segunda-feira, março 18, 2024

‘Os Vingadores’ 10 anos | Como o filme poderia ter sido com as ideias originais do roteiro?

Por incrível que pareça, há dez anos, os cinemas brasileiros eram tomados pelo maior fenômeno de 2012 e um dos filmes que redefiniu a década do entretenimento nas telonas. Isso mesmo, Os Vingadores completa dez anos e para isso, o CinePOP preparou uma série de matérias especiais para comemorar essa data tão significativa.

vingadores 9

Com pouco mais de 2h de duração, o filme reuniu os maiores heróis da Marvel até então e superou a marca de US$ 1,5 bilhão em bilheteria. Na trama, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro precisaram se unir para salvar a Terra da ameaça do terrível Loki, que vem para o planeta roubar o Tesseract e usá-lo para dominar o mundo. No entanto, se as coisas fossem seguir o planejamento inicial do diretor e roteirista, Joss Whedon, o filme poderia ter sido bem diferente. Pensando nisso, separamos dez mudanças que teriam alterado completamente Os Vingadores e o próprio MCU.

Mais de três horas

captainamericastanlee 1394x792 1

O primeiro corte do filme tinha mais de três horas de duração e um cameo a bem interessante do Stan Lee, que só apareceu por alguns segundos no finalzinho, quando ele dá uma entrevista questionando a existência de super-heróis em Nova York. Aproximadamente 20 minutos desse material cortado seria voltado a Steve Rogers (Chris Evans) tentando se adaptar ao mundo moderno e explorando um pouco mais de suas habilidades no desenho, já que ele se formou na faculdade de Belas Artes. Inclusive, uma dessas cenas traz a garçonete que ele salva no final do filme tentando flertar com ele. E é aí que entra o Stan Lee interpretando um idoso que fala para o Steve que ele deveria ter pego o telefone da menina. Esses momentos estão disponíveis no blu-ray do filme. Essas cenas acabaram não sendo usadas para desenvolver melhor a personalidade de Steve na sequência de sua própria franquia.

Mudança de líder

home

Por pressão de Robert Downey Jr., o Homem de Ferro quase foi o líder dos Vingadores nos cinemas. Durante as primeiras versões do roteiro, Robert encheu tanto a paciência do Joss para liderar o time que o diretor e roteirista escreveu cenas que davam esse destaque para o personagem, incluindo uma sequência de abertura voltada exclusivamente para o bilionário, mas nenhuma delas funcionou para a proposta de filme de grupo. No entanto, essa situação acabou entrando no filme como uma piada interna do Homem de Ferro não aceitar a liderança do Capitão América e ficar implicando com ele o tempo todo. O mais engraçado de tudo é que Chris Evans só aceitou seu papel no MCU por conta de uma ligação do próprio Robert, mostrando que eles são amigos e se respeitam demais.

Velhos inimigos

gaviao arqueiro os vingadores 2

Como fã de quadrinhos, Joss Whedon quase inseriu uma cena de luta entre o Homem de Ferro e o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), quando esse último estava sob controle do Loki. Isso porque, lá nas HQs dos anos 60, o Gavião Arqueiro fez sua estreia no Universo Marvel como vilão do Homem de Ferro, posteriormente se reabilitando e mudando de lado. Esse combate, porém, não foi descartado por completo, mas acabou só acontecendo nos cinemas em Capitão América: Guerra Civil (2016).

Não deixe de assistir:

Passado oculto

Black Widow and Hawkeye fight side by side in The Avengers

Falando no Gavião Arqueiro, Joss Whedon realmente gostava do personagem e criou toda uma história de origem para sua versão dos cinemas. Ela é bem similar a dos quadrinhos do universo regular da Marvel, mas acabou praticamente não sendo abordada nas telonas. Whedon queria mostrá-lo como um arqueiro de circo que entraria para os Vingadores depois de ser manipulado por vilões que ele acreditava serem seus amigos. Posteriormente, ele decidiu que era melhor já introduzi-lo como um vilão reabilitado que trabalhava para a SHIELD. Sua estreia deveria ter acontecido em Homem de Ferro 2, mas Kevin Feige e Jon Favreau acharam melhor trazer a Viúva Negra (Scarlett Johansson) nesses mesmos moldes, deixando a estreia do Gavião para Thor (2011) e adaptando a trama de “manipulado pelo vilão” para Os Vingadores mesmo.

Nada de coadjuvantes

Pepper Potts Tony Stark Avengers

Inicialmente, Joss Whedon não queria trazer os personagens coadjuvantes das franquias solo da Marvel para o filme, mas ele acabou mudando de ideia e inseriu o Dr. Selvig, Pepper Potts e a Dra. Jane Foster. Essa última, porém, acabou só aparecendo em uma foto porque a atriz Natalie Portman ficou grávida e não conseguiu gravar sua participação a tempo.

Cheiro verde

hulk

Nas primeiras versões do roteiro, o icônico confronto do Hulk contra o Loki (Tom Hiddleston) traria o Deus da Trapaça criando várias projeções dele mesmo, fazendo um círculo em volta do Golias Esmeralda. Assim, o verdão usaria seu olfato para reconhecer qual era a versão verdadeira e desceria a porrada nele. Só que isso acabou não entrando no corte final, mas mesmo assim o momento foi referenciado em uma cena, na qual Bruce Banner (Mark Ruffalo) diz que “dá para sentir a loucura vindo dele [Loki]”.

Tic-Tac

Ant Man and the Wasp

Já deu para perceber que o roteiro original era bem diferente, mas talvez nenhum mudança tenha alterado tanto o futuro do MCU quanto essa. Isso porque a primeira versão do roteiro trazia o Homem-Formiga e a Vespa, membros fundadores dos Vingadores nos quadrinhos, como parte do filme. Além disso, Whedon queria Zooey Deschanel para o papel de Vespa. Porém, Kevin Feige não queria que esses personagens aparecessem antes de terem seus filmes solo. Em conversa com o chefe, o próprio Joss Whedon reconheceu que o filme já estava muito inchado de personagens e que seria melhor cortá-los para não afetar o desenvolvimento da trama.

Herói de guerra

h1q9lj822qu21

Na batalha de Nova York, haveria uma cena na qual o Capitão América salvaria um idoso e seu netinho. O velhinho, vendo o Capitão, ficaria surpreso e perguntaria se era mesmo o Capitão América. Vendo as medalhas de veterano da Segunda Guerra, Steve apenas olharia para o senhor e prestaria continência, deixando o local para seguir combatendo a ameaça dos Chitauri. O menino perguntaria então se o avô conhecia aquele homem. O idoso então responderia orgulhoso: “todo mundo conhece ele”. Seria mais uma cena contextualizando o herói estrelado no século XXI. Infelizmente, ela acabou não entrando no filme.

Amigão da Vizinhança

oscorp

O produtor Avi Arad, desde que decidiu rebootar a franquia Homem-Aranha nos cinemas, tinha a intenção de introduzir o Cabeça de Teia no MCU. E isso quase aconteceu com os filmes do Andrew Garfield. A produção de Vingadores teve uma ideia de última hora para inserir a Torre da Oscorp, de O Espetacular Homem-Aranha ao fundo das cenas em Nova York. As negociações com a Sony, porém, demoraram tanto que acabou não dando tempo de entrar no corte final. Daria até para inserir o prédio depois com a computação gráfica, mas a Marvel achou melhor esperar para ver se resolvia a situação do Homem-Aranha de outro jeito.

Atrasado no rolé

311 3110058 iron man 2 war machine art

Uma das ausências sentidas pelos fãs foi o Máquina de Combate, também conhecido como Coronel James Rhodes (Don Cheadle), que havia lutado ao lado Tony Stark em Homem de Ferro 2. A ideia inicial para a cena pós-créditos era que ele aparecesse e descobrisse que chegou atrasado para a Batalha de Nova York. Só que essa piada custaria muito caro e não teria relevância para a história, então decidiram deixar pra lá. Um dia depois da estreia mundial, porém, uma nova versão do filme chegou aos cinemas com uma segunda pós-créditos: a famosa cena da Shawarma. Três anos depois, o Máquina de Combate se atrasou novamente, mas conseguiu participar da luta final de Vingadores: Era de Ultron (2015).

vingadores 2012 scaled

Os Vingadores está disponível no Disney+.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS