivais e plataformas de streaming grátis. Conta a história do povo Yanomami e sua relação com a árvore Mãri Hï, a árvore que produz os sonhos do povo.

3 – Um Ano Inesquecível: Outono

Primeiro filme musical dirigido por Lázaro Ramos. Baseado no conto escrito por Babi Dewet e disponível no Prime Video, conta a história de dois jovens pretos de mundos distantes – ela, estagiária do Direito, ele, um sonhador que quer ser músico – durante o outono em São Paulo. Uma comédia romântica musical deliciosa, para ver e rever.

2 – Mamonas Assassinas: O Filme

Última estreia do ano, previsto para 28/12, a aguardadíssima cinebiografia de uma das bandas mais queridas de todos os tempos finalmente chega aos cinemas, recheado de humor, irreverência, amizade e aquela saudade que ficou nos corações dos fãs. Embalado pelas principais músicas do grupo, é pra ver e cantar alto nos cinemas!

1 – Nosso Sonho

Seria a grande surpresa da bilheteria nacional, não fosse o fato de Claudinho e Buchecha terem previsto que “nossa história vai virar cinema”. E virou. E bateu mais de meio milhão de espectadores. Com uma energia maravilhosa e atuações impactantes de Juan Paiva e Lucas Penteado, é um filme que emociona, faz rir, retrata o carioca raiz e leva o funk pro mundo. Atualmente para aluguel nas plataformas.

Bônus: Melhor Filme de Natal – Ritmo de Natal

Como as produções natalinas brasileiras ainda estão ganhando força, não é justo (ainda) comparar com os outros lançamentos. Assim, a melhor produção natalina nacional é ‘Ritmo de Natal’, que mistura funk e música clássica com duas famílias com costumes completamente opostos debaixo do mesmo teto. Humor e valores para reunir a família na noite feliz. Teve exibição aberta na TV Globo e está disponível na Globoplay.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS