quinta-feira, abril 25, 2024

Os Filmes de TERROR Maravilhosos Que Marcaram a Infância de quem Tá chegando nos 40 anos…

Este ano algumas filmes verdadeiramente icônicos da sétima arte completam 30 anos de sua estreia. Nem dá para acreditar. Veja, por exemplo, o celebradíssimo Cães de Aluguel, de Quentin Tarantino – o filme que colocou o nome de um dos maiores diretores da atualidade no mapa.

Outros exemplos de filmes que se mantém na boca do povo são Os Imperdoáveis, Perfume de Mulher, Batman – O Retorno, Instinto Selvagem, Esqueceram de Mim 2, Aladdin, Drácula de Bram Stoker e O Guarda-Costas, só para citar alguns dos mais populares.

Todos são filmes pop, ainda muito queridos pelo grande público e ainda na mente dos cinéfilos. Fora a surpresa de todos estarem completando 30 anos de lançamento, outra surpresa é perceber que a maioria segue inserido na cultura popular, a maior parte sem precisar de reboots, remakes, continuações ou novas adaptações.

Aqui, no entanto, não iremos falar sobre os blockbusters famosos e sim sobre um tipo específico de filme que adoramos e sabemos que vocês também: os filmes de terror! Que igualmente guardam algumas verdadeiras pérolas clássicas da sétima arte. Confira abaixo as produções do gênero mais famosas que entram agora de vez na vida adulta – completando 30 anos em 2022.

Drácula de Bram Stoker

O consagradíssimo Francis Ford Coppola, após encerrar a sua trilogia O Poderoso Chefão em 1990 – tida como a melhor trilogia da sétima arte -, resolveu que como seu próximo trabalho iria adaptar ao cinema o conto clássico de terror de Bram StokerDrácula. De fato, podemos considerar a versão de Coppola para a história, a primeira superprodução feita com o personagem. Tudo é grandioso, operístico e memorável aqui. Desde a versão mais idosa do vampiro (com uma impressionante maquiagem em Gary Oldman), as transformações do protagonista em criaturas monstruosas, o tom erótico de algumas cenas, o visual para lá de chamativo, e a presença de gente como Anthony Hopkins e Winona Ryder, então no auge de suas carreiras. Drácula é um filme de terror muito classudo.

Uma Noite Alucinante 3

O primeiro Evil Dead – A Morte do Demônio (1981) permanece até hoje como um dos mais queridos e influentes filmes de terror de todos os tempos. O feito é ainda mais impressionante se pensarmos que o diretor Sam Raimi pegou uns amigos e uns trocados e saiu para fazer um filme. Em 1987, com mais dinheiro, ele resolveu recontar a mesma história em Uma Noite Alucinante – espécie de refilmagem e continuação, que aplica mais humor e criatividade. Depois, Raimi alçou voos mais altos e foi dirigir seu filme de super-herói autoral com Darkman – A Vingança sem Rosto. Mas ele não esqueceu seu querido pequeno filme, afinal o segundo havia terminado com um gancho para a sequência, e retornava há trinta anos para encerrar a trilogia com Ash (Bruce Campbell) combatendo demônios nos tempos medievais.

 

Não deixe de assistir:

O Mistério de Candyman

Com uma “sequência espiritual” lançada ano passado, o Candyman original completa 30 anos de sua estreia em 2022. O longa é baseado no conto The Forbidden, do autor especialista no gênero Clive Barker. Na trama, uma estudiosa decide pesquisar lendas urbanas e se depara com a história de Candyman, muito comentado no conjunto habitacional Cabrini-Green. Ela logo irá perceber que a lenda é bem real, quando invoca acidentalmente a entidade do título, um espírito maligno atrás de vingança. Com seu visual impactante, como um gancho no lugar da mão, partes do corpo expostas (como os ossos do tórax à mostra) e muitas abelhas saindo do seu corpo, o Candyman se tornou uma das figuras mais icônicas do gênero, personificado por Tony Todd.

 

Sonâmbulos

Saindo de um mestre da literatura de terror para outro, nenhum ano está completo sem uma obra de Stephen King para adorná-lo. E aqui ganhamos não uma, mas duas. Bem, ou quase. Acontece que este primeiro item, Sonâmbulos, não é baseado em nenhum livro ou conto do autor. King se aventurou a escrever o roteiro de um filme, sem antes ter publicado nada em relação a esta história. Ou seja, King escreveu um roteiro original aqui. E a história que o autor bolou foi a de um novo aluno em uma cidadezinha, que guarda uma estranhíssima relação com sua mãe. Na verdade, ambos não são humanos, e sim parte de uma raça milenar conhecida como Sonâmbulos, criaturas meio felinas, meio humanoides que se alimentam da força vital humana (sugando suas energias), temem gatos como o diabo a cruz, e mantém uma relação incestuosa.

Alien³

Agora temos uma verdadeira superprodução na lista. Alien – O Oitavo Passageiro (1979), de Ridley Scott, é um dos maiores clássicos da história do cinema, e mudou para sempre o gênero da ficção científica e do terror espacial de alienígenas. A figura do xenomorfo criado por artista H.R. Giger é um dos personagens mais reconhecíveis da sétima arte. Em 1986, o grande James Cameron criou algo que parecia impossível: uma continuação melhor que o original. Aliens – O Resgate, se não é melhor, é tão bom quanto seu predecessor e eleva o jogo em todos os sentidos, aumentando o escopo e a ação, e fazendo da franquia um verdadeiro blockbuster. Assim, o hype era grande para a terceira parte, que eventualmente decepcionaria e quase faria o diretor David Fincher desistir da carreira. Nesse terceiro filme, Ripley (Sigourney Weaver) cai num planeta prisão povoado só por homens. Mas a criatura vai junto com ela.

Fome Animal

Por falar em diretores talentosos saídos dos anos 1980, aqui temos os primeiros passos de ninguém menos que Peter Jackson. Assim como Sam Raimi, Jackson também começou sua carreira no terror de baixo orçamento, até fazer Os Espíritos (1996) e depois ser escalado para a trilogia O Senhor dos Anéis. Seu primeiro filme, no entanto, foi Trash – Náusea Total (1987), sobre alienígenas atrás de carne humana para usar em sua cadeia de fast food interplanetária. O terror seguinte, Fome Animal, não pegou leve no gore – contando a história de um rapaz que mora com sua mãe autoritária. A idosa adoece e começa a se transformar em zumbi, contaminando os vizinhos e a população da cidade. Agora, somente o filho será capaz de impedir que essa praga se espalhe. O filme já demonstrava o talento de Jackson atrás das câmeras.

Hellraiser 3 – Inferno na Terra

Por falar em Clive Barker, o Hellraiser original, subtitulado por aqui Renascido do Inferno, é igualmente baseado em um livro seu (Hellbound Heart), e Barker inclusive dirigiu o longa, se mostrando um cineasta de mão cheia em seu melhor trabalho como realizador. Na trama, uma caixa é capaz de levar quem desvendar seus segredos diretamente ao inferno para sentir prazer e dor. Os cenobitas são as criaturas dos infernos que estão sempre atrás daqueles que ousam “brincar” com o objeto. O filme de 1987 teve uma sequência imediata em 1988 – menos eficiente. E há trinta anos no cinema, ganhávamos a terceira parte desta história – que desvendava a história de Pinhead, o principal antagonista do longa e figura marcante da franquia. Hellraiser vai ganhar novo filme no cinema em breve e Pinhead terá as formas femininas pela primeira vez.

Cemitério Maldito 2

Como dito, aqui temos a segunda obra com o selo Stephen King de qualidade. Bem, mais ou menos. Sim, Cemitério Maldito é um livro do autor, e foi adaptado ao cinema pela primeira vez em 1989 – ganhando em remake trinta anos depois em 2019. Mas aqui estamos falando de Cemitério Maldito 2, a continuação que King nunca escreveu para seu livro. Isso mesmo, o filme de 1989 fez sucesso, então a Paramount, dona dos direitos, resolveu continuar a história, sem qualquer envolvimento do autor. Quem retorna, no entanto, é Mary Lambert, a mesma diretora do primeiro, para comandar aqui também. No filme, Edward Furlong, saído do enorme sucesso de O Exterminador do Futuro 2 no ano anterior, vive o protagonista, se mudando para a mesma cidadezinha com seu pai, e vivenciando eventos para lá de bizarros com o cemitério de animais que traz os mortos de volta à vida.

O Destruidor

Protagonizado pelo saudoso Rutger Hauer (Blade Runner e A Morte Pede Carona), esse filme parece ter um roteiro rejeitado para uma continuação de O Predador. A esta altura, o alienígena caçador com cara de crustáceo já havia estrelado dois filmes, em 1987 e 1990. Veja só esta história: passado no futuro (assim como Predador 2), um agente da lei está à caça de um possível serial killer, que entre suas vítimas matou o parceiro de tal policial (Hauer). Então, ele descobre que o psicopata é um ser de outro planeta. As diferenças são que o filme se passa numa Londres caótica e inundada pelas chuvas torrenciais. De fato, muitos confundiam este longa como um filme da franquia Predador. As semelhanças são muitas. Completando o elenco, Kim Katrall (de Sex and the City).

Inocente Mordida

Este longa marcou o retorno do cultuado diretor John Landis ao gênero do terror. Como muitos sabem, Landis comandou o icônico Um Lobisomem Americano em Londres, um dos mais celebrados do gênero de todos os tempos. No entanto, a maioria dos filmes do diretor, em especial na década de 80, foram no gênero da comédia. Assim, há trinta anos, Landis retornava ao terror (o que o deu fama) para uma história diferente. O cineasta deixava os lobisomens de lado e resolvia focar nos vampiros – ao contar sobre Marie (Anne Parillaud – a Nikita de Luc Besson), uma vampira especializada em beber o sangue de criminosos. Porém, ela termina se envolvendo com mafiosos italianos em Nova York e irá se deparar com encrenca. Apesar da promessa, Inocente Mordida se tornou uma obra obscura, nem de perto reprisando o sucesso do Lobisomem em Londres.

Criaturas 4

Mais uma sequência e mais um filme com a atriz Angela Bassett (que também estava no elenco do item acima). Os dois primeiros filmes da franquia Criaturas foram lançados ainda na década de 1980 e pegavam clara carona na popularidade dos Gremlins (1984). Aqui, por outro lado, os realizadores não perderam tempo e saíram gerando um monte de continuações. O terceiro filme saía em 1991 e contava com Leonardo DiCaprio no elenco. Esse quarto filme usava como diferencial se passar inteiramente no espaço, numa nave, no futuro. A ideia aqui era misturar o clima de Alien com as Criaturas. Além de Bassett, que vive a protagonista Fran, quem também participa é Brad Dourif, a voz do boneco Chucky.

Maniac Cop 3

Por falar em franquias de terror B do cinema, o original Maniac Cop – O Exterminador (1988) se tornou um filme cult. A história contava sobre um policial honesto e eficiente que era traído pelos superiores e assassinado. O tal sujeito, Matt Cordel (papel do grandalhão Robert Z’Dar) retorna da morte como uma espécie de zumbi retalhado e parte para a vingança, se tornando um serial killer e matando todos em seu caminho, como uma espécie de Jason uniformizado. O pior é que os crimes são associados a outro policial, Jack (papel do canastrão Bruce Campbell). O elenco conta ainda com Tom Atkins, Richard Roundtree e Laurene Landon. As continuações, por outro lado, foram decaindo cada vez mais em território trash. O segundo foi lançado em 1990 e o terceiro chegava há trinta anos. A boa notícia é que Maniac Cop vai ganhar nova versão nas mãos de Nicolas Winding-Refn – o que promete ser algo bem diferente e inusitado.

Psicose Mortal

No último item da lista, temos uma mistura de terror e comédia num filme protagonizado pelo saudoso Bill Paxton. O ator vive Graham, um yuppie que acaba de comprar a casa de seus sonhos numa boa vizinhança. Tudo parece caminhar maravilhosamente bem para o sujeito, até que ele descobre em sua propriedade um mendigo com tendências homicidas que começa a aterrorizá-lo. O problema é que ninguém parece acreditar em sua história. Assim, a vida pacata do protagonista começa a ruir aos poucos, até a insanidade atingir nível alucinados.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS