sábado, abril 27, 2024

Os MELHORES Filmes de 2023 (Até o Momento)!

Quando passamos da metade do ano é hora de fazer um balanço sobre o que assistimos nestes primeiros seis meses. O de que melhor e também o que de pior nos foi oferecido, seja nos cinemas ou nos streamings em matéria de filmes. É claro que precisamos enfatizar também que a arte é subjetiva, ou seja, o que pode ser bom para mim, pode não ser para você – e vice-versa. Ou seja, as listas de melhores e piores refletem as opiniões de quem as faz, ou se forem montadas em conjunto (digamos em um veículo especializado) podem refletir opiniões em consenso. É justamente essa palavra que precisamos ter em mente: consenso. Ela é sempre levada em conta por aqui no CinePOP.

Ao invés de focar unicamente em nossa visão, na minha ou da equipe do site, a opção é mais ampla e democrática. O consenso existe e é o que move veículos como o Rotten Tomatoes e o IMDB, por exemplo. Ou seja, existe a opinião individual, e existe a opinião de um grupo (que pode ser bem grande, com centenas e as vezes milhares de pessoas). É daí que decidimos tirar nossa média, juntando as opiniões dos críticos especializados com a do grande público e dos fãs como eu e você. Desta forma não temos do que reclamar, ainda mais se seguirmos o ditado de que “a voz do povo é a voz de Deus’. PS. O que não significa que não podemos discordar veementemente. Continuaremos agora com a parte mais alta da lista – com os 10 melhores filmes de 2023 (até o momento), segundo os críticos, os fãs e o grande público. Confira.

Leia também: Os PIORES Filmes de 2023 (Até o Momento)!

10) Resgate 2

Aos poucos a Netflix vai estabelecendo suas próprias franquias dentro de sua plataforma. Esse é o caso com os filmes frenéticos de ação ‘Resgate’ – que ao que tudo indica não irá demorar para tirar do papel uma terceira parte para as aventuras do mercenário Tyler Rake, papel do loiro grandalhão Chris Hemsworth – o ‘Thor’ da Marvel. Quando o primeiro filme foi lançado em 2020, muitos o definiram como mais um filme de “tiro, porrada e bomba” genérico da plataforma. Porém, com essa sequência (muito elogiada pela parte técnica, incluindo uma longa cena sem cortes), a empresa anuncia que tem um ‘John Wick’ em potencial nas mãos. ‘Resgate 2’ tem nota 7.1 do público e 79% de aprovação dos críticos.

09) Creed III

Mesmo sem Sylvester Stallone nas telas para dar o respaldo como Rocky Balboa (o ator serve apenas como produtor aqui), o jovem Michael B. Jordan manda o recado de que ele e sua franquia derivada conseguem caminhar sozinhos com as próprias pernas. Mais do que isso, pois Jordan assume a direção de seu primeiro filme, e faz bonito. Quanto tempo será que a Marvel demora para convidar o agora cineasta a comandar uma de suas produções? ‘Creed’ é outra franquia que não deve perder tempo em sinalizar um quarto filme, levando em conta o resultado desse terceiro, que traz o protagonista enfrentando um amigo de infância, nas formas do perigoso Jonathan Majors. O filme tem nota 6.8 do público e 88% de aprovação dos críticos.

08) M3GAN

Os críticos simplesmente “comeram M3GAN com farinha”. Esse é um dos casos em que a crítica gostou muito mais de um filme do que o público. O sucesso da boneca robô que funciona à base de inteligência artificial (e faz dancinha do Tik Tok) foi o suficiente para a Blumhouse (a produtora do longa) oficializar correndo a produção de ‘M3GAN 2.0’ para 2025 – e eles são bobos? O elenco original retorna, assim como o diretor, para mais “travessuras” tecnológicas. O filme recebeu nota 6.4 do público, mas impressionantes 93% de aprovação dos críticos.

Não deixe de assistir:

07) Desaparecida

Buscando’ (2018) se tornou um sucesso surpresa com sua trama de suspense sobre o desaparecimento de uma filha e o desespero de seu pai para encontra-la. Mas a sacada desta história, de certa forma simples e nada original, foi a forma como foi contada, aí sim inovando em sua narrativa. ‘Desaparecida’ é uma espécie de continuação “espiritual” de ‘Buscando’, e novamente aposta na fórmula de contar sua história totalmente através de telas, seja do celular ou de computadores. Quem some desta vez é a mãe e cabe à filha descobrir seu paradeiro. Agradou quem conhecia e quem não conhecia o original. O filme marca nota 7.1 do público e 87% de aprovação dos críticos.

06) O Pacto

Guy Ritchie é um dos realizadores mais interessantes trabalhando no cinema atualmente. Mesmo quando seus filmes não atingem o esperado, ainda assim despertam a curiosidade dos fãs e o amor de grande parte do público. É muito difícil dizermos que um filme do diretor é um completo desastre. Eles até existem, mas são raros. Com ‘O Pacto’, o cineasta entrega um dos longas mais elogiados dessa primeira metade de 2023. A obra não foi sucesso de bilheteria, muito pelo contrário, mas vem sendo descoberta por cada vez mais espectadores e conquistando o posto de cult. Jake Gyllenhaal vive um soldado americano precisando retornar ao campo de batalha para salvar um intérprete afegão que salvou sua vida. O filme possui nota 7.5 do público e 84% de aprovação dos críticos.

05) Dungeons & Dragons – Honra Entre Rebeldes

É duro quando vemos um filme muito bom não atingir o esperado em termos financeiros, ao ponto de ser considerado um fracasso. O pior de tudo é que este descompasso pode vir a colocar um fim numa possível franquia muito legal. O novo ‘Dungeons & Dragons’ era uma aposta arriscadíssima pois estava com o nome manchado por uma primeira adaptação horrenda, de 2000. Assim, nem todos se aventuraram a dar uma segunda chance para a marca no cinema, mas os que fizeram adoraram o que viram. O boca a boca se espalhou, mas não se tornou o suficiente para fazer do longa um sucesso. Esperamos que ele seja redescoberto nos streamings por cada vez mais pessoas, sinalizando assim a merecida continuação. A palavra aqui é diversão. O filme tem nota 7.3 do púbico e 90% de aprovação dos críticos.

04) Guardiões da Galáxia – Vol. 3

Por falar em diversão máxima, poucas superproduções da atualidade cativam mais o grande público do que turma espacial da Marvel. Embora ainda seja hilário e para lá de empolgante, podemos dizer que o terceiro ‘Guardiões da Galáxia’ é também o mais emotivo da trilogia, e uma das tramas mais intimistas, transformando a despedida do diretor James Gunn deste universo que ajudou a construir, em algo triunfal. Aqui, ficamos sabendo como se deu a origem de Rocket, o guaxinim falante, e como ele de fato se transformou no que é. Impossível conter as lágrimas, se você tem um coração no peito, ao menos uma irá ser derramada. O filme tem nota 8.1 do público e 82% de aprovação dos críticos.

03) Air – A História por Trás do Logo

Chegamos ao top 3 dos melhores filmes da primeira metade de 2023. Quem aparece agora na lista é mais um filme que não atingiu o esperado nas bilheterias mundiais, se levarmos em conta o seu orçamento elevado. O fato categoriza ‘Air’ como um dos fracassos financeiros do ano. Mas quem assistiu não poderia recomendar mais. Tudo bem, podemos dizer que com os brasileiros o filme talvez não se conecte tanto quanto com os americanos – e ainda mais, quem não é tão chegado em esportes, pode ser que fique boiando mais ainda. Para todo o resto o filme acerta em cheio. Assim como o indicado ao Oscar ‘O Homem que Mudou o Jogo’, ‘Air’ não é tanto sobre o esporte em si, mas sim seus bastidores, suas maquinações e negociatas. Essa é a história de como visionários apostaram tudo em um jogador de basquete novato para salvar a Nike da falência. Calhou deste jogador ser Michael Jordan – que viria a se tornar o maior de todos os tempos. O filme tem nota 7.5 do público e 92% de aprovação dos críticos.

02) John Wick 4 – Baba Yaga

Subindo ao pódio com a medalha de prata temos o ressurgido Keanu Reeves. Um dos astros mais gente boa de Hollywood, Reeves merecia um novo sucesso para chamar de seu nossa nova fase de sua carreira. Depois ‘Velocidade Máxima’ e ‘Matrix’, chegou em 2014 ao repertório do ator, o assassino profissional da máfia russa John Wick. O sujeito decide se vingar pela morte de seu cachorrinho, dado pela falecida esposa, e depois disso o sangue nunca mais parou de espirrar. Já são quatro filmes. Mas essa não é uma franquia qualquer, porque a cada episódio tudo aumenta, os filmes ficam maiores e melhores, os elogios dos fãs e da crítica também aumentam, assim como a sua bilheteria igualmente. O ápice (até o momento) é esse quarto, que possui nota 7.9 do público e 94% de aprovação dos críticos.

01) Homem-Aranha – Através do Aranhaverso

Olha só que surpresa! Com o passar dos meses, ganhamos novos concorrentes ao posto de melhores filmes do ano. John Wick 4 foi lançado em março, e tinha o posto de filme mais elogiado de 2023 desde então. Nem mesmo o lançamento de longas como ‘Air’ em abril e ‘Guardiões da Galáxia Vol. 3’ em maio conseguiram tira-lo do lugar mais alto do pódio. Mas aí veio o mês de junho, e logo em seu primeiro final de semana, 2023 veria o surgimento de um novo queridinho. Sim, falamos do segundo ‘Aranhaverso’, a animação de um Homem-Aranha bem diferente, que adora brincar com outros universos e apresentar outros Homem-Aranha. Esse é sem dúvida um filme mirado aos fãs do personagem, uma verdadeira massagem na alma para quem adora o herói. Se ‘Aranhaverso’ não mantiver o primeiro lugar até o fim de 2023, temos certeza que estará ao menos no top 5. O filme tem nota 8.9 do público e 96% de aprovação dos críticos.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS