Os costume players – ou como são mais comumente conhecidos, cosplayers -, são performers que representam outras personas a caráter. Em outras palavras, os artistas que se prezam a entrar nesse divertido e vibrante mundo se vestem de personagens bastante conhecidos da cultura pop e interpretam-nos na medida do possível.

Apesar de não existir essencialmente no léxico português, o termo é encarado como empréstimo linguístico – e não é por menos: os cosplayers brasileiros são alguns dos mais famosos do mundo inteiro e, com a emergência da Comic-Con Experience, ganharam um palco ainda maior para mostrarem suas habilidades para todos que quisessem apreciá-los.

Essa vertente artística é mais antiga do que imaginamos e teve origem em 1939, quando o lendário escrito de ficção científica Forrest J. Ackerman compareceu à terceira edição da Worldcon (a World Science Fiction Convention, a mais longeva convenção sci-fi da história) em uma fantasia na companhia de Myrtle R. A aparição tornou-se um marco no evento e virou uma prática anual que, pouco depois, espalhou-se para o mundo inteiro.

Desde as Comic Markets no Japão até os incríveis espetáculos em São Paulo e no Rio de Janeiro, os cosplayers continuam a nos surpreender com a minuciosa atenção aos detalhes, expandindo a abrangência de suas releituras para além dos costumeiros mangás e animes e encontrando sua própria expressividade.

E é claro que a CCXP 2019 não ficaria de fora de concentrar um número gigantesco desses artistas: dentre os principais personagens representados, tivemos as homenagens ao estonteante visual de Arlequina para o filme Aves de Rapina, e as incríveis investidas do elenco protagonista da série Titãs.

Mulan também apareceu nos longos corredores do pavilhão da São Paulo Expo para nos relembrar de que o remake em live-action da clássica animação chega em breve aos cinemas de todo o mundo. Darth Vader também retornou dos mortos e até mesmo Hebe Camargo roubou a cena ao passear pelo gigantesco galpão.

Aproveite para assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Por isso, separamos algumas fotos com os melhores cosplays do incrível evento, que agora caminha para seu último dia.

Confira abaixo e conte para nós qual foi o seu favorito:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Não deixe de assistir: