É, foi só piscar e o ano de 2022 está se aproximando de sua metade. O quinto mês do ano já está entre nós! Enquanto as coisas seguem se normalizando – ou quase, já que em 2022 tivemos dois carnavais, por exemplo -, e as salas de cinema voltam a receber cada vez mais público (mesmo com a concorrência pesadíssima das plataformas de streaming), as novidades do cinema não param de chegar. Verdade seja dita, nada substitui a experiência de ver um bom filme na maior sala, com o melhor som. Cinema é uma experiência coletiva que nos faz vibrar, rir e se emocionar juntos. Ano passado tivemos filmes que representaram o que o cinema significa na sua mais pura forma, em especial Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Essa foi uma experiência que seria muito perdida caso não fosse compartilhada, mesmo entre desconhecidos, que deixaram a empolgação aflorar. Digam o que quiserem, mas os filmes da Marvel possuem esta capacidade, essa magia. Esse ano tivemos exemplares como Pânico, Batman, Sonic 2 e Animais Fantásticos 3, mas nenhum deles se tornou um fenômeno absoluto. Isso promete mudar esse mês com o lançamento de um novo produto da Marvel. Confira abaixo e programe-se.

05/05

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

A nova aventura da Marvel chega como um rolo compressor abrindo o mês de maio. E quem é louco de se colocar em seu caminho? Assim, o início do mês será inteiramente dominado pelo blockbuster, que planeja ser o novo grande sucesso de bilheteria em tempos ainda pandêmicos. Na trama, o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) tenta consertar a bagunça criada em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa no que diz respeito à abertura do Multiverso e para isso pede a ajuda de Wanda (Elizabeth Olsen), saída dos eventos de seu próprio seriado WandaVision. O protagonista contará ainda com a ajuda de uma nova personagem, a jovem America Chavez (Xochitl Gomez). É claro que como sempre nos filmes do estúdio, Doutor Estranho 2, agora com direção de Sam Raimi, possui muitos spoilers a serem revelados – portanto, corra aos cinemas e os evite o máximo que puder.

12/05

O Homem do Norte

Com o cinema cada vez mais massificado por superproduções que apenas visam lucrar em cima de marcas pré-estabelecidas, se torna cada vez mais difícil o espaço para cineastas verdadeiramente autorais. Por isso, precisamos enaltecer os poucos artistas que ainda restam e conseguem uma verdadeira legião de fãs apenas devido à força de seu nome (e claro, de seu talento). É o caso com o jovem diretor Robert Eggers, que apenas com três trabalhos na carreira se tornou um dos nomes mais badalados da indústria na atualidade. Bastaram A Bruxa (2015) e O Farol (2019) para que os cinéfilos ansiassem por O Homem do Norte, seu mais recente e ambicioso trabalho. E o longa finalmente estará entre nós este mês. A melhor forma de definir o filme é como uma espécie de Conan – O Bárbaro, mais realista e sangrento. A história é a mesma, e mostra um herdeiro em busca de vingança pela morte do pai. Nas mãos de Eggers, uma história simples se torna um exercício complexo.

Crocodilos – A Morte te Espera

Aproveite para assistir:



Essa é para os aficionados por terror escapista e filmes de animais assassinos. Lançado em 2020 e chegando só agora para os brasileiros, quem traz o filme é a Paris Filmes – que espera cair no gosto dos amantes de diversão com muitos sustos. O terror é na verdade a continuação de uma produção australiana lá de 2007, intitulado Medo Profundo, que ganhou sequência mais de uma década depois. A estratégia, no entanto, é se desassociar do anterior e se comportar como filme próprio. Na trama, cinco amigos aventureiros decidem explorar uma caverna na Austrália após uma forte tempestade, mas terminam se tornando alvo de um voraz crocodilo.

O Peso do Talento

Previsto para estrear no mês passado, a Paris Filmes resolveu segurar um pouco mais o retorno de Nicolas Cage às boas com o sucesso para maio. Cage voltou aos holofotes após muitos anos de lançamentos direto para vídeo, e apareceu em diversos programas de TV e internet promovendo o longa alucinado. Muito comentado nas “internet da vida”, O Peso do Talento é o filme em que Nicolas Cage interpreta Nicolas Cage. Astro de Hollywood no passado, vencedor do Oscar, Nicolas Cage viu sua carreira decair participando de inúmeras produções, digamos, de baixa qualidade e lançadas direto em vídeo, nos últimos anos. Vira e mexe o ator excêntrico entrega algum trabalho que sobressaia, vide Joe (2013) e o recente Pig (2021). Agora Cage retorna em um projeto insano que promete o colocar novamente no mapa. Aqui ele vive o próprio Nicolas Cage, ou uma versão de si mesmo. Cage é convidado por um fã bilionário para fazer uma aparição na festa de aniversário do sujeito. O que era para ser um trabalho simples, logo se mostrará uma jornada repleta de perigos e surtações para o grande astro do passado.

19/05

Chamas da Vingança

O terceiro fim de semana de maio abre com o lançamento de mais uma adaptação do mestre do terror Stephen King. Imagino que não passe um ano sem que King veja um texto seu adaptado às telonas ou telinhas. A mente do autor é realmente muito criativa e frutífera, então não faltam trabalhos seus para produtores escolherem adaptar. Essa aqui, inclusive, já havia sido levada aos cinemas em 1984, num filme estrelado por uma pequerrucha Drew Barrymore – recém-saída do sucesso E.T. – O Extraterrestre. Na trama, os pais de uma menininha aceitam ser cobaias num experimento, e quando geram a filha, ela nasce com o estranho dom da pirotecnia, ou seja, consegue atear fogo em qualquer coisa só com a força de seu pensamento. Pelo trailer, o dom da menina será tratado como um superpoder de heroína, algo já tentado no remake de Carrie – A Estranha. Na nova versão, o nome mais conhecido é o de Zac Efron como o pai.

Dog – A Aventura de uma Vida

Com as redes sociais, os fãs estão mais perto do que nunca do dia a dia de seus ídolos – mesmo que seja para desaprovar seus atos e até mesmo “cancelá-los”. E o astro Channing Tatum se viu no meio de uma destas grandes polêmicas. Tudo porque o ator terminou seu casamento com a mulher Jenna Dewan, matrimônio que durou dez anos e gerou um filho. Em seguida, o ator assumiu o relacionamento com a cantora Jessie J., mas os fãs não aprovaram e o novo casal começou a sofrer ataques virtuais. Tatum já confessou que cogitou abandonar a carreira de ator após o divórcio com Dewan. A relação com Jessie J também não deu certo e hoje o ator está com Zoë ‘Mulher-Gato’ Kravitz. Na carreira, Tatum tenta o retorno com Cidade Perdida (em cartaz nos cinemas) e estreia este mês com Dog, sobre um militar e um cão militar pegando a estrada juntos e aprendendo a conviver enquanto viajam para o enterro de um amigo das forças militares.

Quatro Amigas Numa Fria

Uma comédia nacional bem promissora também irá marcar presença no mês de maio. Trata-se de Quatro Amigas Numa Fria, filme que conta com diversas referências à cultura pop mundial em sua narrativa. É só dar uma olhadinha no trailer, para pescar tiradas sobre Thor, South Park e Os Vingadores. Maria Flor, Fernanda Paes Leme, Micheli Machado e Priscila Assum protagonizam como as quatro amigas do título, que resolvem fazer uma viagem juntas para a Argentina a fim de esquiar e curtir a neve, no percurso se metendo em muitas aventuras cômicas e confusões. A direção é do especialista Roberto Santucci, de sucessos como De Pernas pro Ar, Até que a Sorte nos Separe, Loucas para Casar e Os Farofeiros.

26/05

Luta Pela Fé – A História do Padre Stu

Quem aparece também esse mês é o astro Mark Wahlberg, deixando os filmes de ação de lado para protagonizar um drama. Baseado numa história real, o ator vive o tal Stu do título, um sujeito encrenqueiro e bêbado, que também lutava boxe, mas termina recebendo o chamado de Deus e se torna padre. O problema é que o sujeito demora a conquistar a confiança de seus seguidores, afinal sua vida anterior era bem problemática. Wahlberg segue dando votos de confiança para o cancelado Mel Gibson, que aqui interpreta novamente o seu pai (depois de Pai em Dose Dupla 2).

Top Gun – Maverick

Terminando o mês, finalmente poderemos conferir a aguardadíssima continuação do sucesso dos anos 80, Top Gun – Ases Indomáveis. Por anos se falou numa continuação e quando ela finalmente saiu do papel, sofreu diversos adiamentos em sua estreia, em especial devido à pandemia. O lançamento deveria ter sido ano passado, quando o longa finalmente foi empurrado para 2022. Mas agora, ao que tudo indica, a coisa vai. Tom Cruise retorna no papel do piloto mais audacioso da história do cinema – desta vez no papel de instrutor, precisando enfrentar a rebeldia do filho de seu amigo, papel de Miles Teller – e ver muito de si no rapaz. Prepare-se para cenas verdadeiramente impressionantes de jatos nas telonas. Esse, assim como as produções da Marvel, pede a melhor sala de cinema possível.

Não deixe de assistir: