sábado, abril 27, 2024

Oscar 2024 – Nossas Previsões dos Indicados e o Vencedor para Melhor Ator!

O anúncio dos indicados ao Oscar 2024 será realizado amanhã, terça-feira, dia 23 de janeiro. Depois disso, os estúdios terão até o dia 10 de março para a campanha de cada indicado junto aos membros da Academia. Sim, tanto as indicações quanto os vencedores acontecem de uma forma muito similar a uma campanha eleitoral política. Em anos recentes, tivemos inclusive polêmicas cercando estas eleições, como a vitória de Melissa Leo em 2011 por ‘O Vencedor’ e a nomeação de Andrea Riseborough por ‘A Sorte Grande’ filme que ninguém viu ou ouvir falar.

Mas nada disso tira o brilho do maior prêmio da sétima arte. É a honraria máxima para qualquer profissional que trabalha com cinema, mesmo que muitos digam não ligar para isso. Balela. Por mais que exista sim muita politicagem, quem não gosta de ser reconhecido por seu trabalho com um prêmio? O Oscar tem valor e tem peso, em especial para os atores, que sobem níveis em seu contrato com indicações e mais ainda com a vitória.

Para aquecer os motores para as indicações, soltaremos uma série de matérias visando prever os atores nomeados, e mais ainda, os vencedores. Veremos se nossa bola de cristal está funcionando bem. Seguimos agora com a possível lista dos melhores atores. Confira abaixo.

Vencedor:

Cillian Murphy – Oppenheimer

O papel mais difícil de Cillian Murphy, de "Oppenheimer"

Essa é uma das categorias mais difíceis de decifrar no quesito de atuações. Acontece que diferente dos atores coadjuvantes, nas quais as vitórias de Robert Downey Jr. (masculina) e Da’Vine Joy Randolph (feminina) já estão basicamente definidas, a categoria de ator principal pode pender para dois lados. No entanto, nesse momento estamos mais inclinados para o papel da vida de Cillian Murphy, como o inventor da bomba atômica, Robert Oppenheimer.

É claro que falamos de ‘Oppenheimer’, nova obra-prima de Christopher Nolan, que se tornou um dos maiores sucessos de 2023. O britânico de 47 anos, Cillian Murphy, sempre foi um ator talentoso, mas ficou relegado a papeis coadjuvantes. Um de seus maiores destaques foi na série mafiosa ‘Peaky Blinders’. E caso saia vencedor de sua possível primeira indicação, verá um novo patamar em sua carreira ser atingido.

Paul Giamatti – Os Rejeitados

Mas existe uma pedra no caminho de Cillian Murphy. E essa pedra se chama Paul Giamatti. Ator de 56 anos, Giamatti tem uma indicação ao Oscar em seu currículo, porém, sofre do chamado “efeito Mandela” – isso porque todos podem jurar que sua indicação foi pelo filme ‘Sideways – Entre umas e Outras’. No entanto, os indicados por este filme foram Thomas Haden Church e Virginia Madsen. A indicação de Giamatti viria no ano seguinte por ‘A Luta pela Esperança’.

O que acontece é que Giamatti vem ganhando muitos prêmios por seu desempenho como o rabugento professor Paul Hunham de ‘Os Rejeitados’, mas voltados à categoria comédia. Cillian Murphy vem ganhando os prêmios voltados ao drama. No Oscar não existe distinção entre drama ou comédia. Assim, só um deles sairá vitorioso dessa.

Não deixe de assistir:

Garantido:

Bradley Cooper – Maestro

Maestro': duplo papel de Bradley Cooper só foi possível graças a Christian Bale

A vitória deverá ficar mesmo entre Cillian Murphy (o favorito) ou Paul Giamatti. Porém, isso não significa que outros atores não estejam garantidos para indicação na categoria. É o caso com o ator e diretor Bradley Cooper, que chega em terceiro nessa corrida pela glória. Assim como ocorreu em 2019 com ‘Nasce uma Estrela’, Cooper dirige mais um longa com forte pegada musical, desta vez o mundo da música clássica em ‘Maestro’.

O filme traz uma entrega impressionante de Bradley Cooper, atrás e na frente das câmeras – se transformando não apenas por sua atuação exuberante, mas também pelo uso de uma maquiagem milagrosa que o envelhece. Cooper, de 49 anos, é atualmente um dos grandes nomes de Hollywood, com nada menos que 9 indicações ao Oscar – destas, sendo 4 por atuação.

Vagas Restantes:

Leonardo DiCaprio – Assassinos da Lua das Flores

Robert De Niro Was 'Really Hitting' Leonardo DiCaprio in 'Killers of the Flower Moon'

As três primeiras vagas estão garantidas para Murphy, Giamatti e Cooper. A quarta será, muito provavelmente do menino de ouro de Hollywood, Leonardo DiCaprio. Por anos, chegou a virar brincadeira o fato de DiCaprio ser considerado um dos melhores atores de sua geração, com algumas indicações e nenhuma vitória. O fato fazia dele um dos maiores injustiçados pela Academia.

Mais eis que o Oscar se redimiu e o premiou finalmente em 2016 por ‘O Regresso’. DiCaprio já tinha 4 indicações antes desta. E depois da vitória, voltou a ser indicado por ‘Era uma vez em Hollywood’, de Quentin Tarantino. Agora, pode receber sua sétima nomeação no papel de Ernest Burkhart, um sujeito bronco, que comete atrocidades em ‘Assassinos da Lua das Flores’.

Barry Keoghan – Saltburn

Barry Keoghan On Stripping Clothes Off For 'Saltburn's Final Scene: “It Totally Felt Right” – Deadline

Barry Keoghan, jovem irlandês de 31 anos, é um verdadeiro fenômeno da natureza. Sua entrega é sempre absurda em suas atuações. Ele é um sujeito meio estranho e essa qualidade se reflete em suas performances, seja em obras viscerais como ‘O Sacrifício dos Cervo Sagrado’, filmes mais cômicos, vide ‘Os Banshees de Inisherin’(pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar) ou até mesmo em um filme de super-heróis, vide ‘Os Eternos’, da Marvel.

Keoghan chega com força e a visceralidade de sempre, com a fome de ocupar a quinta vaga no Oscar, na categoria de ator coadjuvante. Ele rouba a cena em ‘Saltburn’, nova produção questionadora de Emerald Fennell. Ele vive Oliver Quick, um rapaz de origem humilde, bolsista em uma das melhores universidades da Inglaterra. No local faz amizade com um rapaz rico, e termina convidado para uma temporada na mansão da família do sujeito. É a partir daí que as coisas sairão totalmente dos trilhos, mas não de uma forma que você ou qualquer um imagina.

Colman Domingo – Rustin

Rustin' First Look: Colman Domingo Is Bayard Rustin, the Man Who Turned MLK's Dream Into a Reality | Vanity Fair

Outro nome que vem sendo muito ventilado para ocupar uma vaga na categoria de ator principal no Oscar dentre os indicados é o de Colman Domingo, ator que certamente você já viu em muitos filmes, mas não lembra. Sempre coadjuvante, Domingo vem se destacando bastante nos últimos anos, e já apareceu em produções como ‘A Voz Suprema do Blues’, ‘A Lenda de Candyman’ e na série ‘Euphoria’.

Nessa temporada, Domingo está em dois filmes badalados. O mais famoso deles é o musical ‘A Cor Púrpura’. Mas o que pode garantir sua primeira indicação ao Oscar é o drama representativo ‘Rustin’, da Netflix. No filme ele vive Bayard Rustin, ativista pelos direitos dos negros na década de 60. Sendo um homem gay, sua história ficou escondida durante todos esses anos, mas agora finalmente é contada.

Jeffrey Wright – American Fiction

American Fiction director says white audiences are too comfortable with black clichés - BBC News

Outro ator muito conhecido, mas que muitos podem não saber onde o viram, ou lembrar seu nome, Jeffrey Wright está na estrada há muito tempo, e já viveu personagens verdadeiramente icônicos da cultura pop, como por exemplo, o Comissário Gordon, no novo ‘Batman’, ou Feliz Leiter da era Daniel Craig de 007.

Wright também não possui indicação ao Oscar, mas esse jogo poderá virar para ele no dia 23. Se for lembrado, será pelo drama cômico ‘American Fiction’, no qual interpreta um escritor erudito, obrigado a se tornar “popular” e escrever o que não quer para vender livros. E a coisa dá certo. O filme é uma grande crítica à “falta de cultura” que assola o mundo.

Azarão:

Andrew Scott – Todos Nós Desconhecidos

E quem disse que os azarões não podem acontecer. Pois bem, as vagas parecem estar bem determinadas na categoria de ator principal. Porém, tudo pode acontecer. ‘Todos Nós Desconhecidos’ vem chamando atenção e recebendo cada vez mais elogios. É o filme LGBTQIA+ desta temporada, e pode ganhar momento até a data da edição. Isso pode trazer luz à performance arrebatadora do não muito conhecido Andrew Scott.

O ator é mais um da lista que não possui indicação até este momento. Ele já participou de grandes produções como ‘1917’, ‘007 Contra Spectre’ e de séries como ‘Sherlock’, ‘Black Mirror’ e ‘His Dark Materials’. Em ‘Todos Nós Desconhecidos’, Scott interpreta Adam, sujeito que se apaixona por seu vizinho misterioso. Ao mesmo tempo em que o romance aflora, ele começa a ter visões de seus pais, falecidos, na mesma idade em que tinham quando morreram. O filme é uma bela e emocionante fantasia, que usa até mesmo elementos do adoradíssimo ‘De Volta para o Futuro’.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS