sexta-feira, abril 19, 2024

Os Melhores e Piores Filmes dos ATORES Indicados ao Oscar 2022

Os Indicados ao Oscar 2022 foram anunciados recentemente, e com a premiação ocorrendo no dia 27 de março, os cinéfilos terão tempo suficiente para correr atrás de todos os filmes nomeados nesta nova edição. Enquanto conferem todas as performances e decidem quem deveria ou não ter sido indicado, e quem deve ou não vencer, chegamos com uma nova proposta de matéria. A cada nova edição do Oscar, uma nova leva de 10 atores e 10 atrizes são lembrados pelos votantes da Academia – entre atores protagonistas e coadjuvantes. Isto é, quando o mesmo ator não é indicado nas duas categorias, o que diminui um pouco o número de nomes a concorrer.

Seja como for, com a ajuda de nossos colegas no polêmico agregador de criticas Rotten Tomatoes, decidimos dar uma olhada na filmografia completa de todos os indicados para melhor ator em 2022 e trazer para você os melhores e piores trabalhos destes astros de prestígio. Como dito, levaremos em conta a opinião de grande parte dos especialistas mundiais na hora de avaliarem tais obras. Confira abaixo e não esqueça de comentar.

Benedict Cumberbatch

Nosso eterno Doutor Estranho é um dos favoritos ao prêmio de ator principal este ano no Oscar por Ataque dos Cães. Mas o ator de nome difícil não é estranho aos prêmios da Academia, tendo sido indicado anteriormente em 2015 por O Jogo da Imitação.

Segundo os críticos no Rotten Tomatoes:

Melhor Filme: o melhor filme da carreira de Benedict Cumberbatch é 12 Anos de Escravidão (2013), onde faz uma breve participação como coadjuvante, que marca 95% de aprovação. Em segundo lugar se encontra Vingadores: Ultimato (2019), com 94% de aprovação, um dos filmes em que interpreta o mago supremo da Marvel. Mas Ataque dos Cães não fica muito atrás, com 93% de aprovação.

Pior Filme: já em relação aos piores filmes, Zoolander 2 (2016), em que o ator vive o assexuado All numa pontinha estilo piscou perdeu, marca a nota mais baixa da carreira de Cumberbatch com 22% de aprovação, e O Quinto Poder (2013), biografia do controverso Julian Assange, que marca 35% de aprovação.

Denzel Washington

Quem foi rei nunca perde a majestade. Indicado para mais um Oscar, desta vez no papel do usurpador do trono em A Tragédia de Macbeth, o gigante Denzel Washington conquistou em 2022 sua nona indicação ao Oscar. O astro, é claro, já possui duas estatuetas decorando sua lareira: uma como coadjuvante por Tempo de Glória (1989), e outra como protagonista por Dia de Treinamento (2001).

Não deixe de assistir:

E segundo os críticos no Rotten Tomatoes:

Melhor Filme: o melhor filme da carreira de Washington é justamente Tempo de Glória, relato impactante sobre a Guerra Civil Americana, que consta com 93% de aprovação. Seguindo de perto, Um Limite Entre Nós (2016), drama baseado numa peça que o ator protagonizou e dirigiu, e A História de um Soldado (1984), um de seus primeiros filmes, ambos com 92% de aprovação. Um pouquinho mais abaixo, com 91% de aprovação, o thriller noir O Diabo Veste Azul.

Pior Filme: já os seus piores, segundo dizem os críticos, são a comédia de mau gosto Um Espírito Grudou em Mim (1990), com 10% de aprovação. O filme mostra um policial racista (papel de Bob Hoskins) recebendo o coração transplantado de um advogado negro assassinado (Washington). Agora, o racista e o fantasma irão se unir para encontrar o assassino. Seguindo de perto, o lacrimoso Um Ato de Coragem (2002) traz Washington tentando fazer justiça para seu filho doente da pior maneira possível, entrando armado num hospital e fazendo reféns! O filme conta com 23% de aprovação.

Will Smith

Esse ano finalmente as coisas parecem caminhar para uma representatividade maior com a indicação de dois astros negros. Depois de Denzel Washington, Will Smith é o segundo homenageado pela Academia. Já imaginou um ano em que todos os indicados sejam negros, como sempre houve só brancos? Aí sim teríamos uma mudança verdadeira. Enquanto isso não ocorre, Smith descola sua terceira nomeação com o drama feel good King Richard – Treinando Campeãs, depois de Ali (2001) e À Procura da Felicidade (2006).

E segundo os críticos no Rotten Tomatoes:

Melhor Filme: o primeiro Homens de Preto (1997), sucesso no verão daquele ano que fez de Smith um astro absoluto – o filme marca 92% de aprovação. Depois, o próprio King Richard com 90% de aprovação. No filme, Smith vive a biografia de Richard Williams, o pai dedicado das tenistas Venus e Serena.

Pior Filme: Smith é um ator carismático, mas já teve sua cota de “bombas”, e dentre elas os críticos destacam como as piore o recente Projeto Gemini (2019), com 26%, e o segundo Bad Boys, com 23%. Mas o fundo do poço é formando por As Loucas Aventuras de James West (16%), dos mesmos realizadores de Homens de Preto, que acharam ter outro sucesso nas mãos; Beleza Oculta (14%), drama de mau gosto sobre colegas de um homem com depressão “pregando uma peça” no sujeito para salvar seu negócio. O filme tenta apostar num ar lúdico, mas não funciona muito. E Depois da Terra (2013), blockbuster pretensioso no qual Smith tentou novamente, em vão, tornar seu filho Jaden um astro. A ficção marca 12% de aprovação.

Javier Bardem

Com o espanhol Javier Bardem e sua esposa Penélope Cruz ocorreu um fato interessante nesta edição do Oscar: ambos receberam sua quarta indicação. A de Bardem foi pela produção da Amazon Apresentando os Ricardos, em que deu vida ao ator Desi Arnaz. Antes o ator havia sido indicado por Antes do Anoitecer (2000) e Biutiful (2010) e levado o prêmio por Onde os Fracos Não Têm Vez (2007).

E para os críticos no Rotten Tomatoes não existe dúvida…

Melhor Filme: seu melhor filme é o citado longa dos irmãos Coen em que viveu o psicopata Anton Chigurh, com 93% de aprovação. Seguindo de perto está outro papel de vilão do espanhol, com Silva de 007 – Operação Skyfall, que soma 92% de aprovação.

Pior Filme: já os piores configuram as parcerias com o ator Sean Penn, seja contracenando, como em O Franco-Atirador (2015), que marca 16% de aprovação – e parece ter sido criado apenas para Penn mostrar seus bíceps novos -, ou sendo dirigido por ele, no vergonhoso A Última Fronteira (2016), com Charlize Theron, que marca irrisórios 8% de aprovação. O filme deveria ser um relato sobre os médicos sem fronteira atuando na África, onde floresce um romance, mas possui diálogos odiosos, como quando uma personagem deseja passar AIDS para outro, por considerar um ato romântico! Irrg.

Andrew Garfield

O eterno Homem-Aranha dos anos 2010 se redimiu com sua participação no mais recente filme do herói, Sem Volta para Casa (2021). Acho que agora já podemos falar, né? E para nós ele poderia ter sido indicado por sua cena emotiva do novo filme, que fez muito marmanjo, como o que vos fala, engolir seco. Mas o filme pelo qual Garfield foi indicado no Oscar deste ano foi mesmo o musical da Netflix Tick Tick… BOOM!, biografia de Jonathan Larson.

Para os críticos no Rotten Tomatoes…

Melhor Filme: os melhores filmes do ator são o subestimado 99 Casas (2014), que tem 92% de aprovação – e funciona como crítica ao mercado imobiliária americana;  A Rede Social (2010), com 96% de aprovação – obra-prima de David Fincher em que interpretou o brasileiro Eduardo Saverin;  e em primeiro lugar, o pouco conhecido Em Busca de um Assassino (2009), filme para a TV, que é parte de uma trilogia sobre a investigação de um jornalista sobre o assassinato de uma criança – o filme marca 100% de aprovação.

Pior Filme: já no fundo do poço para o ator estão o recente Mainstream (2020), com 33% de aprovação – o filme tenta fazer uma crítica às celebridades instantâneas das redes sociais, mas os especialistas não compraram a ideia; e Leões e Cordeiros (2007), drama político de Robert Redford, que marca a estreia nas telas do ator – marcando 27% de aprovação. O longa discute em três instâncias a Guerra no Iraque.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS