2022 começou oficialmente – e mal podemos esperar para os grandes lançamentos do ano.
Ainda que nem todos os artistas tenham anunciado ou confirmado data de divulgação de seus respectivos álbuns, alguns nomes bastante importantes e populares do cenário fonográfico já revelaram que estão retornando – como é o caso da rapper Saweetie, o ícone do PC music, Charli XCX, e as lendárias bandas de rock Guns N’ Roses e Scorpions.
Pensando nisso, o CinePOP separou uma lista com dez dos álbuns mais aguardados do 1º semestre de 2022 – excluindo aqueles sem dia confirmado ou apenas especulados.
Confira abaixo:
ICY SEASON, Saweetie
Lançamento: 07 de janeiro
Meses antes de fazer sua estreia oficial com o álbum ‘Pretty Bitch Music’, a aclamada rapper Saweetie já tem um pequeno projeto em mãos – o antecipado EP ‘Icy Season’. Com lançamento agendado para a próxima semana, detalhes sobre a produção não foram revelados, mas a cantora e compositora já vem cultivando certas expectativas desde o anúncio do projeto em dezembro do ano passado.
CAPRI SUN, FKA Twigs
Lançamento: 14 de janeiro
Não deixe de assistir:
Um dos símbolos do avant-pop britânico, FKA Twigs chamou a atenção do público e da crítica especializada e voltará ao mundo da música três anos depois do aclamado ‘Magdalene’. Intitulado ‘Capri Sun’, a obra funcionará como uma mixtape – e já conta com um ótimo lead single intitulado “Tears In The Club”, que a mostra tomando uma direção mais mainstream e menos conceitual.
THE GODS WE CAN TOUCH, Aurora
Lançamento: 21 de janeiro
Aurora alcançou fama mundial alguns anos atrás – e encantou os brasileiros ao emprestar sua doce e mística voz ao single “Scarborough Fair”, para a novela ‘Deus Salve o Rei’. Três anos depois de seu último lançamento, uma das principais cantoras nórdicas retorna com o vindouro ‘The Gods We Can Touch’, que já conta com quatro canções promocionais: “Exist for Love”, “Cure for Me”, “Giving in to the Love” e “Heathens”.
NIGHT CALL, Years & Years
Lançamento: 21 de janeiro
Olly Alexander volta em algumas semanas com seu terceiro álbum de estúdio oficial, ‘Night Call’, sob o nome artístico Years & Years. Uma das figuras mais proeminentes do cenário pop britânico, Alexander fará sua primeira incursão solo depois da desassociação com o grupo homônimo – e já presenteou os fãs com os singles “Starstruck”, “Crave” e “Sweet Talker”.
MOTORDROME, MØ
Lançamento: 28 de janeiro
Contando com dez faixas originais, incluindo os singles “Live to Survive” e “Kindness”, ‘Motordrome’ é o terceiro álbum oficial da artista dinamarquesa MØ. Lançado sob o selo da Columbia Records, a produção promete ser uma amalgama explosiva e dançante de synth-pop e EDM – e, além disso, já teve uma turnê confirmada para fevereiro de 2022.
EARTHLING, Eddie Vedder
Lançamento: 11 de fevereiro
Eddie Vedder é um dos nomes mais conhecidos do cenário rock e ganhou fama mundial como o vocalista da banda Pearl Jam. Agora, Vedder continua a investir em sua carreira solo e lançará seu primeiro álbum em onze anos (excetuando seu trabalho em trilhas sonoras). Intitulado ‘Earthling’, a produção já conta com os singles “The Haves” e “Long Way”, ambas produzidas por Andrew Wyatt (que trabalhou recentemente com Lady Gaga na ovacionada balada “Shallow”).
HARD SKOOL, Guns N’ Roses
Lançamento: 25 de fevereiro
‘Hard Skool’ empresta seu nome tanto para o 4º EP quanto para o lead single do aguardado álbum da lendária banda de hard rock Guns N’ Roses. O disco, agendado para fevereiro deste ano, será composto por dois singles originais e duas faixas performadas ao vivo – além de ser o primeiro EP lançado com o guitarrista Slash e com o baixista Duff McKagan desde o retorno da dupla à banda em 2016.
ROCK BELIEVER, Scorpions
Lançamento: 25 de fevereiro
Apesar de ter tido apenas um single promocional, “Peacemaker”, ‘Rock Believer’ se tornou, em pouco tempo, um dos álbuns mais antecipados de 2022. Configurando-se como o 19º álbum de estúdio da banda alemã Scorpions, o disco será o primeiro a trazer a colaboração do baterista Mikkey Dee, que substituiu James Kottak seis anos atrás – e o primeiro desde ‘Return to Forever’, de 2015.
RUN, ROSE, RUN, Dolly Parton
Lançamento: 07 de março
Dolly Parton é uma das figuras mais aplaudidas e respeitadas da música country e, agora, está pronta para investir esforços em um lado novo de sua carreira: a literatura. Aliando-se a James Patterson, Parton fará sua estreia literária com ‘Run, Rose, Run’, que gira em torno de uma garota de Nashville que se muda para a cidade grande para concretizar seus sonhos de ser uma musicista – até que seu passado volta para assombrá-la e destruir suas ambições. Como se não bastasse, Parton também lançará um álbum original com músicas inspiradas na história – e que conta com a co-produção de Richard Dennison e Tom Rutledge.
CRASH, Charli XCX
Lançamento: 18 de março
Facilmente um dos álbuns mais aguardados do primeiro semestre, ‘Crash’ é o primeiro lançamento de Charli XCX em dois anos – desde o aclamado ‘how i’m feeling now’. A produção ainda levará dois meses para chegar às plataformas de streaming, mas já conta com os poderosos singles “Good Ones” e “New Shapes”.