Todos nós fãs de cinema temos nossos diretores preferidos. Quem ama cinema também entende muito bem a importância de certos realizadores para a indústria em um todo, mesmo que seu estilo não seja particularmente o nosso favorito. Quando somos fã de determinado artista, nossa tendência é relevar ao máximo seus deslizes profissionais, sempre conseguindo enxergar algo de positivo mesmo naquela obra que a maioria, e até nós mesmos, considera seu esforço mais fraco.
Temos que entender que até mesmo o mais bem-sucedido realizador de Hollywood é humano e está suscetível a cometer erros. Erros estes que não dependeram só dele. É o caso em especial quando grandes diretores de cinema resolvem dar aquela força a um colega, produzindo o filme dele. Assim, nessa nova matéria, iremos dar uma olhada em dez grandes diretores que decidiram emprestar seus nomes para produzir filmes de outros cineastas, e o resultado não foi dos melhores, com estes filmes resultando em fracassos de crítica. Confira abaixo.
01) Transcendence: A Revolução / Christopher Nolan
“In Nolan We Trust”. Que Christopher Nolan é um dos maiores diretores da atualidade ninguém duvida. Ele consegue como ninguém mesclar o cinema autoral com um produto altamente vendável, sempre entregando sucessos retumbantes de bilheteria. É só dar uma olhada em seu mais recente trunfo, ‘Oppenheimer’. O sucesso, porém, passou longe de ‘Transcendence’, com Johnny Depp e grande elenco – quando Nolan resolveu produzir a estreia na direção de Wally Pfister, diretor de fotografia de alguns de seus filmes.
02) A Família / Martin Scorsese
Martin Scorsese é um diretor lendário, considerado por muitos o maior realizador ainda em atividade. O cineasta veterano coleciona sucessos elogiados pela crítica, mas em seu acervo também foi produtor, e alguns destes filmes passaram longe de serem aclamados. É o caso com a pseudo comédia ‘A Família’, de Luc Besson, que traz Robert De Niro e Michelle Pfeiffer como chefes de uma família de mafiosos. O filme marca apenas 27% de aprovação.
03) Cowboys & Aliens / Steven Spielberg
Assim como Martin Scorsese, Steven Spielberg é um dos maiores de todos os tempos. Ao contrário do colega, Spielberg ficou conhecido como o rei dos blockbusters, colecionando sucessos como ‘Indiana Jones’, ‘Tubarão’, ‘E.T.’ e ‘Jurassic Park’. Ele também abriu portas para outros diretores consagrados. Mas quando quis impulsionar o projeto do talentoso Jon Favreau como produtor, não deu muito certo. Com Daniel Craig e Harrison Ford no elenco, ‘Cowboys & Aliens’ era uma obra promissora, mas o resultado ficou com 44% de aprovação da crítica.
04) Máquinas Mortais / Peter Jackson
Com um estilo meio ‘Mad Max’ com esteroides, ‘Máquinas Mortais’ talvez seja uma produção subestimada, e o tempo dirá se irá ressurgir como filme cult. O que é inegável é que não fez sucesso algum em seu lançamento em 2018 nos cinemas, e colocou fim em uma franquia em potencial. Nem mesmo a produção de Peter Jackson (‘O Senhor dos Anéis’) conseguiu dar gás a obra, que amargou 26% de aprovação da crítica.
05) Hell Ride / Quentin Tarantino
Quentin Tarantino é o diretor preferido de muitos cinéfilos. A combinação de ultraviolência e diálogos sempre afiadíssimos, repletos de humor ácido, é a mistura certa para seus fãs. Ah sim, não podemos esquecer que Tarantino é um cinéfilo gigante e enche seus filmes de muitas referências. Mas nem mesmo ele é à prova de falhas. A força que tentou dar impulsionando ‘Hell Ride’ não adiantou muito e o thriller de ação que muitos sequer ouviram falar amargou 10% de aprovação dos críticos.
06) Convenção das Bruxas / Guillermo del Toro
Calma, não confunda com o clássico da infância de muitos, que era figurinha carimbada nas reprises do SBT. Aqui estamos falando da reimaginação de 2020, com Anne Hathaway, dirigida por ninguém menos que Robert Zemeckis, o responsável por ‘De Volta para o Futuro’. Zemeckis ultimamente tem dado muitas bolas fora, e nem mesmo a produção de um gigante como Guillermo del Toro foi o suficiente para elevar o remake, que amargou 49% de aprovação dos críticos.
07) Penalidade Máxima / Guy Ritchie
Você já tinha ouvido falar em ‘Penalidade Máxima’? Tudo bem, não se culpe, muitos não ouviram. Essa é uma produção britânica de 2001, estrelada pelos usuais colaboradores de Guy Ritchie, Vinnie Jones e Jason Statham. Apesar de ter toda a cara de um filme de Guy Ritchie, ele não é dirigido pelo cineasta, apenas produzido. Ritchie na época ainda estava começando sua carreira, mas já era um diretor celebrado, considerado o “Tarantino inglês”. Apesar de tudo isso, esse filme amargou 34% de aprovação dos críticos.
08) Space Jam: Um Novo Legado / Ryan Coogler
Talvez agora tenhamos uma das maiores injustiças da lista. E eu espero não ser cancelado ao afirmar que não vi esse insulto todo ao assistir a ‘Space Jam – Um Novo Legado’. É verdade que ele repete tudo o que havia sido feito no original, adicionando apenas uma tecnologia melhor. Mas em uma época de sequências legado, você esperava o que? Seja como for, os críticos não gostaram nada e o longa amargou 25% de aprovação, mesmo contando com a produção do “Midas” Ryan Coogler, de ‘Pantera Negra’.
09) Esquadrão Red Tails / George Lucas
George Lucas sempre será o rei para toda uma geração, pois o sujeito foi simplesmente o responsável pela criação da maior saga espacial do cinema, ‘Star Wars’. Fora isso foi também o responsável pela produção e criação de ‘Indiana Jones’. Apesar de ter o coração no lugar quando decidiu produzir também ‘Esquadrão Red Tails’, sobre uma esquadra de pilotos negros durante a Segunda Guerra Mundial, o filme não teve um bom resultado e amargou 40% de aprovação dos críticos.
10) Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros / Tim Burton
Finalizando a matéria temos Tim Burton, diretor extremamente cultuado, que promete voltar com tudo esse ano no comando da sequência ‘Beetlejuice Beetlejuice – Os Fantasmas Ainda se Divertem’, continuação de um de seus filmes mais queridos. Burton coleciona sucessos como diretor, mas como produtor, deu seu nome para o lançamento de ‘Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros’ – baseado em quadrinhos cult, que reimagina o icônico presidente americano em meio a uma infestação de vampiros na América. O filme obteve apenas 34% de aprovação dos críticos.