terça-feira, abril 23, 2024

Os Melhores e Piores Filmes das ATRIZES Indicadas ao Oscar 2022

Os Indicados ao Oscar 2022 foram anunciados recentemente, e com a premiação ocorrendo no dia 27 de março, os cinéfilos terão tempo suficiente para correr atrás de todos os filmes nomeados nesta nova edição. Enquanto conferem todas as performances e decidem quem deveria ou não ter sido indicado, e quem deve ou não vencer, chegamos com uma nova proposta de matéria. A cada nova edição do Oscar, uma nova leva de 10 atores e 10 atrizes são lembrados pelos votantes da Academia – entre atores protagonistas e coadjuvantes. Isto é, quando o mesmo ator não é indicado nas duas categorias, o que diminui um pouco o número de nomes a concorrer.

Seja como for, com a ajuda de nossos colegas no polêmico agregador de criticas Rotten Tomatoes, decidimos desta vez dar uma olhada na filmografia completa de todos as indicadas para melhor atriz em 2022 e trazer para você os melhores e piores trabalhos destas estrelas de prestígio. Como dito, levaremos em conta a opinião de grande parte dos especialistas mundiais na hora de avaliarem tais obras. Confira abaixo e não esqueça de comentar.

Kristen Stewart

Atriz mirim que deu certo, Kristen Stewart entrou na juventude e se tornou estrela ao protagonizar a franquia Crepúsculo. Depois disso, os detratores começaram a duvidar de seu talento como intérprete. Disposta a deixar o passado teen dos vampiros para trás, Stewart iniciou uma nova fase em sua carreira, colecionando bons papeis em produções independentes de sucesso – até culminar em seu prêmio César, o Oscar francês, por Acima das Nuvens (2014). Sua primeira indicação aos prêmios da Academia chegou este ano pelo desempenho em Spencer, biografia de Lady Di, em que muitos torcem por sua vitória. Será?

Para os críticos no Rotten Tomatoes…

Melhor Filme: Certas Mulheres (2016) é o filme mais elogiado da carreira de Kristen Stewart. Drama indie da cineasta Kelly Reichardt, o longa aborda questões femininas em três histórias em que mulheres são colocadas em situações limite. O trecho com Stewart a traz como uma professora dando aula para adultos, e iniciando um relacionamento com outra mulher. Certas Mulheres marca aprovação de 92%. Seguindo de perto, o citado Acima das Nuvens (2014), com 91% de aprovação, tem a atriz como secretária pessoal de uma estrela europeia de sucesso (papel de Juliette Binoche).

Pior Filme: surpresa para todos que odeiam a Saga Crepúsculo, os filmes dos vampiros que brilham na luz não são os mais mal avaliados do currículo de Kristen Stewart. Dois filmes de terror pegam esta posição. Ambos com 12% de aprovação, começamos com Garganta do Diabo (2003), cópia chinfrim de Poltergeist e Amityville em que Stewart vive a filha da família encabeçada por Sharon Stone e Dennis Quaid – se mudando para uma casa assombrada. Seguindo de perto, um terror onde a atriz já estava maiorzinha. Os Mensageiros (2007) é outro filme genérico sobre aparições em uma casa maldita.

Olivia Colman

Será que Olivia Colman levará seu segundo Oscar como atriz principal em pouco tempo? Segundo especialistas, ela é a única que pode tirar o prêmio das mãos da jovem Kristen Stewart. A atriz britânica foi descoberta tarde em sua carreira, com a indicação seguida de vitória por A Favorita (2018). Depois disso foi lembrada novamente, como coadjuvante, por Meu Pai (2020). Esse ano, Colman concorre pelo suspense dramático, adaptação de um livro adorado, A Filha Perdida.

Não deixe de assistir:

Para os críticos no Rotten Tomatoes…

Melhor Filme: o citado Meu Pai, drama com Anthony Hopkins sobre as mazelas da velhice, é o filme mais elogiado da carreira de Olivia Colman, somando impressionantes 98% de aprovação. Mas A Filha Perdida, outro drama com ares de suspense, que a indicou este ano, não fica muito atrás, com 95% de aprovação. Como bônus temos a animação A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, que Colman dublou, com 97% de aprovação.

Pior Filme: nem só de filmes infantis bons são feitos os currículos dos astros de Hollywood. E na filmografia de Olivia Colman existe algo chamado Pudsey the Dog – The Movie (2014), que marca irrisórios 0% de aprovação – e não é todo dia que vemos isso. Em segunda posição no fundo do poço para ela está Um Final de Semana em Hyde Park (2012), drama que mirava o Oscar e traz Bill Murray como o presidente Roosevelt e Olivia Colman como a Rainha Elizabeth, antes de viver a filha da mesma regente na série The Crown. O longa marca 37% de aprovação.

Nicole Kidman

A maior estrela dentre as indicadas a melhor atriz deste ano, a musa Nicole Kidman também já tem sua estatueta do Oscar, vencida em 2003 por As Horas. Fora isso, agora são mais quatro indicações – como protagonista por Moulin Rouge (2001) e Reencontrando a Felicidade (2010), e coadjuvante por Lion – Uma Jornada para Casa (2016). Esse ano, Kidman foi nomeada ao dar vida para um dos maiores ícones da TV norte-americana e mundial, a humorista Lucille Ball, da série I Love Lucy, no filme Apresentando os Ricardos.

Segundo os críticos no Rotten Tomatoes…

Melhor Filme: ano passado, o infantil As Aventuras de Paddington 2 (2017) ultrapassou o clássico absoluto Cidadão Kane (1941) como o filme mais elogiado pela maioria dos críticos no Rotten Tomatoes. Embora a nota de ambos tenham voltado a ficar iguais, não deixa de ser impressionante o feito dos longas do ursinho, que já tem seu terceiro filme confirmado. E é justamente ele que aparece como o mais elogiado da carreira de Nicole Kidman – que vive a vilã no primeiro filme – marcando 97% de aprovação. Seguindo muito de perto, Flertando: Aprendendo a Viver (1991), um dos primeiros da carreira da atriz, marca 96%, e Um Sonho Sem Limites (1995), um de seus primeiros destaques, no qual vive uma jornalista ambiciosa, com 88% de aprovação.

Pior Filme: quando falamos nos pontos baixos da filmografia de Nicole Kidman, o “campeão” absoluto, segundo os críticos, é Grace de Mônaco (2014), biografia da estrela Grace Kelly, que marca trágicos 9% de aprovação. O suspense Reféns (2011), de Joel Schumacher, com Nicolas Cage, chega bem atrás com 11% de aprovação. Em terceira posição dos piores, Rainha do Deserto (2015), de Werner Herzog, é a biografia da escritora e exploradora Gertrude Bell, traz Robert Pattinson e James Franco no elenco, e marca 18% de aprovação.

Penélope Cruz

Como dito, o casal espanhol Penélope Cruz e Javier Bardem tem motivo duplo para comemorar. Ambos foram indicados ao Oscar este ano, e ambos somam quatro indicações ao total. Aqui, Cruz colabora novamente com seu mentor Pedro Almodóvar em Mães Paralelas, drama sobre maternidade e a ditadura espanhola. A primeira nomeação da atriz no Oscar veio também de um trabalho com o diretor, Volver (2006). Depois, a vitória, como atriz coadjuvante, por Vicky Cristina Barcelona (2008) e ainda uma indicação consecutiva na mesma categoria, por Nine (2009).

Segundo o Rotten Tomatoes:

Melhor Filme: até o momento da publicação desta matéria, o filme mais elogiado pela crítica na carreira de Penélope Cruz é seu mais recente trabalho, a comédia Competência Oficial, exibido no último Festival de Veneza. O filme, uma sátira à indústria cinematográfica a coloca lado a lado com Antonio Banderas e Oscar Martínez, e marca, com 17 avaliações, 100% de aprovação. Outros elogiadíssimos são as colaborações com Almodóvar: Mães Paralelas (97%), Dor e Glória (96%) e Tudo Sobre Minha Mãe (98%).

Pior Filme: o filme mais mal avaliado da carreira de Penélope Cruz é a comédia Seu Marido e Minha Mulher (2002). Para a sorte da espanhola, ela faz apenas uma participação, e quem leva a pior é Charlize Theron, na época em ascensão, que vive uma das protagonistas. O filme marca 13% de aprovação. Theron e Cruz voltariam a se encontrar em outra “bomba”, o drama sobre a Guerra Civil Espanhola Três Vidas e um Destino (2004), que traz uma cena quente entre as duas. O filme marca 16% de aprovação. Empatado, Sex and the City 2 (2010) com 16%, e ainda o pseudo terror Na Companhia do Medo (2003), com Halle Berry, com 15%, e a aventura espanhola Tudo Pela Honra (2003), escrita e produzida por Luc Besson, com 14% de aprovação.

Jessica Chastain

O mundo realmente dá muitas voltas. Dentre os filmes mais mal avaliados da carreira da estrela espanhola Penélope Cruz, vista acima, se encontra o recente As Agentes 355, thriller de ação e espionagem protagonizado por cinco estrelas internacionais, que marca 25% de aprovação dos críticos. O filme conta com Cruz no elenco, mas é o “bebê” de Jessica Chastain. Curioso é perceber que no mesmo ano em que entregaram este flop, ambas deram a volta por cima e terminaram recebendo indicações ao Oscar por outros filmes. E a produção que indicou Chastain foi a biografia da figura controversa da televangelista Tammy Faye Bakker, no filme Os Olhos de Tammy Faye. A atriz já havia sido indicada como coadjuvante em 2012 por Histórias Cruzadas, e como protagonista em 2013 por A Hora Mais Escura.

Segundo os Críticos no Rotten Tomatoes…

Melhor Filme: com apenas 5 avaliações de críticos, o experimental Salomé (2013), dirigido e estrelado por Al Pacino, baseado na obra de Oscar Wilde, é o filme mais bem avaliado da carreira de Jessica Chastain (que interpreta o papel título), marcando 100% de aprovação. Logo em seguida chegam a adaptação de Shakespeare, de Ralph Fiennes, Coriolano (2011), e o drama indie de Jeff Nichols, O Abrigo (2011), ambos com 92% de aprovação. Depois, A Hora Mais Escura e Perdido em Marte (2015) somam 91% de aprovação, e O Ano Mais Violento (2014) soma 90% de aprovação.

Pior Filme: o pior filme da carreira da estrela Jessica Chastain segundo a maioria dos críticos é o thriller Stolen Lives, de 2009, que a atriz participou antes da fama. Com 20 avaliações, o longa marca embasbacantes 0% de aprovação – não é todo dia que vemos isso. Ainda com uma aprovação ridícula, de 5%, o drama problemático Color of Time foi adiado, mudou de nome, foi editado e quase engavetado para sempre. O filme traz James Franco e Mila Kunis no elenco, além de Chastain. Um pouquinho mais alto, mas não muito melhor, está um dos mais recentes longas da atriz – o thriller de ação Ava (2020), que mirou em Atômica, mas acertou os filmes de ação de Gina Carano – marca 16% de aprovação dos críticos. Finalizando o fundo do poço de Jessica Chastain, O Caçador e a Rainha do Gelo, continuação de Branca de Neve e o Caçador, que é um dos piores blockbusters com um dos melhores elencos de todos os tempos. E o amamos por isso. Além de Chastain, o elenco traz Charlize Theron, Chris Hemsworth e Emily Blunt, e marca 20% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS