Este ano já lançamos nossas costumeiras matérias dos Filmes mais esperados e também a dos filmes de terror mais esperados.

Como alguns deles já estrearam, vide os novos Massacre da Serra Elétrica e Pânico, resolvi reformular a lista, dando aquele  costumeiro passo além.

De fato, 2022 guarda muitos longas promissores que nos deixa muito empolgados, vide nos novos trabalhos de gente como Jordan Peele, Ari Aster, Robert Eggers e Olivia Wilde, por exemplo. Mas não termina aí, já que o novo filme do gigante David Cronenberg foi anunciado recentemente para Cannes, já tem poster, trailer e deve estrear em breve para os meros mortais que não estão no festival. Mas não para aqui, o tal passo além citado se refere a uma olhada para adiante de 2022.



Sim, isso mesmo, aqui separamos alguns longas planejados para 2023 que já começam a dar o que falar desde agora.

Confira abaixo e já deixe agendado para poder assistir.

Aproveite para assistir:

Não! Não Olhe!



Outro nome que em pouco tempo se tornou sensação não apenas para os amantes de terror, como de cinema em geral, Jordan Peele possui uma trajetória curiosa. Ele começou na comédia, fazendo esquetes e dupla com o humorista Keegan-Michael Key. A dupla chegou inclusive a fazer seu filme em 2016. Mas foi aí que Peele deu o passo extra e passou para trás das câmeras, escrevendo o roteiro, produzindo e dirigindo o sucesso Corra! em 2017.

O terror / sátira social coloca o dedo na ferida do racismo, e fez tanto sucesso que além de ter sido indicado ao Oscar de melhor filme, garantiu o domínio de um subgênero próprio – o citado terror racial, em voga atualmente. Assim seguiram Nós (2019) – outro sucesso – e produções em marcas muito famosas, sempre colocando o seu selo de qualidade, vide a série Além da Imaginação e o reboot A Lenda de Candyman. A trama de Não! Não Olhe! ainda é mantida a sete chaves, mas o que sabemos é que pode se tratar de um filme sobre invasão alienígena. O que nas mãos de Peele ganha todo um sabor especial.

Disappointment Blvd.



Aqui, com a adição do diretor Ari Aster temos o que pode ser considerada a tríade do terror atual. Ao lado de Jordan Peele e Robert Eggers (em especial), Ari Aster rapidamente escalou ao topo do gênero. Curiosamente, os três lançam em 2022 seus terceiros trabalhos. Aster surgiu com Hereditário (2018) – um dos longas mais perturbadores de anos recentes – e seguiu para o igualmente incômodo Midsommar – O Mal Não Espera a Noite (2019).

Como nenhum cineasta de qualidade gosta de ficar preso numa caixinha, ambos Robert Eggers e Ari Aster tentam brincar um pouco fora da caixa de areia com seus novos projetos. Enquanto Eggers arrisca num épico medieval de ação com O Homem do Norte, o caminho de Aster será um misto de drama e comédia com Disappointment Blvd., estrelado por Joaquin Phoenix no papel de um dos maiores empreendedores de todos os tempos. O longa irá acompanhar décadas em sua vida.

MEN

Para além da tríade Eggers, Aster e Peele, temos muitos outros realizadores de qualidade na lista, cuja abrangência transcende para além do gênero terror. Aqui temos Alex Garland dando o ar de sua graça. Os cinéfilos o conhecem muito bem de filmes como Ex-Machina – Instinto Artificial e Aniquilação. Agora ele investe em um projeto bem curiosos e interessantíssimo, estrelado pela indicada ao Oscar Jessie Buckley (A Filha Perdida). Na trama, seu marido aparentemente se suicida, e ela resolve fazer uma viagem a fim de superar a tragédia. Chegando numa casa de campo, ela se depara com estranhos acontecimentos e começa a questionar sua sanidade. Um dos elementos mais criativos do filme, no entanto, é que todos os homens que aparecem no filme são interpretados pelo ator Rory Kinnear, transformado através de maquiagem de um personagem para outro. O trailer é bastante misterioso.



Não se Preocupe, Querida

A primeira mulher diretora a aportar na lista, a talentosa Olivia Wilde ficou com a bola cheia após o sucesso de crítica de Fora de Série (2019). O resultado foi tão positivo, que a diretora de primeira viagem descolou um trabalho de peso junto à Sony: o comando do filme da heroína Mulher-Aranha, o qual ela está desenvolvendo. Antes disso, no entanto, Wilde entrega um filme de um gênero diferente. O curioso é que Não se Preocupe, Querida já não é mais anunciado como um terror, e sim como um suspense. Mas veremos. Na trama passada na década de 1950, uma dona de casa começa a suspeitar da vizinhança utópica onde vive. O elenco traz Florence Pugh, Chris Pine e a própria Wilde.

O Telefone Preto

Um dos filmes de maior hype para esta primeira metade do ano, aqui temos o novo filme escrito e dirigido por Scott Derrickson, baseado no livro de Joe Hill, o filho de Stephen King. A trama mistura um assunto sério com fantasia e terror, ao falar sobre sequestro de menores. Um psicopata, vivido por Ethan Hawke, sequestra crianças de uma cidade. Sua mais nova vítima é o menino Finney (Mason Thames). No local de seu cativeiro ele descobre um telefone preto desativado, o qual usa para se comunicar com ex-vítimas assassinadas pelo criminoso, que começam a ajuda-lo a escapar.



Crimes of the Future

O novo trabalho do mestre David Cronenberg dentro do gênero do terror desperta o interesse imediato de qualquer cinéfilo e amante de terror que se preze. Cronenberg é o maior veterano desta lista e possui no currículo obras como Scanners – Sua Mente Pode Destruir, Videodrome – A Síndrome do Vídeo e A Mosca. Neste novo filme, Cronenberg parece retornar às suas raízes do horror corpóreo, ao bizarro e ao grotesco, evocando muitas vibrações de Existenz (1999), por exemplo. A trama passada no futuro, mostra a raça humana evoluindo para uma mistura entre o orgânico e o sintético. No elenco, grandes nomes como Viggo Mortensen, Léa Seydoux e Kristen Stewart.

Umma

Agora adentramos ao território das pequenas pérolas indies. A primeira é esta obra que conversa muito com a cultura asiática, ao mostrar a história da personagem de Sandra Oh, uma mulher coreana deixando suas origens para traz buscando dar uma vida melhor para sua filha na América. Mas seu passado a persegue quando as cinzas de sua mãe são enviadas para sua casa. Nem precisa ser dito que a alma da matriarca chega junto para atormentar a família.

You Won’t Be Alone



Protagonizado pela sueca Noomi Rapace, esse longa vem sendo enaltecido como o melhor terror folk desde A Bruxa. De fato, a obra guarda muitas semelhanças com o citado filme de Robert Eggers. Passado na Macedônia e falado em seu idioma, o filme é situado no Século XIX e mostra uma jovem mulher de uma aldeia sendo sequestrada e transformada em uma bruxa por um espírito maligno e antigo.

Hellraiser

Não se sabe muito sobre esse reboot do clássico Hellraiser – Renascido do Inferno, que completa 35 anos em 2022. Ou seja, época perfeita para uma reimaginação. Se for lançado este ano como o anunciado, o longa deverá estrear na segunda metade de 2022. O roteiro possui a mão de David S. Goyer, da trilogia O Cavaleiro das Trevas, e tem direção de David Bruckner, do elogiado A Casa Sombria. O que sabemos de concreto é a mudança de gênero do vilão Pinhead, agora nas formas da atriz trans Jamie Clayton.

Salem’s Lot



Outro clássico que volta em nova forma no ano de 2022 é Os Vampiros de Salem, baseado no livro de Stephen King, que é a segunda adaptação do autor para as telas (depois de Carrie – A Estranha), antecedendo até mesmo o atemporal O Iluminado. Na trama, um escritor retorna à sua cidadezinha, somente para descobrir que o local está prestes a ser dominado por vampiros. Dá para sentir as influências na ótima Missa da Meia Noite, não é? O roteiro e direção ficam com Gary Dauberman, do terceiro Annabelle (2019).

Halloween Ends

Por falar em clássicos, a nova trilogia de Halloween se encerra este ano. Particularmente, não consigo esconder certa decepção com o que o cineasta David Gordon Green trouxe ao universo de Michael Myers e Laurie Strode (Jamie Lee Curtis). Tudo bem que a expectativa era alta, mas o resultado de Halloween (2018), desde seu título pouco criativo até o produto final não desceu completamente redondo, digamos. Mas sei que nessa fui a minoria, pois o filme fez bastante sucesso de crítica e público. Bem mais que seu predecessor, Halloween Kills – O Terror Continua, uma decepção para a metade que havia gostado do anterior. Agora só nos resta esperar pela conclusão para saber se Myers será eliminado de vez. Minha aposta é que não.



Evil Dead Rise

Seguimos pelas franquias clássicas do terror com o novo exemplar de Evil Dead – A Morte do Demônio. O original, dirigido por Sam Raimi, completa 41 anos em 2022, época perfeita para celebrar este que é um dos longas mais icônicos de terror de todos os tempos, e que ajudou a moldar os subgêneros do terror na cabana e de possessões demoníacas. O novo longa trará Raimi apenas nas capacidades de roteirista e produtor, e centra a trama num ambiente urbano pela primeira vez. isso é, se não contarmos a série Ash vs Evil Dead.

A Órfã 2

A Órfã (2009) é um terror eficiente que conta a seu favor a reviravolta final chocante, levemente baseada numa história real, que deixou todos perplexos e falando sobre. O negócio agora é: sem essa reviravolta (que não poderá ser usada duas vezes, afinal já sabemos o segredo), o segundo terá o mesmo impacto?

Resurrection

O nome da atriz Rebecca Hall costuma estar associado a bons filmes de terror. Ano passado, por exemplo, ela entregou o elogiado A Casa Sombria. Assim, esperamos mais um ótimo exemplar do gênero com este thriller policial de terror. Na trama, Hall vive uma mulher bem-sucedida e independente, que está no controle de sua vida. Isto é, até o retorno de David, papel de Tim Roth, que traz consigo os horrores do passado da mulher.

Watcher

Outro nome bem conhecido dos fãs de terror, a jovem atriz Maika Monroe marcou presença e chamou atenção em A Corrente do Mal, um dos melhores exemplares do gênero na última década. Aqui, a loirinha volta a um terror bem psicológico, no papel de uma jovem que suspeita que seu vizinho a está espionando. O voyerismo é o tema aqui, mas o longa pode guardar alguns elementos sobrenaturais também.

Prey

Em 2022 seremos visitados novamente pelo alienígena caçador Predador. E pela primeira vez um filme da criatura com cara de crustáceo não levará o nome Predador no título. Bem, pelo menos no original (vai que aqui no Brasil os responsáveis cismam em tacar um Predador em algum lugar do título). Poucas franquias foram tão “rebootadas” quanto O Predador, que chega agora ao seu quinto filme. A proposta desta vez é mostrar a primeira visita do caçador, há 300 anos no passado, se defrontando com uma tribo de nativos guerreiros. Na direção, Dan Trachtenberg – do ótimo Rua Cloverfield, 10 (2016).

Dark Harvest

Se feito da maneira correta, este promete ser um dos exemplares mais divertidos do gênero. Dirigido por David Slade (30 Dias de Noite), o longa traz a história de uma figura mitológica lendária, conhecido como October Boy, ou o menino de outubro. O ser desperta dos milharais todo dia das bruxas para aterrorizar uma cidadezinha. Não sabemos muito mais sobre a trama, mas o filme já possui nosso interesse.

Sobrenatural 5

Um dos diferenciais do quinto capítulo da franquia Sobrenatural no cinema, iniciada ainda 2010, é a direção do ator Patrick Wilson, que viveu o protagonista nos primeiros dois filmes. Além de marcar a estreia de Wilson na cadeira de diretor, ele também participará na frente das câmeras, para novamente defender sua família de assombrações malignas, dez anos depois da última aparição dos Lambert nas telonas.

Firestarter – Chamas da Vingança

Baseado num livro de Stephen King, Firestarter já havia se tornado um filme em 1984, protagonizado então por uma Drew Barrymore recém-saída do fenômeno E.T. – O Extraterrestre. Na trama, os pais de uma menininha aceitam participar de experimentos do governo. Assim, sua pequena filha nasce com o dom sobre-humano da pirotecnia. Na versão moderna, o nome mais conhecido é o de Zac Efron como o pai.

Olhos Famintos – Jeepers Creepers Reborn

O primeiro Olhos Famintos completa 21 anos em 2022. Após seu lançamento nos cinemas, ganhou uma aura cult e uma legião de fãs, que embarcaram na história da criatura milenar meio humanoide, meio dragão. Mas daí em diante foi só ladeira abaixo com o segundo filme e em especial o terceiro, lançado de forma tardia. Agora, esse novo exemplar promete reiniciar a franquia. Agora só nos resta esperar a próxima matança.

The Twin

Filmes sobre crianças malditas são um subgênero próprio dentro do terror e aqui temos justamente um exemplar deste segmento. Mistura de Boa Noite Mamãe e O Anjo Malvado, quem protagoniza o filme é Teresa Palmer, do sucesso Quando as Luzes se Apagam (2016). Ela vive uma mãe de gêmeos. Após a morte de um deles, a família parece estar sendo atormentada pelo menino falecido, em especial em sua ligação com o irmão sobrevivente.

Bônus: Abracadabra 2

Sabemos que Abracadabra não é um filme de terror, mas é um filme que usa elementos de terror e tem a cara do halloween – ao ponto de se tornar uma das grandes escolhas dos cinéfilos para a data. E foi justamente essa força cult do filme de 1993 que fazia os fãs exigirem uma continuação. E agora ela finalmente sairá, com direito ao trio protagonista, Bette Midler, Kathy Najimy e Sarah Jessica Parker, reprisando os pais do trio de irmãs bruxas Winifred, Mary e Sarah.

2023

Wolf Creek 3

No ano de 2023, com certeza teremos muitos filmes de terror que ainda serão revelados, mas à princípio já separamos alguns para você saber o que esperar. Começamos com este Wolf Creek 3, terceira parte da franquia de terror baseada numa história real do psicopata que ficou conhecido como o “Crocodilo Dundee do mal”. Pode ser que este longa chegue ainda em 2022, embora não tenha data confirmada.

Pânico 6

 

Após o sucesso do tardio Pânico 5 (conhecido apenas como Pânico), no início deste ano, a Paramount não perdeu tempo e deu sinal verde para o sexto filme. Era o planejado para o quarto filme, ainda comandado por Wes Craven, ou seja, iniciar uma nova trilogia ainda em 2011. Mas foi só com o quinto e a mudança de estúdio que os filmes de Ghostface começaram a dar fruto de novo. Courteney Cox já foi confirmada como Gale.

Um Lugar Silencioso 3

Produção recente que é sinônimo de sucesso, Um Lugar Silencioso surpreendeu a todos em 2018, inclusive o diretor John Krasinski. Um filme feito em família, com a esposa do cineasta, Emily Blunt, protagonizando. O terceiro filme, porém, não trará mais a direção de Krasinski, que desta vez irá participar apenas como produtor e roteirista.

Knock at the Cabin

Trata-se do novo trabalho de M. Night Shyamalan, uma vez tido como o mestre do terror e do suspense. Depois do auge inicial, sua carreira caiu em declínio e agora o cineasta fica entre erros e acertos, sem que nunca saibamos o que esperar. O que sabemos deste seu novo projeto é o título, ou seja, espere algo envolvendo uma cabana, e as participações de Dave Bautista, Rupert Grint, Jonathan Groff e William Ragsdale.

O Exorcista

Nova parceria entre a Blumhouse e o diretor David Gordon Green, que revitalizaram o clássico Halloween para uma nova geração. Agora, os realizadores pretendem fazer o mesmo com o filme de possessão demoníaca definitivo do cinema. O longa é anunciado como sequência direta do original de 1973, esquecendo todas as continuações. E para isso, trouxeram até mesmo a mãe da menina possuída no filme original, a veterana Ellen Burstyn.

Gremlins 3

Outro projeto saído lá dos anos 80 para uma nova chance de cair no gosto do grande público atual, ou seja, os jovens, crianças e adolescentes. Os jovens de hoje talvez não saibam quem são os Gremlins, mas o filme original lá de 1984 se tornou uma verdadeira febre e logo as criaturinhas estavam em todo lugar. Um longo hiato se abateu até que finalmente uma continuação fosse lançada em 1990. Depois disso, a ideia ficou guardada na geladeira durante anos. Em 2033, se tudo der certo, será o ano de revisitarmos Gizmo e toda a turma de criaturinhas homicidas.

Renfield

Essa é uma reimaginação do conto Drácula de Bram Stocker, escrita por Robert Kirkman (criador de The Walking Dead) e dirigida por Chris McKay (Lego Batman), focada no assistente possuído do vampiro, que dá título ao filme. Mas tudo o que precisamos saber na verdade é que teremos Nicolas Cage no papel do vampirão Conde Drácula. Ou seja, nosso dinheiro já está nas mãos dos realizadores.

Pânico 6

O quinto ‘Pânico‘ foi um sucesso e conseguiu reviver a franquia. O sexto filme estreia em 31 de março de 2023.

“Sam, Tara, Chad e Mindy, os quatro sobreviventes do massacre realizado pelo Ghostface, decidem deixar Woodsboro para trás em busca de um novo começo em uma cidade diferente. Mas não demora muito para eles se tornarem alvo de um novo serial killer mascarado.”

Jenna OrtegaMelissa BarreraMason GoodingJasmin Savoy Brown tiveram seus retornos confirmados, junto com Courteney Cox. Hayden Panettiere volta como Kirby Reed.

Não deixe de assistir: