quinta-feira, março 28, 2024

Os Melhores e Piores Vilões da Marvel Studios

Nós do CinePOP resolvemos criar nova lista colocando em ordem todos os vilões que já deram as caras em uma produção do MCU – mesmo aqueles que apareceram em uma ponta, esperando seu lugar ao sol (que viria ou não). São mais de 40 personagens nesta lista – um dos maiores desafios pessoais para este que vos fala. Para algo assim, precisamos entrar em detalhes sobre alguns personagens e suas reviravoltas, portanto estejam avisados que esta lista possui SPOILERS. Antes de ler, certifique-se de que assistiu a todos os filmes do MCU, ou pule os que não conhece. Vamos lá.

45. Gatuno (Donald Glover)

Aproveitando o sucesso de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, começamos a lista com um vilão do filme. O Gatuno do cinema é apenas um criminoso tentando comprar armas dos capangas do Abutre e sequer exibe seu traje verde e roxo. Nos quadrinhos, o primeiro Gatuno foi Hobie Brown, criminoso convencido a trocar de lado e virar herói pelo Homem-Aranha, algo semelhante ao que temos no filme. A versão cinematográfica do personagem, no entanto, corresponde ao universo Ultimate, já que se trata de Aaron Davis, tio de Miles Morales (o Homem-Aranha de tal versão) – fato também mencionado em De Volta ao Lar.

44. O Consertador (Michael Chernus)

Curiosamente, nos quadrinhos o Consertador (que no Brasil já foi chamado de Reparador e até de Remendão) fez seu debute na mesma edição do Abutre, fato repetido no cinema. Assim como o vilão alado, o Consertador é um dos antagonistas mais idosos do Aranha. Ao contrário da maioria dos vilões, o Consertador não comete diretamente crimes, ele vende armas e maquinários para outros criminosos fazerem. No filme, ele é o criador do equipamento usado pelo Abutre e seus capangas.

43. Barão von Strucker (Thomas Kretschmann)

Nos quadrinhos, o Barão Wolfgang von Strucker é um nazista de alta patente e um dos idealizadores da HYDRA. O vilão recebeu ordem para ser executado, vinda diretamente de Hitler, mas encontrou nas formas do Caveira Vermelha um poderoso aliado. No cinema, tal amizade nunca foi retratada, já que o personagem só deu as caras no final de Capitão América: O Soldado Invernal (2014) e no início de Vingadores: Era de Ultron (2015). Ele foi responsável pelo recrutamento dos gêmeos Mercúrio e Feiticeira Escarlate.

42. Líder (Tim Blake Nelson)

Talvez nunca vejamos este vilão de fato concretizado nas telonas. Bem, ao menos não nas formas de Tim Blake Nelson. Com O Incrível Hulk (2008), a Marvel já demonstrava o desejo de novas continuações, e a maior deixa deste segundo filme solo do gigante esmeralda foi a transformação do gentil e prestativo aliado Samuel Sterns no Líder. Embora não tenha cometido nenhum ato de vilania no filme, podia-se esperar uma busca por vingança após sua condição. Já sua metamorfose lembrou a cabeçorra do personagem nos quadrinhos.

41. Escorpião (Michael Mando)

Não deixe de assistir:

Embora não apareça em sua forma esverdeada, o alterego do vilão participa tempo suficiente para sentirmos a ameaça vindoura. A tatuagem do escorpião no pescoço não nega, Mac Gargan voltará após sua ponta em De Volta ao Lar, num próximo filme do Aranha, como deixou claro na cena pós-crédito.

40. Ellen Brandt (Stephanie Szostak)

Militar da força aérea que se afiliada ao programa Extremis de Aldrich Killian em Homem de Ferro 3 (2013), adquirindo a capacidade regenerativa e a manipulação do calor extremo. Em comum com sua contraparte nos quadrinhos somente a cicatriz no rosto e o fato de ser membro da A.I.M. (Advanced Idea Mechanics). Em seu cânone nos quadrinhos, ela é a esposa do cientista Theodore Sallis, que se torna o Homem Coisa (não confundir com o Coisa do Quarteto Fantástico).

39. Korath, o Perseguidor (Djimon Hounsou)

Agente do Império Kree, Korath fez sua única aparição no universo Marvel do cinema em Guardiões da Galáxia (2014). No filme, Korath é um mercenário trabalhando para Ronan, o Acusador.

38. Batroc, o Saltador (Georges St-Pierre)

Definido por seu criador como Jean Claude Van Damme dos anos 1960, Georges Batroc foi interpretado por um lutador na vida real. Fora isso, esse vilão de terceira, ou quarta (seria quinta?), linhagem manteve suas características. Um mercenário e lutador francês. O personagem apareceu em Capitão América: O Soldado Invernal (2014). Repare nas cores de sua roupa, amarela e rosa, mantida de sua contraparte nos quadrinhos.

37. Arnim Zola (Toby Jones)

Cientista louco da Hydra, Zola faz experimentos com genética. Ele apareceu em sua forma humana em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011). Em 2014, na continuação O Soldado Invernal, sua caracterização foi uma homenagem a sua contraparte dos quadrinhos, na qual sua mente aparece numa tela no peito de um robô. No filme, Zola tem a consciência transportada para dentro de computadores antigos.

36. Algrim / Kurse (Adewale Akinnuoye-Agbaje)

Considerado o mais forte dentre os Elfos Negros, Algrim é traído por seu líder, Malekith, com o propósito de derrotar Thor, e termina por se tornar Kurse, uma versão ainda mais poderosa. No filme, a transformação é autoimposta pelo próprio, a fim de liberar seu exército da prisão de Asgard.

35. Eric Savin (James Badge Dale)

Também conhecido como Coldblood nos quadrinhos, Eric Savin é um militar transformado em ciborgue, que se torna um soldado urbano, trabalhando como mercenário. Sua versão cinematográfica apresentada em Homem de Ferro 3 (2013), no entanto, usa como base o universo Ultimate, no qual o personagem adere ao programa Extremis se tornando um mutante de fogo.

34. Ossos Cruzados (Frank Grillo)

No cinema, Brock Rumlow era um ex-agente da SHIELD. Renegado, assume as formas do vilão Ossos Cruzados. Ao combaterem-no, os Vingadores terminam por destruir propriedades e ferir inocentes, o que desencadeia a lei que visa controlar os heróis, em Capitão América: Guerra Civil (2016). Nos quadrinhos, foi criado como capanga do Caveira Vermelha, e num recente arco de histórias, esteve ligado ao assassinato do Capitão América.

33. Shocker (Logan Marshall-Green / Bokeem Woodbine)

Dois atores dividem o personagem Shocker no novo Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Nos quadrinhos, o original é Herman Schultz (Woodbine), que é quem eventualmente termina como o vilão no filme. Já Green é Jackson Brice, personagem que originalmente portava a alcunha Montana, para depois se tornar uma das encarnações de Schocker. Ou seja, filme e quadrinhos inverteram a ordem, mas nada do uniforme de meia arrastão amarelo no cinema.

32. O Outro (Alexis Denisof)

Alienígena braço direito de Thanos, e um dos responsáveis pela invasão da Terra em Os Vingadores (2012). Apesar de ter dado dura em Loki no mesmo filme, foi brutalmente assassinado por Ronan, o Acusador, na frente de Thanos, em Guardiões da Galáxia (2014).

31. Malekith, o Maldito (Christopher Eccleston)

Embora seja um dos maiores inimigos de Thor nos quadrinhos, Malekith, o líder dos Elfos Negros, foi um vilão sem muita personalidade e nada marcante em Thor: O Mundo Sombrio (2013). Mesmo assim, conseguiu invadir Asgard e ser responsável pela morte de Frigga, mãe do herói.

30. Garra Sônica (Andy Serkis)

Até agora, só pudemos conferir o alterego do vilão, Ulysses Klaue, um traficante de armas africano, que perde o braço em um ataque de fúria do robô Ultron, no segundo Vingadores. O personagem terá nova chance em Pantera Negra (2018), mas pelas prévias, ainda estará em sua versão humana. Quem sabe durante o filme, ou em seu desfecho veremos o novo braço / arma do criminoso.

29. Kaecillius (Mads Mikkelsen)

Apesar de ser interpretado por um dos melhores atores nesta lista, o vilão de Doutor Estranho (2016) foi realmente pra lá de genérico. O ex-aprendiz que se torna antagonista é uma das fórmulas de roteiros mais manjadas que existe. Legal mesmo foi ver a maquiagem do herói, com a pele estilhaçada ao redor dos olhos.

28. Jaqueta Amarela (Corey Stoll)

Darren Cross teve sua origem mudada, de um milionário com problemas de coração nos quadrinhos, para o aprendiz de Hank Pym, o primeiro Homem-Formiga no cinema. Seu alterego também já teve diversas encarnações nos quadrinhos, inclusive a do próprio Cross. Aprendiz amargo atrás de vingança é o mote do vilão aqui.

27. Ronan, o Acusador (Lee Pace)

Um poderoso vilão da raça Kree, Ronan é um dos seres especiais da Marvel. No cinema, o personagem foi bem fiel às origens, demonstrando-se um antagonista perigoso e enfrentando o Deus Thanos. Sua única aparição em Guardiões da Galáxia (2014) deixou alguns fãs frustrados com sua derrota através da dança, como ficou conhecida.

26. Aldrich Killian (Guy Pearce)

O vilão de Homem de Ferro 3 (2013), primeiro filme do MCU após o fenômeno Os Vingadores (2012), era um nerd rancoroso por ter sido tapeado e ignorado pelo playboy Tony Stark na juventude. Muitos anos depois e o sapo surge na forma de um príncipe, galante e sedutor, capaz de atrair com seu charme os amores do passado e presente, Maya Hansen (Rebecca Hall) e Pepper Potts (Gwyneth Paltrow), respectivamente, do alterego do Homem de Ferro. Criador e criatura da tecnologia Extremis, o vilão não é apenas um empresário, é também um mutante cuspidor de fogo. Nos quadrinhos Killian é apenas um cientista que ajudou a desenvolver a tecnologia. Arrependido, ele tira a própria vida.

25. Mercúrio & Feiticeira Escarlate (Aaron Taylor-Johnson e Elizabeth Olsen)

Tudo bem que os gêmeos europeus se redimiram e se tornaram heróis membros dos Vingadores, ao menos a Feiticeira Escarlate. Mas assim como sua origem nos quadrinhos, inicialmente a dupla usou suas capacidades sobre-humanas para o mal. No filme, a desculpa era a visão deturpada que seu mentor Ultron os apresentou, que os fazia pensar estarem do lado certo do problema.

24. O Abominável (Tim Roth)

Lembrando que o auge dos quadrinhos era também a era da Guerra Fria, assim muitos vilões criados nesta época eram soviéticos. Emil Blonsky era mais um deles. Um Agente da KGB tentando recriar o efeito da radiação Gama, acabou sendo transformado na criatura monstruosa conhecida como Abominável. No filme O Incrível Hulk (2008), Blonsky é um militar ávido a encontrar e caçar Bruce Banner. Para isso, aceita participar de um experimento que vai aos poucos transformando seu corpo na criatura. O Abominável é tido como o principal inimigo do Hulk nos quadrinhos.

23. Destruidor (CGI)

Esse é bem simples, mas muito eficiente como vilão. Trata-se de uma armadura Asgardiana ativada através de magia. Ela foi criada por Odin, pai de Thor, e para funcionar precisa absorver a alma de um ser humano ou um Deus, fato omitido de sua primeira e única aparição no MCU, em Thor (2011). Fora isso, o retrato do “personagem” foi bem fiel, e se mostrou um grande antagonista, como uma arma de destruição em massa e o teste definitivo para o Deus do Trovão.

22. Rei Laufey (Colm Feore)

Líder dos Gigantes de Gelo, raça inimiga que por anos travou guerra contra Asgard, até a paz ser instaurada por Odin. Mantendo-se fiel aos quadrinhos, Laufey é na verdade o pai biológico de Loki, um dos maiores antagonistas do universo Marvel. Sua única aparição no cinema foi em Thor (2011).

21. Caveira Vermelha (Hugo Weaving)

Um dos vilões mais importantes da editora Marvel, o Caveira Vermelha é um nazista deformado, com a cabeça de um crânio rubro enrugado. Arqui-inimigo do Capitão América, o vilão não teve grandes chances no cinema, se tornando um antagonista genérico e rotineiro, longe do peso dos quadrinhos. Os fãs ainda clamam por uma nova tentativa e imploram pelo retorno do ditador. Sua aparição no MCU foi em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), e depois ele volta de surpresa em Guerra Infinita e Ultimato.

20. Ayesha (Elizabeth Debicki)

Nos quadrinhos, Ayesha foi uma espécie de Noiva do Frankenstein, criada como um super ser perfeito apenas para servir de companhia para Adam Warlock, uma criatura criada nos mesmos moldes, pelos mesmos cientistas, anteriormente. Em Guardiões da Galáxia 2, ela foi a líder dos Supremos, uma raça evoluída e dourada, que persegue os heróis. Sua cena pós-créditos é uma das mais legais do acervo Marvel.

19. Ultron (James Spader)

Nos quadrinhos, o ser sintético, dono de inteligência artificial, é um dos maiores vilões da Marvel. No cinema, o personagem poderia ter rendido questões mais interessantes sobre existencialismo. O resultado ficou abaixo do esperado, assim como o filme Vingadores: Era de Ultron, com o inimigo criado apenas com uma nota entre as piadinhas e a psicopatia.

18. Zemo (Daniel Brühl)

Um dos personagens que mais teve alterações de sua contraparte de papel. No cinema, o vilão busca justiça deturpada pela morte da família, após os eventos de Vingadores: Era de Ultron. São os pecados dos heróis se voltando contra eles. Nos quadrinhos, igualmente o personagem busca vingança pela morte do pai, mas ao ser derrotado e dado como morto, ressurge desfigurado, precisando usar o famoso gorro roxo cobrindo seu rosto. Quem sabe o mesmo não se repete no cinema.

17. Dormammu (Benedict Cumberbatch)

Não sei por que, mas a cena envolvendo o demônio em Doutor Estranho (2016) me lembrou demais o filme Spawn (1997). Dormammu é um dos seres místicos mais poderosos do universo Marvel. No MCU mostrou ser igualmente ameaçador, porém, a cena envolvendo a criatura e a forma como o protagonista o desarma, é digna de muitas risadas.

16. Justin Hammer (Sam Rockwell)

Rival de Tony Stark, o industrial Justin Hammer seguiu fiel em sua versão para o cinema, sendo apenas rejuvenescido nas formas de Sam Rockwell, já que sua contraparte nos quadrinhos era um homem idoso. Curiosamente, nas primeiras histórias envolvendo o vilão Chicote Negro, Hammer o apadrinhava contra o Homem de Ferro. Apesar da mudança de identidade do vilão, de Mark Scarlotti para Ivan Vanko, a ideia da história foi mantida.

15. Chicote Negro (Mickey Rourke)

O vilão mais ameaçador de um filme solo do Homem de Ferro, apareceu em sua continuação de 2010. Silencioso e letal, Ivan Vanko era também um gênio e um oponente à altura, atrás de vingança – quem pode esquecer a cena da corrida de carros em Mônaco. No entanto, o personagem foi modificado para o cinema. Nos quadrinhos, o alterego de Chicote Negro (Whiplash no original) é Mark Scarlotti, ex-funcionário das indústrias Stark. No filme, Vanko é russo. Nos quadrinhos, o vilão Dínamo Vermelho ou Dínamo Escarlate teve diversas encarnações, todas agentes russos. O primeiro foi justamente Anton Vanko, no filme, pai de Ivan Vanko.

14. O Colecionador (Benicio Del Toro)

Como o nome autoexplicativo diz, este ser cósmico tem como hobby colecionar artefatos intergalácticos, alguns muito poderosos como as joias do infinito, e também seres vivos, vide Howard – o pato. Ele é basicamente uma versão espacial de Trato Feito, e em sua “loja” você pode encontrar de tudo.

13. Monge de Ferro (Jeff Bridges)

Obadiah Stane era o parceiro de negócios de Howard Stark, pai de Tony Stark, e juntos construíram um império. Após a morte de Howard, Stane se tornou a figura paterna de Tony, em muitos sentidos. Na primeira grande reviravolta do MCU, Obadiah Stane revela-se um traidor e o antagonista do herói Homem de Ferro. Stane foi também o primeiro vilão do MCU. Uma coisa não pode ser dita em relação aos famosos inimigos, a Marvel sempre escala atores de grande cacife e aqui temos ninguém menos que Jeff Bridges.

12. Mandarim (Ben Kingsley)

O que era para ter sido o maior antagonista do Homem de Ferro, finalmente dando as caras no terceiro filme, se tornou uma das maiores troladas do MCU nos fãs. O Mandarim é para o Homem de Ferro o que o Coringa é para o Batman, ou o que Lex Luthor é para o Superman. Porém, hoje o personagem é visto como uma caricatura racista e preconceituosa de figuras asiáticas, o que levou a Marvel a modificá-lo totalmente (Jon Favreau deu declarações dizendo que não colocaria o personagem em seus filmes). O problema foi a forma como o maior antagonista de Tony Stark foi apresentado. Aparentemente, uma mudança de nacionalidade ocorreria, o que seria bem vindo, colocando o Mandarim como uma espécie de Osama Bin Laden da internet. Mas, como sabemos, tudo não passou de um truque de Killian, e o Mandarim nada mais era do que o ator britânico Trevor Slattery, um bufão. Por essa ninguém esperava.

11. Mordo (Chiwetel Ejiofor)

O Barão Mordo, o místico rival do Doutor Estranho (2016), teve suas origens respeitadas (em partes) na versão do MCU e como muitos grandes antagonistas, começou sua carreira aliado do herói. Agora é só esperar pela sequência para o grande embate entre Estranho e seu “Coringa” pessoal.

10. Hela (Cate Blanchett)

Hela, a Deusa da Morte, é uma das vilãs mais assustadoras das HQs… Nos cinemas, nem tanto.  Cate Blanchett dá o melhor de si mas está caricata como a vilã, parecendo uma cópia da Rita Repulsa. O grande problema talvez seja o roteiro de Thor: Ragnarok, que transforma um sério acontecimento em motivo de piada. Apesar da vilã não botar medo, é delicioso ver Blanchett se divertindo como a personagem….

9. Abutre (Michael Keaton)

Muitos reclamam da falta de qualidade dos vilões da Marvel no cinema, mas com o Abutre a coisa pode estar mudando. Um dos antagonistas mais carismáticos e, de certa forma, identificável, o Adrian Toomes do cinema é o oposto de sua contraparte dos quadrinhos. E acredite, melhor! Longe de ser um assaltante comum, seus atos são justificáveis, deixando-o numa tênue linha.

8. Nebulosa (Karen Gillan)

Uma das poucas mulheres da lista, Nebulosa é a filha preterida de Thanos, o que por si só rende um conflito digno de Shakespeare. Assim como nos mais renomados dramas clássicos, esta ciborgue azulada busca vingança, não apenas de seu progenitor negligente, como da preferida dele, a irmã Gamora. Seu arco, no entanto, começa a suavizá-la do primeiro Guardiões da Galáxia para o segundo.

7. Alexander Pierce (Robert Redford)

Nunca em um milhão de anos imaginaríamos que um ator do porte de Robert Redford embarcaria num filme do gênero. Com a contratação do ator, imaginamos que não exista ninguém que diga não para a Marvel. Quem falta, Al Pacino e Robert De Niro? Nos quadrinhos um dos melhores agentes da SHIELD, sua versão cinematográfica destaca-se não apenas por seu intérprete, e sim devido à reviravolta existente em seu arco dramático. Pierce revela-se um dos maiores e mais realísticos antagonistas em um filme do MCU.

6. Mystério (Jake Gyllenhaal)

Jake Gyllenhaal está sensacional como Quentin Beck/Mystério, um personagem cheio de camadas e motivações bastante interessantes, que tem uma ótima química com Homem-Aranha. É super interessante a ideia de trazer um herói, que na verdade é o grande vilão. A maneira como desenvolveram sua trama consegue surpreender até mesmo aqueles que o conhecem das HQs, e os roteiristas tiveram muito cuidado para amarrar sua história de maneira realista e convincente.

A sequência criada pelo Mystério para assustar o Homem-Aranha em Longe de Casa, mostrando até o Homem de Ferro morto e sendo comido por bichos, é uma das coisas mais assustadoras de todo o MCU. Brilhante e genial, o personagem é trazido dos quadrinhos para uma releitura ainda melhor que a original.

5. Soldado Invernal (Sebastian Stan)

O Soldado Invernal poderia dividir a colocação com Alexander Pierce, já que se trata de criador e criatura. Bucky Barnes, melhor amigo de Steve Rogers (o Capitão América), serviu com ele na Segunda Guerra Mundial, mas terminou perdendo sua vida. Bem, isso era o que todos pensavam. Os marqueteiros da Marvel decidiram trazer o personagem de volta, com lavagem cerebral e tudo, na pele do ameaçador Soldado Invernal, um vilão tão silencioso e letal quanto o Jason de Sexta-Feira 13. E com esse nome adivinha qual foi o filme que marcou sua estreia.

4. Ego (Kurt Russell)

O Planeta Vivo como é conhecido nos quadrinhos, ganhou a melhor das sacadas no cinema, para driblar a dificuldade que seria ter o herói contracenando com um planeta (risos). Assim, Peter Quill não apenas descobriu quem era seu pai, e que ele na verdade era um planeta, mas pode interagir com ele (ou uma versão criada dele e dentro dele). Nem os quadrinhos foram tão originais.

3. Erik Killmonger (Michael B. Jordan)

Michael B. Jordan é um dos grandes expoentes de sua geração. Pantera Negra, apesar de não ser seu primeiro filme da Marvel (ele foi o Tocha Humana no Quarteto Flopástico de 2015), é sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel. E que estreia… Ele é o maior destaque do filme.

Erik recebeu o apelido de “Killmonger” no exército. Após sumir em batalha, o soldado de elite ressurge como grande opositor ao governo de T’Challa. Aliado a Ulysses Klaue, ele quer derrubar a monarquia de seu rival e tomar o país para si. Não sabemos se há alguma motivação além da divergência de ideologias, mas nos quadrinhos, Erik costuma atribuir a morte de seus familiares ao Rei T’Chaka.

2. Loki (Tom Hiddleston)

Loki é puro carisma na pele de Tom Hiddleston e consegue inclusive roubar os holofotes de seu protagonista, Thor. O fato só prova que a performance de um bom ator pode mudar completamente o foco de um personagem (Robert Downey Jr., alguém?). Ninguém esperaria que o Deus da Trapaça fosse se tornar um superstar em sua versão cinematográfica. Respeitando as origens do personagem, Loki foi nos quadrinhos o primeiro antagonista dos Vingadores, e no cinema repetiu a dobradinha. Antes havia aparecido em Thor (2011), Thor: O Mundo Sombrio (2013) e Thor: Ragnarok (2017).

1. Thanos (Josh Brolin)

Thanos (Josh Brolin) é um vilão (ou seria anti-herói) trágico, sofrido, que realiza seus atos com pesar e em sua loucura (que muitos aqui na Terra compartilhariam) assume a conclusão de um bem maior. Protagonista de ‘Vingadores: Guerra Infinita, o vilão foi o primeiro a conseguir derrotar TODOS os Vingadores e trouxe consequências que deixaram os fãs pirando por um ano até descobrirem a conclusão do arco em Ultimato. De longe, o vilão mais humano e interessante do MCU. Essa talvez seja a melhor surpresa da construção do Thanos, a humanização de seu antagonista. A motivação, suas atitudes, seu sofrimento (sim, este é um malvadão melancólico) são mesclados a um desempenho certeiro do intérprete – é possível enxergar o Josh Brolin o tempo todo no personagem – e efeitos de cair o queixo de tão reais.

Thanos é o grande vilão da Marvel, sem qualquer dúvida.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS