sábado, abril 27, 2024

Oscar 2024 – Nossas Previsões dos Indicados e o Vencedor para Melhor Ator Coadjuvante!

O anúncio dos indicados ao Oscar 2024 será realizado na próxima terça-feira, dia 23 de janeiro. Depois disso, os estúdios terão até o dia 10 de março para a campanha de cada indicado junto aos membros da Academia. Sim, tanto as indicações quanto os vencedores acontecem de uma forma muito similar a uma campanha eleitoral política. Em anos recentes, tivemos inclusive polêmicas cercando estas eleições, como a vitória de Melissa Leo em 2011 por ‘O Vencedor’ e a nomeação de Andrea Riseborough por ‘A Sorte Grande’ filme que ninguém viu ou ouvir falar.

Mas nada disso tira o brilho do maior prêmio da sétima arte. É a honraria máxima para qualquer profissional que trabalha com cinema, mesmo que muitos digam não ligar para isso. Balela. Por mais que exista sim muita politicagem, quem não gosta de ser reconhecido por seu trabalho com um prêmio? O Oscar tem valor e tem peso, em especial para os atores, que sobem níveis em seu contrato com indicações e mais ainda com a vitória.

Para aquecer os motores para as indicações, soltaremos uma série de matérias visando prever os atores nomeados, e mais ainda, os vencedores. Veremos se nossa bola de cristal está funcionando bem. Começaremos com a possível lista das atrizes coadjuvantes. Confira abaixo.

Vencedor:

Robert Downey Jr. – Oppenheimer

Robert Downey Jr. vive 'detox' de Marvel em 'Oppenheimer', mas leva óculos junto | Estilo | GQ

Se as estrelas estiverem alinhadas como estiveram até agora, Robert Downey Jr., nosso eterno ‘Homem de Ferro’, sairá da noite de 10 de março com sua primeira estatueta do Oscar debaixo do braço. Downey é um dos atores mais bem-sucedidos financeiramente no mundo, graças ao esquema que fez junto à Marvel. Agora, lhe falta o prestígio de um Oscar.

O ator de 58 anos não é estranho ao prêmio, no entanto, já tendo sido indicado duas vezes (por ‘Chaplin’ e ‘Trovão Tropical’). Downey é a maior certeza na categoria de ator coadjuvante por seu retrato certeiro de Lewis Strauss na superprodução ‘Oppenheimer’.

Garantidos:

Robert De Niro – Assassinos da Lua das Flores

O prêmio deve ficar mesmo com Robert Downey Jr., mas o intérprete de Tony Stark não é o único confirmadíssimo na categoria. Chegando junto e um pouco só atrás, está o veteraníssimo Robert De Niro, no auge de seus 80 anos. De Niro tem uma carreira de mais de 120 atuações, que data da década de 1960. Ao todo foram 8 indicações no Oscar para o ator, e 2 vitórias – por ‘O Poderoso Chefão 2’ e ‘Touro Indomável’. A nomeação mais recente foi como produtor de ‘O Irlandês’.

Esse ano, De Niro deverá concorrer por mais um filme de Martin Scorsese (foram quatro no total, metade de suas indicações), ‘Assassinos da Lua das Flores’. No longa (e põe longa nisso), De Niro vive um vilão de primeira, o poderoso e manipulador William Hale, um sujeito que realmente existiu e foi responsável pela morte de dezenas de indígenas.

Não deixe de assistir:

Ryan Gosling – Barbie

Ué? Ryan Gosling proíbe filhas de verem "Barbie" - entenda! | POPline

Eu diria que três atores são certos de figurarem entre os indicados ao Oscar na categoria coadjuvante: Robert Downey Jr., Robert De Niro e Ryan Gosling. Esse terceiro entrega uma atuação cômica brilhante, não sendo propriamente um comediante, ou um ator acostumado ao gênero, o que torna a tarefa ainda mais difícil e louvável. É claro que falamos do desempenho platinado de Gosling como o boneco Ken de carne e osso, na febre que foi ‘Barbie’. O próprio já disse em entrevistas que foi seu papel mais difícil, afinal como interpretar um boneco sem genitália?

O canadense Ryan Gosling, de 43 anos, soma em seu currículo duas indicações ao prêmio máximo do cinema, as duas como protagonista, por ‘Half Nelson – Encurralados’ e ‘La La Land’.

Vagas Restantes:

Willem Dafoe – Pobres Criaturas

As vagas que parecem certas de serem ocupadas na categoria de ator coadjuvante são as dos três atores citados acima. As duas restantes serão disputadas a tapa. Um forte concorrente é o veterano da indústria Willem Dafoe, de 68 anos, que interpreta o cientista Dr. Godwin Baxter, uma releitura do Dr. Frankenstein. Ele também é um cientista insano que gosta de brincar de Deus, e ir contra as leias da natureza, no filme ‘Pobres Criaturas’.

Willem Dafoe tem décadas de estrada, e 4 indicações ao Oscar – pelos filmes ‘Platoon’, ‘A Sombra do Vampiro’, ‘Projeto Flórida’ e ‘No Portal da Eternidade’; mas ainda não possui uma estatueta para chamar de sua.

Sterling K. Brown – American Fiction

Sterling K. Brown on 'American Fiction' Role, Avoiding Repetitive Roles

Mais conhecido como o Randall Pearson da série lacrimosa ‘This Is Us’, o ótimo Sterling K. Brown já esteve sem superproduções como ‘Pantera Negra’ e ‘O Predador’. O ator ainda não possui uma indicação ao Oscar, mas se tudo correr bem para ele, isso pode mudar muito em breve. Acontece que Brown vem chamando atenção por seu desempenho no filme ‘American Fiction’, um dos longas badalados nessa temporada de prêmios, que fala sobre um autor intelectual, precisando se tornar mais popular a fim de vender livros ao público moderno.

Mark Ruffalo – Pobres Criaturas

Vira e mexe dois atores do mesmo filme disputam o mesmo prêmio. E isso é o que pode ocorrer na próxima edição do Oscar com o filme ‘Pobres Criaturas’, que além de Willem Dafoe como o cientista louco, ainda pode ter Mark Ruffalo igualmente nomeado. ‘Pobres Criaturas’ é uma releitura de ‘A Noiva de Frankenstein’, realizado pelas mãos do grego Yorgos Lanthimos, ou seja, você já pode imaginar o resultado. Ruffalo vive um sujeito galanteador, que se enamora de uma jovem trazida de volta à vida dos mortos.

Mark Ruffalo, é claro, é o intérprete do Incrível Hulk na Marvel, e já fez 10 aparições como o personagem, entre filmes e séries, pontas não creditadas, e até mesmo dublando na série animada ‘What IF’. No Oscar, coleciona três indicações, todas como coadjuvante, em ‘Minhas Mães e Meu Pai’, ‘Foxcatcher’ e ‘Spotlight’.

Azarões:

Charles Melton – Segredos de um Escândalo

O drama ‘Segredos de um Escândalo’ era uma das grandes expectativas para o Oscar 2024. No entanto, seu resultado dividiu opiniões. Mas uma coisa na qual todos parecem concordar é sobre a qualidade das atuações. Também pudera, ter Natalie Portman e Julianne Moore em um filme juntas pela primeira vez não poderia ter outro resultado.

Além das duas musas, um nome que chamou atenção igualmente foi o do novato Charles Melton, no papel do jovem que desenvolve um relacionamento inapropriado com uma mulher muito mais velha, gerando um ato criminoso digno de punição. Anos mais tarde, eles formam uma família. Melton, mais conhecido por seu papel como Reggie na série juvenil ‘Riverdale’, vive um divisor de águas em sua carreira graças ao papel, e poderá sair com uma indicação ao Oscar.

Jacob Elordi – Saltburn

Por falar em jovens atores que começaram em produções bem levinhas e quase infantis, somente para depois provarem seu verdadeiro talento em obras mais sérias, agora na lista temos Jacob Elordi. Como eu não assisti a nenhum dos ‘A Barraca do Beijo’, meu primeiro contato com o ator já foi bem positivo, em ‘Euphoria’, série barra-pesada no qual ele vive o assustador Nate Jacobs.

Mas sem dúvida 2023 foi o ponto de virada na carreira do ator. Isso porque, primeiro viveu Elvis na biografia da mulher do cantor, ‘Priscilla’, de Sofia Coppola. Mas a atuação pela qual poderá ser lembrado no Oscar, muito provavelmente será a de ‘Saltburn’, no papel do boa-praça Felix Catton, um jovem rico e extremamente sedutor.

Paul Mescal – Todos Nós Desconhecidos

AwardsWatch - Interview: Paul Mescal on Explorations of the Past and Creating a Natural Chemistry with Andrew Scott for 'All of Us Strangers'

A prova de quem um Oscar pode mudar completamente a carreira de um ator, foi o que aconteceu com Paul Mescal. E não precisa nem mesmo ser o prêmio em si, uma indicação já basta. Foi o que transformou o jovem irlandês, então um ilustre desconhecido, em um dos astros mais quentes de Hollywood, e até mesmo em affair de Angelina Jolie (é o que dizem as fofocas).

Tudo o que bastou para o ator foi protagonizar o drama intimista da A24, ‘Aftersun’, e sair do projeto com uma indicação ao Oscar de melhor ator. Rapidamente o ator assinou contrato para viver o protagonista em ‘Gladiador 2’, que promete ser um dos grandes blockbusters de 2024. Mescal voltou esse ano no drama ‘Todos Nós Desconhecidos’, no qual interpreta o vizinho misterioso de Andrew Scott e com ele inicia um romance. Seu desempenho pode lhe render uma segunda indicação ao Oscar, desta vez como coadjuvante.

Dominic Sessa – Os Rejeitados

Finalizando a lista temos o jovem Dominic Sessa, de 21 anos. O rapaz é o coprotagonista de ‘Os Rejeitados’. Sessa vive Angus Tully, um dos adolescentes privilegiados financeiramente, estudando em um dos internatos mais importantes do país. Porém, ele está prestes a ser expulso e já foi reprovado duas vezes. Tudo isso é a revolta que sente por ter uma mãe que se importa mais com o novo marido e seu casamento, do que com o único filho.

Dominic Sessa não era ator profissional de cinema, e este foi seu primeiro filme. É dito que foi o colega Paul Giamatti quem insistiu para tê-lo no longa, já que o diretor Alexander Payne estava reticente em dar a vaga para o rapaz. Acontece que o motivo era justamente a falta de experiência no currículo, tendo antes apenas estrelado em peças de teatro. Mas deu muito certo, e Sessa marca um golaço em sua estreia nas telonas. Mesmo que não seja indicado ao Oscar, já se tornou uma das melhores estreias de anos recentes.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS