sábado, abril 27, 2024

Os MELHORES e PIORES filmes da Fase 4 da Marvel

Após a conclusão do evento grandioso e sem precedentes que foi a Saga do Infinito, com ‘Vingadores: Ultimato‘ e ‘Homem-aranha: Longe de Casa‘, os fãs da Marvel já conferiram todas as produções da chamada Fase 4 da Casa das Ideias e muita gente se pergunta se o estúdio conseguiu manter o nível dos filmes das fases anteriores.

Encerrada então com ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre‘, a intenção da Fase 4 no famigerado MCU não foi encaminhar as histórias para ‘Dinastia Kang‘ e ‘Guerras Secretas‘, como os primeiros filmes da Marvel fizeram com ‘Vingadores‘, se engana quem acha isso.

A real intenção de Kevin Feige, CEO da Marvel, foi fazer filmes que podiam ser resolvidos por si só, e adicionavam uma coisa ou outa para ser usada lá na frente. Por isso não tivemos tantas coisas interligadas, o que acabou fazendo com que os fãs sossegassem um pouco quanto a isso.

O que é bom por um lado e ruim por outro, já que muitos desses novos projetos não agradaram muito, com gente dizendo que a Marvel havia perdido a mão por entregar filmes muito simplórios e que apostavam basicamente na diversão em estado bruto, mas sem empolgar como antigamente.

Desse modo, listamos aqui os filmes da Fase 4, do pior para o melhor desse recorte – deixamos as séries de fora. Falamos quais foram os títulos mais fracos e quais agradaram o público de maneira geral. Citem também quais são os seus favoritos. Bora lá!

7 – Eternos (2021)

Eternos’ é o típico filme ame ou odeie. O projeto mais ousado e ambicioso da Marvel, a nível estético e narrativa, já que é um ser estranho em meio a tantas outras produções semelhantes. A cineasta Chloé Zhao adaptou de maneira muito particular a obra original de Jack Kirby, popularizada por Neil Gaiman. Fez um filme sério, apostando nas forças elementais, na diversidade e em conceitos até parecidos com àqueles abordados pela DC. No entanto, o longa acabou sendo rechaçado pelos fãs da Marvel, que rotularam o longa de chato e longo demais.

Não deixe de assistir:

6 – Viúva Negra (2021)

O exato oposto de ‘Eternos’, ‘Viúva Negra’ é que se pode chamar de mais do mesmo, o típico filme do Universo Marvel que parecia mesmo ter sido feito para TV – no caso, lançado diretamente para o Disney+, devido a pandemia da Covid-19. Scarlett Johansson e Florence Pugh estão muito bem, obrigado, porém, a trama mais do mesmo que explorou uma história de espionagem e teorias do regime comunista não empolgaram, e o filme acabou sendo esquecido pouco tempo depois. Relegado a categoria das produções lançadas diretamente para streaming.

5 – Thor: Amor e Trovão (2022)

Thor: Ragnarok’, que foi comandado por Taika Waititi, acabou mudando completamente o tom que estava sendo construído pela franquia, e agradando bastante pela total insanidade narrativa e das piadas infames do diretor. Porém, para muitos, ‘Thor: Amor e Trovão’ passou do ponto, a nível de qualquer fiado de roteiro do longa ser atrapalhado pela quantidade de piadocas sem graça. Mesmo o aguardado vilão de Christian Bale acabou sendo relegado a terceiro plano, em detrimento de criar mais escapistas e momentos que prometiam empolgar, mas nunca conseguem.

4 – Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)

Após o mundo enlouquecer com o terceiro filme do Cabeça de Teia, todos estavam malucos para conferir como seria ‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’, primeiro filme da Marvel dirigido por Sam Raimi, icônico diretor por trás da trilogia original do Homem-Aranha. Porém, mesmo trabalhando com o conceito do multiverso e viajando por vários mundos, o segundo filme do Doutor Estranho parecia não ter uma história sólida, sendo recheado por (boas) cenas sem tanto propósito e possuindo uma duração longa e inchada, sem tanta necessidade ou peso. É divertido e traz boas ideias, mas deixou a desejar em vários aspectos.

3 – Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021)

O primeiro ato de ‘Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis’ é sem dúvidas uma das melhores coisas já feitas pela Marvel, com uma história de origem envolvente, bem estruturada, divertida e repleto de cenas bem pensadas e com lutas perfeitamente coreografadas. Porém, já no segundo ato, o longa cai um pouco e só no final do terceiro que volta a trazer situações mais interessantes. Apesar disso, o filme é bem satisfatório, Simu Liu e Awkwafina arrebentam e o diretor Destin Cretton se destacou ao ponto de ganhar a função de comandar o próximo ‘Vingadores’.

2 – Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022)

Pantera Negra: Wakanda para Sempre’ acabou sendo uma boa adição ao MCU, sobretudo depois dos filmes recentes no mínimo duvidosos. Ainda que não tenha o mesmo peso de seu predecessor, o longa nos envolve ao celebrar o poder saudosista da memória e dos entes que já se foram, nos relembrando de que, mesmo caindo, conseguimos nos levantar mais fortes e prontos para voltar ao campo de guerra. Tem um saldo bem positivo de maneira geral e se destaca como um dos melhores momentos da famigerada Fase 4.

1 – Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’ é o que tivemos de mais próximo das grandes catarses proporcionadas pelos melhores filmes da Marvel Studios. Com um roteiro simplório, mas realizando um verdadeiro sonho, ao trazer os três Cabeça de Teia para um único filme, o longa arrecadou bilhões e fez muita gente se emocionar nas salas. O que deve ser a despedida de Tom Holland do Aracnídeo Mascarado, foi o ponto alto da Fase 4, sendo também responsável por levar o grande público aos cinemas após a pandemia. E também o mais interessante se comparado aos demais citados.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS