quinta-feira, abril 25, 2024

Os Filmes MAIS ESPERADOS da Segunda Metade de 2022 – Pela Redação do CinePOP

A primeira metade de 2022 ficou para trás. Nestes seis meses, os fãs puderam conferir filmes muito aguardados como The Batman, Pânico 5, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Top Gun: Maverick e Jurassic World – Domínio, entre outros. Mas o ano segue firme e forte para um novo lote de produções aguardadíssimas e que prometem sacudir as coisas. Teremos, por exemplo, sequências de filmes que foram verdadeiros fenômenos revolucionários, seja pela parte técnica, quanto culturalmente influentes. Teremos também filmes de terror altamente conceituais, que prometem fugir muito da caixinha. Ah, sim. Teremos também filmes de super-heróis para todos os gostos, da Marvel, da DC e até mesmo superproduções com vilões e anti-heróis. Não podemos esquecer de biografias musicais memoráveis, como um certo rei do rock, e filmes lançados diretamente para o streaming, surpresas da Netflix e da Disney, por exemplo.

Essa é uma matéria diferente, no entanto. Isso porque convocamos simplesmente toda a redação do CinePOP, inclusive este amigo que vos fala, e fizemos uma apuração detalhada com as listas individuais para tirarmos a média geral. Assim, chegamos à lista definitiva dos 10 filmes mais esperados desta segunda metade de 2022. Confira abaixo e veja se os seus preferidos entraram na seleção final. Ps. Alguns filmes empataram, assim o modo de desempate foi o número de listas onde determinado longa apareceu, e depois as posições que ocupou em tais listas.

10 | Thor: Amor e Trovão

Começamos a lista com um blockbuster que está em vias de estrear. O quarto filme do Deus do Trovão da Marvel tem lançamento programado para o próximo fim de semana. Ninguém duvida que irá se posicionar entre as maiores bilheterias do ano, e espera-se críticas tão positivas quanto o antecessor, Thor: Ragnarok. Isso porque é novamente dirigido por Taika Waititi. Na trama, o herói reencontra a ex, Jane Foster (marcando a volta de Natalie Portman à franquia), agora ela mesma digna de empunhar o martelo e se tornar uma Deusa. Thor 4 apareceu em 3 das 11 listas de nossa equipe.

09 | Entre Facas e Segredos 2

Continuação do sucesso de 2019, este segundo longa terá lançamento direto na Netflix e agora surge com o título Glass Onion: A Knives Out Mystery (algo como “Cebola de Vidro: Um Mistério de Entre Facas e Segredo”). Novamente escrito e dirigido por Rian Johnson, o filme trará o retorno de Daniel Craig como o Poirot moderno, o detetive particular Benoit Blanc. A trama irá envolver um novo mistério, com uma nova gama de personagens que incluem os vividos por gente como Edward Norton, Kate Hudson, Ethan Hawke, Janelle Monáe e Dave Bautista. Entre Facas e Segredos também aparece em 3 listas de nossa equipe, mas numa delas esteve melhor posicionado do que Thor.

08 | Halloween Ends

Em 2018, o diretor David Gordon Green topou uma empreitada corajosa: trazer a mitologia do filme de 1978, dirigido por John Carpenter, para os novos tempos. Com um toque moderno, mas respeitando muito os conceitos do original, Halloween (2018) eliminou todas as outras continuações e continuou a história direto do original. Deu muito certo. O filme fez sucesso de crítica e público, e assim sua trilogia pôde continuar. Ano passado, Halloween Kills foi lançado, e este ano chega a conclusão da trama de Michael e Laurie. Halloween Ends apareceu em 4 de nossas listas individuais.

07 | Não se Preocupe, Querida

Não deixe de assistir:

Aqui no CinePOP adoramos filmes de terror. Isso não é novidade. Desta forma, um dos que mais chama atenção de nossa equipe para o segundo semestre é o misterioso thriller com doses sobrenaturais da diretora Olivia Wilde. Passado na década de 1950, o filme traz a história de jovens donas de casa se mudando para uma cidadezinha que parece perfeita. Mas seus maridos, todos trabalhando para uma nebulosa companhia, escondem algum segredo terrível. Protagonizando, a talentosa Florence Pugh, num elenco que ainda traz Chris Pine, Gemma Chan, Harry Styles e a própria diretora Wilde. O longa apareceu em 5 de nossas listas.

06 | Adão Negro

2022 ainda guarda muitos filmes de super-heróis. E um dos mais curiosos, que chega agora em nossa lista, assim como o sucesso Coringa (2019), resolve focar no vilão. Trata-se de Adão Negro, o arqui-inimigo do herói Shazam. Mas a grande sacada por trás deste blockbuster está mesmo no protagonista que vive o Deus caído em desgraça: o astro número 1 da ação atual, Dwayne Johnson. Fora isso, veremos no longa também grandes heróis clássicos da DC como o Gavião Negro e o Senhor Destino. O longa promete sacudir as coisas nos filmes do gênero na Warner e existe inclusive boato da presença do Superman. O que sabemos é que irá se ligar com o vindouro Shazam 2, a ser lançado ainda este ano. Adão Negro apareceu também em 5 de nossas listas, porém em posições melhores que as do item acima.

05 | Elvis

Elvis não morreu… e a prova disso é que o Rei do Rock chega agora em nossa lista, na quinta posição. As biografias musicais têm feito um enorme sucesso ultimamente, transformando ícones do passado em filmes extremamente rentáveis. Quanto maior for o ídolo, maior se torna seu longa-metragem. Nos últimos anos, por exemplo, tivemos biografias de figuras lendárias como a banda Queen, em Bohemian Rhapsody (2018), e Elton John em Rocketman (2019). Desta vez os realizadores não se preocuparam em colocar no título do filme o nome de uma canção de um artista, e partiram para o mais direto: o próprio Elvis. A pergunta que todos fazem agora é: será que chega até o Oscar? Elvis apareceu em 6 de nossas listas, mas destas, 3 foram em primeiro lugar.

04 | O Telefone Preto

Querem mais filmes de terror? Aqui temos. Em quarta posição de nossa lista chega este que promete ser um eletrizante thriller repleto de tensão e agonia. Baseado no livro de Joe Hill, o filho de Stephen King, o filme conta uma história que poderia muito bem ter saído de um livro do pai, o mestre do terror na literatura. Ethan Hawke protagoniza como um psicopata, cujo hobby é sequestrar crianças. Depois de sua mais recente vítima, o menino Finney (Mason Thames), estranhos acontecimentos sobrenaturais começam a ocorrer, envolvendo um telefone preto desativado e os espíritos de vítimas passadas do assassino. O Telefone Preto apareceu em 8 de nossas 13 listas.

03 | Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Definitivamente um dos filmes mais aguardados para 2022 (se ele não for adiado), chega em terceiro lugar da nossa lista subindo ao pódio com a medalha de bronze a continuação do mega sucesso de 2018, Pantera Negra. O filme da Marvel não foi apenas um sucesso de crítica e público (batendo a barreira do US$1 bilhão em bilheteria), além de ter concorrido ao Oscar na categoria principal. A força de Pantera Negra transcende todo esse status, já que o filme se tornou nada menos do que um evento social de nossos tempos – um filme que se tornou pura representatividade, mostrando que o gênero pode ser extremamente inclusivo. Com todo essa aura é impossível não levantar expectativa para a segunda incursão por Wakanda. Ainda mais após a triste partida do protagonista Chadwick Boseman. O que mais aguça a curiosidade é saber que caminhos o novo filme irá tomar a fim de contornar a ausência do ator principal. Fora isso, os rumores de Namor e o Doutor Destino no filme certamente elevam a ansiedade. Pantera Negra apareceu em 9 de nossas 11 listas.

02 | Avatar: O Caminho da Água

Por falar em fenômenos culturais, Avatar viveu para se tornar uma experiência revolucionária – em especial no que diz respeito aos quesitos técnicos. A superprodução de James Cameron criou novos mundos e conseguiu capturar a imaginação do público, como há muito não se via e acontece apenas de tempos em tempos. Existem filmes que transcendem o que vemos nas telas e passam a fazer parte de nosso dia a dia, gravados para sempre em nossos conscientes. Avatar, que está completando 13 anos, sem dúvida foi um destes marcos. E isso tudo apenas com um filme (sem precisar do respaldo de uma franquia – como é o caso da Marvel). Avatar foi o primeiro longa a destronar a maior bilheteria de todos os tempos, Titanic (1997), também de Cameron. E reinou por muitos anos como o filme mais lucrativo da história do cinema. Agora Avatar está de volta, e é simplesmente impossível para qualquer um que seja fã de cinema (isso inclui quem trabalha com cinema, é claro) não se sentir minimamente mexido com este fato. O segundo Avatar pega a medalha de prata e apareceu em 10 de nossas 11 listas.

Que rufem os tambores… em primeiro lugar da lista…

01 | Não! Não Olhe!

Em primeiro lugar, pegando a medalha do ouro no ponto mais alto do pódio como filme mais esperados da segunda metade de 2022 segundo a equipe do CinePOP está a nova produção enigmática do ótimo Jordan Peele. Tendo iniciado sua carreira na comédia, o ator realizou uma das transições mais satisfatórias para trás das câmeras, se tornando um diretor e produtor de peso na indústria desafiadora de Hollywood. É seguro dizer que Jordan Peele, em pouco tempo, se tornou um cineasta respeitado e sinônimo de qualidade, daqueles que todos ficam ansiosos à espera de seu próximo passo. E o diretor não decepciona. Seja como produtor (de séries como Além da Imaginação e Lovecraft Country, e filmes como A Lenda de Candyman) ou comandando seus próprios longas, como os emblemáticos Corra! (2017) e Nós (2019). Aliás, Corra! se tornou um fenômeno social tão poderoso quanto Pantera Negra, e também chegou até o Oscar. A sacada nos filmes de Peele é que o cineasta parece ter descoberto um gênero próprio e, assim como Quentin Tarantino, se tornou muito influente e imitado. Peele mescla com perfeição tramas dignas de terror sufocantes e eletrizantes, com certo humor ácido e, claro, as críticas sociais pungentes. Não! Não Olhe! é seu mais novo e enigmático trabalho que desperta atenção do mundo, e sem dúvidas de nossa equipe, aparecendo em todas as nossas 11 listas.

Confira abaixo nossas listas individuais:

Renato Marafon – Editor-Chefe

01. Avatar: O Caminho da Água
02. Pantera Negra: Wakanda para Sempre
03. Adão Negro
04. Não! Não Olhe!
05. Trem-Bala
06. Halloween Ends
07. Não se Preocupe, Querida
08. O Telefone Preto
09. Abracadabra 2
10. Shazam! Fúria dos Deuses

Pablo Bazarello – Editor

01. Pantera Negra: Wakanda para Sempre
02. Avatar: O Caminho da Água
03. Não! Não Olhe!
04. Entre Facas e Segredos 2
05. Killers of the Flower Moon
06. Amsterdã
07. The Menu
08. Three Thousand Years of Longing
09. Não se Preocupe, Querida
10. Fall

Rafa Gomes – Crítica e Redatora

01. Elvis
02. Avatar: O Caminho da Água
03. Killers of the Flower Moon
04. Pantera Negra: Wakanda para Sempre
05. Thor: Amor e Trovão
06. Entre Facas e Segredos 2
07. Não se Preocupe, Querida
08. Não! Não Olhe!
09. Amsterdã
10. Adão Negro

Thiago Nolla – Crítico e Redator

01. Abracadabra 2
02. Não! Não Olhe!
03. O Telefone Preto
04. Avatar: O Caminho da Água
05. Não se Preocupe, Querida
06. They/Them
07. Pantera Negra: Wakanda para Sempre
08. The Menu
09. I Wanna Dance With Somebody
10. X: A Marca da Morte

Allan Torres – Redator

01. Não! Não Olhe!
02. O Telefone Preto
03. Pantera Negra: Wakanda para Sempre
04. Adão Negro
05. Agente Oculto
06. Os Vampiros de Salem
07. A Órfã 2
08. Elvis
09. Trem-Bala
10. Avatar: O Caminho da Água

Nefferson Taveira

01. Avatar: O Caminho da Água
02. Pantera Negra: Wakanda para Sempre
03. Halloween Ends
04. Os Vampiros de Salem
05. O Telefone Preto
06. Thor: Amor e Trovão
07. Trem-Bala
08. Não! Não Olhe!
09. Pássaro Branco
10. The Menu

Pedro Sobreiro – Crítico e Redator

01. Elvis
02. Avatar: O Caminho da Água
03. Shazam! Fúria dos Deuses
04. Pantera Negra: Wakanda para Sempre
05. Não! Não Olhe!
06. O Telefone Preto
07. Mundo Estranho
08. Adão Negro
09. Pinóquino (Disney)
10. Halloween Ends

Janda Montenegro – Crítica e Redatora

01. Pinóquino (Netflix)
02. Avatar: O Caminho da Água
03. Adão Negro
04. Pantera Negra: Wakanda para Sempre
05. Procura-se um Marido
06. Não! Não Olhe!
07. X: A Marca da Morte
08. Elvis
09. Blonde
10. O Telefone Preto

Wilker Medeiros – Crítico e Redator

01. O Telefone Preto
02. A Órfã 2
03. Não! Não Olhe!
04. Não se Preocupe, Querida
05. Avatar: O Caminho da Água
06. Amsterdã
07. Pantera Negra: Wakanda para Sempre
08. Halloween Ends
09. Entre Facas e Segredos 2
10. Mundo Estranho

Raphael Camacho – Crítico e Redator

01. Elvis
02. O Telefone Preto
03. Segredos em Família
04. Clara Sola
05. Não! Não Olhe!
06. Sorria
07. Avatar: O Caminho da Água
08. Thor: Amor e Trovão
09. Desapega!
10. Nas Ondas da Fé

Letícia Alassë – Crítica e Redatora

01. Marcel The Shell with Shoes On
02. Triangle of Sadness
03. After Yang
04. Decision to Leave
05. Elvis
06. Leila’s Brother
07. Vesper Chronicles
08. Fire (Both Sides of the Blade)
09. Não! Não Olhe!
10. One Fine Morning

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS