sexta-feira, abril 26, 2024

RANKING | Os PIORES Filmes de 2023… Até o Momento!

Quando passamos da metade do ano é hora de fazer um balanço sobre o que assistimos nestes primeiros seis meses. O de que melhor e também o que de pior nos foi oferecido, seja nos cinemas ou nos streamings em matéria de filmes. É claro que precisamos enfatizar também que a arte é subjetiva, ou seja, o que pode ser bom para mim, pode não ser para você – e vice-versa. Ou seja, as listas de melhores e piores refletem as opiniões de quem as faz, ou se forem montadas em conjunto (digamos em um veículo especializado) podem refletir opiniões em consenso. É justamente essa palavra que precisamos ter em mente: consenso. Ela é sempre levada em conta por aqui no CinePOP.

Ao invés de focar unicamente em nossa visão, na minha ou da equipe do site, a opção é mais ampla e democrática. O consenso existe e é o que move veículos como o Rotten Tomatoes e o IMDB, por exemplo. Ou seja, existe a opinião individual, e existe a opinião de um grupo (que pode ser bem grande, com centenas e as vezes milhares de pessoas). É daí que decidimos tirar nossa média, juntando as opiniões dos críticos especializados com a do grande público e dos fãs como eu e você. Desta forma não temos do que reclamar, ainda mais se seguirmos o ditado de que “a voz do povo é a voz de Deus’. PS. O que não significa que não podemos discordar veementemente. Começaremos com a parte de baixo da lista – com os 10 piores filmes de 2023 (até o momento), segundo os críticos, os fãs e o grande público. Confira.

10) Meu Pai é um Perigo

O grande Robert De Niro é um dos maiores atores de todos os tempos e seu brilho jamais será apagado, não importa quantos filmes medíocres ele faça nessa fase de sua carreira. E ele já fez muitos. Esse é o mais recente, escrito e protagonizado pelo humorista descendente de italianos Sebastian Maniscalco. Tenho certeza que em seus stand-up, o sujeito deve ser hilário, mas como já aconteceu com muita gente boa no passado, a graça não conseguiu transcender para as telas. De Niro vive o pai grosseirão e antiquado de um sujeito que vai se casar com uma ricaça. A nota do público nem é das piores, com 5.8, já a da crítica soma 36% de aprovação.

09) Hipnótico

A carreira do astro Ben Affleck possui mais altos e baixos do que uma gangorra. Quando achávamos que as coisas melhorariam para ele após se tornar diretor (e um de mão cheia, diga-se), após uma fase sombria no início dos anos 2000, ele se transformou em um Batman totalmente inexpressivo, que não disse muito ao que veio. E assim a carreira do ator seguiu, com vislumbres de brilho – como o recente ‘Air – A História por Trás do Logo’ – e o retorno a momentos mais “tempestuosos”. É neste segundo que se encontra ‘Hipnótico’, uma tentativa sem sucesso de Robert Rodriguez se passar por Christopher Nolan. O filme tem nota 5.5 com o público e 34% de aprovação dos críticos.

08) 65 – Ameaça Pré-Histórica

A verdade é que ninguém está livre dos fracassos – o raro é se manter sempre no topo, inatingível. É a forma como sacudimos a poeira e damos a volta por cima que conta verdadeiramente. Quem aparece agora na lista dos piores é o talentoso Adam Driver, indicado duas vezes ao Oscar. Seu alcance performático é inegável, mas seu primeiro veículo solo em um blockbuster falhou em impressionar os críticos e o público – apesar da ideia boa que mistura ficção científica (e armas laser futurísticas) com um mundo do passado, povoado por dinossauros. ‘65’ recebeu nota 5.4 do público, mas só 35% dos críticos aprovaram.

07) Na Sua Casa ou na Minha?

Não deixe de assistir:

O mais importante para um ator é se reinventar, pois nossa sociedade passa por ciclos culturais. Ou seja, o que é moda hoje pode não ser mais amanhã. Assim, os músculos de Schwarzenegger e Stallone deixaram de impressionar, e as caretas de Jim Carrey perderam a graça. Nesse pacote entra também Ashton Kutcher, que arrancava suspiros do público feminino em meados dos anos 2000, mas chega hoje basicamente sem fôlego. Quem decepciona também é a empoderada Reese Witherspoon, nome por trás de séries de qualidade como ‘Big Little Lies’, ‘Pequenos Incêndios por Toda Parte’ e ‘The Morning Show’, ao retornar às formulaicas comédias românticas – essa aqui da Netflix. O filme tem nota 5.7 do público e 31% de aprovação dos críticos.

06) Casamento em Família

Filmes sobre casamento e família são um verdadeiro filão para reunir um elenco de veteranos tentando sobrevida em suas carreiras. O resultado quase nunca é positivo, a não ser pelo prazer de ver ícones do cinema em tela juntos, parecendo se divertir mais do que nós ao assistir. E esse aqui, como dá para ver pelo título, reúne “casamento” e “família”. Na trama, um verdadeiro show de coincidências domina quando Richard Gere e Diane Keaton decidem conhecer os pais do noivo de sua filha Emma Roberts. No local descobrem que a amante de Gere, Susan Sarandon, é a mãe do noivo. Mas não apenas isso, pois Keaton está tendo um caso com William H. Macy, o pai do rapaz. O filme tem nota 4.9 do público e aprovação de 36% dos críticos.

05) Ghosted – Sem Resposta

Agora chegamos ao top 5 dos piores filmes da primeira metade de 2023 – segundo o grande público e os críticos. Quem abre nossa contagem regressiva agora é uma superprodução de US$40 milhões do streaming AppleTV+, filme este que era uma de suas principais apostas para o ano, protagonizado por um dos casais mais quentes de Hollywood, com roteiro e direção de figuras badaladas. Quem assina a história são os mesmos responsáveis pelas franquias de sucesso ‘Deadpool’ e ‘Zumbilândia’, e na direção, o mesmo cineasta de ‘Rocketman’, o filme de Elton John. Mas o chamariz mesmo é a presença da dupla Ana de Armas e Chris Evans – aqui vivendo um ‘True Lies’ inverso, com a mulher sendo uma agente secreta. O filme tem nota 5.8 do público, mas aprovação de apenas 26% dos críticos.

04) Homens Brancos Não Sabem Enterrar

Particularmente, não sou contra a ideia das refilmagens, já que existem muitas obras reimaginadas que conseguem sim superar os seus originais. Mas para aqueles que já torcem automaticamente o nariz com a simples menção da palavra remake, o novo ‘Homens Brancos Não Sabem Enterrar’ não ajuda em nada a causa, pelo contrário, apenas corrobora o argumento dos haters. Esse é o típico remake que deixa no ar a pergunta “por que?”. O original, protagonizado por Wesley Snipes e Woody Harrelson é um dos filmes de esporte mais divertidos de todos os tempos. Mas aqui, temos na direção de um sujeito autointitulado Calmatic, que surge em cena se tornando o Uwe Boll da atualidade, tendo comandado dois remakes pouquíssimo apreciados somente em 2023: este e ‘Uma Festa de Arromba’. O filme tem nota 5 do público e 27% de aprovação dos críticos.

03) Robots

É chato falar de filmes que ainda não chegaram ao Brasil, porque podemos desmotivar os espectadores a se aventurarem por conta própria e darem uma chance ao longa – e quem sabe gostar. Ainda não sabemos se esta comédia romântica / ficção científica estrelada por Shailene Woodley irá ganhar as telonas de cinema, com alguma distribuidora nacional o lançando, ou se terá como destino alguma plataforma de streaming. Seja como for, o maior mérito do filme é unir esses dois gêneros que parecem incompatíveis. A trama é criativa, soando como um ‘Black Mirror’ cômico, onde num futuro em que réplicas robóticas são uma realidade, um mulherengo e uma golpista usam seus robôs um no outro para se passarem por eles. O filme tem nota 5.4 do público e apenas 20% de aprovação dos críticos – levando em conta que pouquíssimos avaliadores de fato conferiram o longa.

02) Mafia Mamma – De Repente Criminosa

Simplesmente não dá para entender certos conceitos de filmes. Hoje, em 2023, numa época moderna e repleta de questões interessantes a serem abordadas em nossa sociedade, ainda ganhamos premissas tão requentadas, que parecem ter sido engavetadas por décadas, saindo do papel sem modificar uma vírgula. É justamente o caso com este ‘Mafia Mamma’, uma ideia que há 40 anos talvez fosse original. Veja essa história: uma dondoca se descobre herdeira de um império criminoso e irá assumi-lo, mesmo sendo totalmente inapta para a função. Esse tipo de farsa precisaria ser hilária, ou extremamente esperta e afiada para que fosse perdoada a premissa mais que datada. Mas não é o caso. O filme, que desperdiça os talentos de Toni Collette e Monica Bellucci, tem nota 5.3 do público e 21% de aprovação da crítica.

01) Os Cavaleiros do Zodíaco – O Começo

E subindo ao pódio com a medalha de ouro como o pior filme desta primeira metade de 2023 está a adaptação com atores reais de um querido desenho animado da década de 80 – que chegou ao Brasil no início dos anos 90. Podemos brincar que ‘Os Cavaleiros do Zodíaco – O Começo’ será também ‘O Final’, porque dificilmente o filme terá uma continuação. Seguindo de perto os moldes dos filmes em live-action de ‘Street Fighter’, ‘Dragon Ball’ e até ‘Super Mario Bros’ (1993), essa versão descaracteriza completamente tudo o que os fãs aprenderam a gostar, entregando um produto genérico, que poderia ser qualquer filme de ação e fantasia. Muitos sequer ouviram falar deste lançamento, o aproximando de uma produção B do cinema. O longa possui nota 4.4 do público e 23% de aprovação dos críticos.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS